Boa noite a todos.
Esta é a minha primeira vez aqui, tudo porque estou a pensar adqiurir um VE usado, mas estou muito indeciso.
Na verdade sobre as vantagens já sei bastante, mas preocupa-me a questão das baterias, pois se adquiro um VE com aluguer de baterias, sei que acabo por "casar" com o locador das baterias pra sempre, acabamos por ter uma prestação todos os meses, se compro sem aluguer de baterias, corro o risco de um dia avariar e de ter que encostar o carro num barracão, pois uma bateria nova custa mais que o custo do VE usado, o que não se compreende.
Mais a mais, pelo que tenho visto, a maioria dos VE usados já andam na casa dos 5 a 7 anos, pelo que a garantia das baterias já estão no seu limite (8 anos).
Moral da história: o que me aconselham a fazer?
- Forçosamente adquirir com aluguer de baterias?!
Obrigado desde já e obrigado aos Moderadores deste Fórum por me receberem por aqui.
Luis Monteiro

O que Adquirir
- rnlcarlov
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Re: O que Adquirir
Nos dias que correm já é difícil encontrar carros com aluguer de bateria. Isso está praticamente resumido à Renault, logo se está a pensar adquirir um com aluguer de baterias, fica logo muito limitado na variedade de carros disponíveis.
Se está preocupado com a bateria pifar, recomendo a leitura das várias experiências aqui relatadas e vai ver que ninguém anda a encostar carros num barracão. O que se observa na vida das baterias é que elas não fazem "puff" e o carro pára. Vão é perdendo gradualmente capacidade, particularmente nas de 1ª geração. Nos modelos mais recentes nota-se uma ligeira perda com o tempo, sim, mas em muito menor grau do que nos pioneiros.
Se por um lado algumas marcas têm preços completamente disparatados para trocar baterias (*cough* citroen *cough*), a verdade é que cada vez mais vão aparecendo pessoas fora das marcas que conseguem trocar baterias por preços justos.
Se está preocupado com a bateria pifar, recomendo a leitura das várias experiências aqui relatadas e vai ver que ninguém anda a encostar carros num barracão. O que se observa na vida das baterias é que elas não fazem "puff" e o carro pára. Vão é perdendo gradualmente capacidade, particularmente nas de 1ª geração. Nos modelos mais recentes nota-se uma ligeira perda com o tempo, sim, mas em muito menor grau do que nos pioneiros.
Se por um lado algumas marcas têm preços completamente disparatados para trocar baterias (*cough* citroen *cough*), a verdade é que cada vez mais vão aparecendo pessoas fora das marcas que conseguem trocar baterias por preços justos.
Re: O que Adquirir
Bem-vindo e parabéns pela opção da ME.
Quanto às dúvidas apresentadas, vou tentar ajudar, tudo depende do orçamento disponível e das suas necessidades diárias de mobilidade:
1. Não compre com aluguer de bateria, o contrato está redigido para ter muitas obrigações e poucos direitos, alguns casos já foram relatos neste fórum. Por exemplo, se o carro avariar ou sofrer um acidente que o obrigue a estar parado alguns meses tem de continuar a pagar a mensalidade. Outra questão não esclarecida é se suspeitar que a bateria tem um soc inferior a 70% e pedir um teste, se o resultado for superior terá de pagar o teste, mas não sabe ao certo o que representa os tais 70% se é da capacidade total da bateria ou se é 70% da capacidade útil da bateria, dado que o carro trás uns kWh "escondidos".
2. O ideal é comprar um de 2017 ou superior, mas atenção aos km porque umas marcas dão 8 anos ou 100kkm e outras 8 anos ou 160kkm ou superior. Bem mas tudo depende da previsão de km a percorrer, para que a garantia só acabe nos 8 anos e não nos km. Supostamente com 5 anos ainda de garantia da bateria e com a evolução tecnológica do seu fabrico é expectável que em 2025 o preço do pack tenha uma redução significativa que permitirá a sua substituição por uma de capacidade equivalente ou até superior.
3. Por outro lado, dada a pressão regulatória deste sector, os fabricantes estão a desenvolver esforços para que a autonomia dos bev seja em 2025 superior a 1.000km, associado a uma rede de hipercarregadores. Quando isto se verificar, nós deixamos de ter preocupações de mobilidade.
Quanto às dúvidas apresentadas, vou tentar ajudar, tudo depende do orçamento disponível e das suas necessidades diárias de mobilidade:
1. Não compre com aluguer de bateria, o contrato está redigido para ter muitas obrigações e poucos direitos, alguns casos já foram relatos neste fórum. Por exemplo, se o carro avariar ou sofrer um acidente que o obrigue a estar parado alguns meses tem de continuar a pagar a mensalidade. Outra questão não esclarecida é se suspeitar que a bateria tem um soc inferior a 70% e pedir um teste, se o resultado for superior terá de pagar o teste, mas não sabe ao certo o que representa os tais 70% se é da capacidade total da bateria ou se é 70% da capacidade útil da bateria, dado que o carro trás uns kWh "escondidos".
2. O ideal é comprar um de 2017 ou superior, mas atenção aos km porque umas marcas dão 8 anos ou 100kkm e outras 8 anos ou 160kkm ou superior. Bem mas tudo depende da previsão de km a percorrer, para que a garantia só acabe nos 8 anos e não nos km. Supostamente com 5 anos ainda de garantia da bateria e com a evolução tecnológica do seu fabrico é expectável que em 2025 o preço do pack tenha uma redução significativa que permitirá a sua substituição por uma de capacidade equivalente ou até superior.
3. Por outro lado, dada a pressão regulatória deste sector, os fabricantes estão a desenvolver esforços para que a autonomia dos bev seja em 2025 superior a 1.000km, associado a uma rede de hipercarregadores. Quando isto se verificar, nós deixamos de ter preocupações de mobilidade.
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Re: O que Adquirir
Só desde 2016 é que algumas marcas têm garantia de 6 anos, tudo o que for anterior só tem 5 anos.545mne Escreveu: ↑18 abr 2020, 23:44Boa noite a todos.
Esta é a minha primeira vez aqui, tudo porque estou a pensar adqiurir um VE usado, mas estou muito indeciso.
Na verdade sobre as vantagens já sei bastante, mas preocupa-me a questão das baterias, pois se adquiro um VE com aluguer de baterias, sei que acabo por "casar" com o locador das baterias pra sempre, acabamos por ter uma prestação todos os meses, se compro sem aluguer de baterias, corro o risco de um dia avariar e de ter que encostar o carro num barracão, pois uma bateria nova custa mais que o custo do VE usado, o que não se compreende.
Mais a mais, pelo que tenho visto, a maioria dos VE usados já andam na casa dos 5 a 7 anos, pelo que a garantia das baterias já estão no seu limite (8 anos).
Moral da história: o que me aconselham a fazer?
- Forçosamente adquirir com aluguer de baterias?!
Obrigado desde já e obrigado aos Moderadores deste Fórum por me receberem por aqui.
Luis Monteiro
Portanto só carros de 2016 para cá estarão ainda em garantia.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
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Re: O que Adquirir
Queres dizer 8 em vez de 6 anos, certo?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms
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Re: O que Adquirir
Sim no caso da nissan
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- rimsilva
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Re: O que Adquirir
Antes demais parabéns pela decisão.
Quanto à escolha do VE vou pelo concelho da maioria, sem aluguer da bateria e também acho preferivel gastar um pouco mais e comprar um VE mais recente, que lhe vai proporcionar mais km de autonomia, maior qualidade e maior garantia da bateria.
Assim, essa remota possibilidade da troca de bateria (que se tranformou num mito) e que toda a gente assume como ser uma necessidade, passa a não existir.
Hoje, em dia há VE's a entrar na oficina pela primeira vez ao fim de 2 anos com quase 130km, sendo também expectável que ao fim de 700.000km ainda atinja 70% da autonomia inicial, não me parece que seja assim tão certo assumir que se tera de trocar a bateria, que como por milagre, ao fim de x tempo vai deixar de funcionar!
Outro aspecto fundamental, será o mercado "paralelo" de baterias, onde não porque as antigas deixam de funcionar, mas porque se decide acrescentar um km extras de autonomia em vez de vender o VE.
Ainda recentemente tive conhecimento de uma troca de bateria por volta dos 5.000€ de umVE que tinha 100km e passou a ter mais de 200km. Se essa troca foi feita ao fim de 100.000km, estes 5.000€ estão recuperados, sõ em combustivel.
Quanto à escolha do VE vou pelo concelho da maioria, sem aluguer da bateria e também acho preferivel gastar um pouco mais e comprar um VE mais recente, que lhe vai proporcionar mais km de autonomia, maior qualidade e maior garantia da bateria.
Assim, essa remota possibilidade da troca de bateria (que se tranformou num mito) e que toda a gente assume como ser uma necessidade, passa a não existir.
Hoje, em dia há VE's a entrar na oficina pela primeira vez ao fim de 2 anos com quase 130km, sendo também expectável que ao fim de 700.000km ainda atinja 70% da autonomia inicial, não me parece que seja assim tão certo assumir que se tera de trocar a bateria, que como por milagre, ao fim de x tempo vai deixar de funcionar!
Outro aspecto fundamental, será o mercado "paralelo" de baterias, onde não porque as antigas deixam de funcionar, mas porque se decide acrescentar um km extras de autonomia em vez de vender o VE.
Ainda recentemente tive conhecimento de uma troca de bateria por volta dos 5.000€ de umVE que tinha 100km e passou a ter mais de 200km. Se essa troca foi feita ao fim de 100.000km, estes 5.000€ estão recuperados, sõ em combustivel.