Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
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mjr
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por mjr » 09 set 2019, 22:24
MRider Escreveu: ↑09 set 2019, 07:26
E existem mais estudos que apoiem este "estudo"
Deve ser uma questão de pesquisar. Por exemplo:
https://www.mdpi.com/1996-1073/11/12/3295/htm
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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pemifer
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por pemifer » 15 set 2019, 00:30
Ainda não li o estudo todo mas parece confirmar algo que já tinha visto noutro estudo.
Carregar mais vezes, menos quantidade é o melhor.
Este é o outro estudo que tambem refere isso.
https://batteryuniversity.com/index.php ... _batteries
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pemifer
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por pemifer » 15 set 2019, 00:43
Desculpem a ignorância mas fiquei como um burro a olhar para um palácio com a história do 1C, 2C, etc.
Se houver por aí mais alguém que não saiba pode aprender aqui:
https://batteryuniversity.com/index.php ... the_c_rate
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migle
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por migle » 15 set 2019, 08:56
pemifer Escreveu: ↑15 set 2019, 00:30
Carregar mais vezes, menos quantidade é o melhor.
Este é o outro estudo que tambem refere isso.
Sim, mas aqui vai mais além. Carregar mais vezes, menos quantidade, e quanto mais baixo for o SoC melhor. Dentro dos limites usados habitualmente nos carros, isto é, até aos 2.8V, outros testes que falam em problemas nos SoCs baixos estão geralmente a falar de SoCs abaixo daquilo que se usa num carro.
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corrisi
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por corrisi » 19 dez 2019, 08:59
mjr Escreveu: ↑02 set 2019, 21:31
Tem aqui um estudo interessante sobre os efeitos do SOC e do DOD sobre a degradação de baterias:
https://res.mdpi.com/d_attachment/appls ... 825-v2.pdf
Principais conclusões:
- SOCs elevados têm maior degradação.
- SOCs baixos (sim, mesmo abaixo de 10%) têm a menor degradação
- DOD menores têm menor degradação
- Temperaturas baixas têm menor degradação
Este estudo considera 100% como 4,15V e 0% como 2,8V. Abaixo de 2,8V a degradação começa a aumentar, segundo indicam noutros estudos. Como exemplo, no Leaf 40 o contactor abre pelos 3.0V, bem acima dos 2.8V.
Espero que isto sirva para acabar com a ideia que SOCs muito baixos aumentam a degradação, o que não corresponde de todo à verdade.
Até compreendo o estudo e acredito que seja assim mesmo a melhor forma de prolongar a vida útil de uma bateria de lítio num VE. No entanto, depois transpor isso para a realidade diária de cada um é o mais complicado.
Depois também encontramos exemplos, quase extremos como o deste italiano que tem um leaf 2016 30kwh com 189k e SOH de 82% (11 barras). Usa e abusa de forma consecutiva das cargas rápidas(tem mais de 1000) em viagens de mais 500 kms atingindo a bateria a temperatura de 52C° e o carro está aí para as curvas.
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por BrunoAlves » 19 dez 2019, 09:55
E nós temos um com o mesmo tipo de utilização e pouco mais de kms com 4 barras perdidas.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber,
chamem-me!!!
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corrisi
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por corrisi » 19 dez 2019, 11:16
BrunoAlves Escreveu: ↑19 dez 2019, 09:55
E nós temos um com o mesmo tipo de utilização e pouco mais de kms com 4 barras perdidas.
Pois acredito Bruno. Mais um para corroborar que as cargas rápidas por si só não são assim tão "demoníacas" para os nossos elétricos. Embora cada caso é um caso, é há outros factores a considerar como a temperatura ambiente, % da carga rápida, etc. No caso do italiano, no último percurso realizado fez uma 4 ou 5 na viagem todas a 80%, foi quando retirou a foto e a bateria estava nos 52C° e a ambiente nos 14.
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por BrunoAlves » 19 dez 2019, 11:40
Sim, eu quis dizer exactamente isso, as baterias têm comportamentos tão díspares em condições "semelhantes" que há sempre alguma margem para discutir as conclusões desses estudos
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber,
chamem-me!!!
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mafgod
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por mafgod » 19 dez 2019, 11:43
Penso que li algures neste forum, alguém ter dito em tempos que, as baterias eram como um ser vivo.
Ou seja, devemos cuidá-la como se de um ser vivo se tratasse.
E de fato, cada vez se assemelha mais a um ser vivo:
- cada bateria tem a sua personalidade e temperamento
- cada bateria envelhece de maneira diferente mantendo os mesmos cuidados
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corrisi
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por corrisi » 19 dez 2019, 13:29
mafgod Escreveu: ↑19 dez 2019, 11:43
Penso que li algures neste forum, alguém ter dito em tempos que, as baterias eram como um ser vivo.
Ou seja, devemos cuidá-la como se de um ser vivo se tratasse.
E de fato, cada vez se assemelha mais a um ser vivo:
- cada bateria tem a sua personalidade e temperamento
- cada bateria envelhece de maneira diferente mantendo os mesmos cuidados
Bem verdade caro amigo.
A bateria não estava com 52 mas sim com 55c°. Vejam a sequência das cargas rápidas.
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