
Olá - Compra de veículo elétrico
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Olá - Compra de veículo elétrico
Questões de segurança nunca são demais. Que o ZoE é muito rigoroso com a qualidade da energia é um facto, poderá ser exagerado?... depende do ponto de vista.
Ainda à tempos deparei-me com uma situação idêntica à descrita pelo hmendes. Num cliente com vários VE e PHEV, têm um ZoE que se recusou a carregar lá já à algum tempo. Como o ZoE tem a fama que tem deixaram andar e chamaram nomes ao carro pois os outros todos continuavam a carregavam na boa.
Uns dias depois foi o Tesla a recusar-se a carregar, e apesar do Leaf e dos PHEV continuarem a carregar, como o Tesla é o do patrão a coisa já escalou de forma diferente.
Foi analisado o motivo e tinham um problema no PT que se estava a agravar exponencialmente.
Ainda à tempos deparei-me com uma situação idêntica à descrita pelo hmendes. Num cliente com vários VE e PHEV, têm um ZoE que se recusou a carregar lá já à algum tempo. Como o ZoE tem a fama que tem deixaram andar e chamaram nomes ao carro pois os outros todos continuavam a carregavam na boa.
Uns dias depois foi o Tesla a recusar-se a carregar, e apesar do Leaf e dos PHEV continuarem a carregar, como o Tesla é o do patrão a coisa já escalou de forma diferente.
Foi analisado o motivo e tinham um problema no PT que se estava a agravar exponencialmente.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Olá - Compra de veículo elétrico
Não faz sentido a conversa do mais ou menos seguro. Não vou repetir a explicação do VETL, todos os VE são seguros a carregar, o Zoe foi desenhado de forma diferente e obriga a exigêncas maiores, pode ser um ponto negativo se for um carro para fazer road trips pela europa. Mas também conheço um TVDE que tem um Zoe, anda por todo lado, carrega em varios locais fora de casa e não tem problemas.
já agora se nao for abusar muito consegues detalhar mais do problema do tesla não conseguir carregar?
já agora se nao for abusar muito consegues detalhar mais do problema do tesla não conseguir carregar?
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Olá - Compra de veículo elétrico
O problema do Tesla não carregar era o mesmo do ZoE, valor terra fora das normas.
Corrigiram o problema eléctrico e os 2 carros esquisitos passaram a carregar
Coincidência ou talvez não, tanto o ZoE como este Tesla S são carros que puxam 22kW ac
Corrigiram o problema eléctrico e os 2 carros esquisitos passaram a carregar
Coincidência ou talvez não, tanto o ZoE como este Tesla S são carros que puxam 22kW ac
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Olá - Compra de veículo elétrico
Obrigado FullElectric.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: Olá - Compra de veículo elétrico
Um i3 de 60Ah de 2015/2016 faz bem 120km (se for bem analisado na compra e conseguir comprar um com pouca degradação ainda faz 150/140km), tem um desempenho a carregar exemplar e refrigeração de baterias.LilianaB Escreveu: ↑31 jul 2020, 23:16Se fosse por vontade iria certamente para o I3. Não por ser um BMW mas porque gosto muito do aspecto e do interior do carro. Infelizmente acho que para chegar ao valor de um I3 interessante teria que esticar um pouco o orçamento que queria usar.
Vou tentar durante as próximas duas semanas procurar o máximo que puder. Depois tenho mesmo de fechar negócio para algum pois preciso para o início de Setembro.
Por último uma pergunta sobre o VW e-up. Qual o comportamento da bateria? Obrigada por toda esta ajuda.
Um i3 de 94Ah de 2016 dá um conforto muito maior em autonomia (superior a 200km em cidade e nacionais), mas já será um pouco mais caro.
Claro que se for a um concessionário não vai encontrar pelos preços que referi, mesmo importados é dificil, mas se tiver hipotese de um familiar ou amigo conseguir ajudar a comprar lá fora pode conseguir um exelente negócio (mesmo para i3 de 94Ah).
PS: por curiosidade fiz uma pesquina no OLX, e encontrei este i3 que me parece excelente:
https://www.standvirtual.com/anuncio/bm ... llery-open
Usado nacional com menos de 45.000km, se conseguir que lhe forneçam a capacidade da bateria e se tiver carga rápida (CCS), pode ser uma excelente opção.
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Olá - Compra de veículo elétrico
Aproveito para acresentar que um Tesla com tensao no neutro também não carrega, se calhar também é esquisito.FullElectric Escreveu: ↑01 ago 2020, 23:54O problema do Tesla não carregar era o mesmo do ZoE, valor terra fora das normas.
Corrigiram o problema eléctrico e os 2 carros esquisitos passaram a carregar
Coincidência ou talvez não, tanto o ZoE como este Tesla S são carros que puxam 22kW ac
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Olá - Compra de veículo elétrico
Concordo.VETL Escreveu: ↑01 ago 2020, 18:04Os Zoe's não têm carregador isolado galvânicamente.
Eles carregam com o motor.
É essa "feature" que faz com que não sejam eficientes e que os obriga a medir tudo e a ser simplesmente uma "certiel" com rodas, fazendo com que carreguem apenas em circunstâncias especiais com tudo limpinho.
Não é bom nem é mau. É o que é. E sem isolamento galvânico, tinha que ser assim.
Os Leafs não testam a resistência de terra, os i3 60Ah também não, os outros não posso afirmar. Se quiserem posso emular um teste e filmar para verificarem.VETL Escreveu: ↑01 ago 2020, 18:04Todos os outros carros têm um carregador a bordo com isolamento galvânico e por isso não representam perigo para o utilizador. Se assim não fosse, nunca poderiam ser certificados nem aceites para colocação no mercado. Se carregam sem verificar terra (por acaso acho que a maioria faz essa verificação) ou se carregam em condições de rede deficientes ou fora dos parâmetros, é porque podem carregar, ou tais sistemas não seriam autorizados.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Olá - Compra de veículo elétrico
Os Leaf's não testam nada (que eu saiba). Os testes que existem são feitos pelo EVSE.
Haviam alguns dos primeiros EVSE's fornecidos de origem (ainda de 16A - eu tenho um), onde "marchava tudo".
Mas foi só mesmo no início e já há muito tempo que não é assim.
Além de terem deixado de existir de origem os EVSE de 16A, os de 10A que eles passaram a trazer, testam o terra. Já aqui coloquei algures vídeo demonstrativo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 664
- Registado: 19 mar 2017, 21:03
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 80,97 Ah
- Localização: Porto
Re: Olá - Compra de veículo elétrico
Exato... foi o que disse, no entanto quase todos os VEs testam, terra, diferença entre fases (Zoe e Tesla) entre outros.VETL Escreveu: ↑03 ago 2020, 16:47Os Leaf's não testam nada (que eu saiba). Os testes que existem são feitos pelo EVSE.
Haviam alguns dos primeiros EVSE's fornecidos de origem (ainda de 16A - eu tenho um), onde "marchava tudo".
Mas foi só mesmo no início e já há muito tempo que não é assim.
Além de terem deixado de existir de origem os EVSE de 16A, os de 10A que eles passaram a trazer, testam o terra. Já aqui coloquei algures vídeo demonstrativo.
Re: Olá - Compra de veículo elétrico
Boas Liliana,
Ando com o ZOE 40 desde 2017 e só por duas vezes não consegui carregar por deficiência de terra. Segundo a sua descrição da necessidade, vai carregar por rotina semanal quase a sua totalidade na garagem. Peça a um eletricista para medir a resistência de terra que deve ser igual ou inferior a 20 Ohms. Há relatos que mesmo com uma resistência de terra de 50 Ohms não oferece problemas a carregar o ZOE, mas nada como fazer um teste.
A minha opinião entre um Leaf 30kWh e uma ZOE 40kWh, optaria pelo ZOE. A autonomia depende da forma como se conduz, faço diariamente cerca de 80 km com 50% AE e 50% EN e localidades e tenho um consumo médio de 14,6kWh/100.
Escolha a opção de baterias próprias, se tiver tempo leia o contrato de aluguer de baterias da RCI e depressa chega à conclusão que o ZOE não é seu e a RCI com a sua caridade cristã permiti-lhe andar no ZOE.
Espero ter ajudado no seu processo de tomada de decisão.
Ando com o ZOE 40 desde 2017 e só por duas vezes não consegui carregar por deficiência de terra. Segundo a sua descrição da necessidade, vai carregar por rotina semanal quase a sua totalidade na garagem. Peça a um eletricista para medir a resistência de terra que deve ser igual ou inferior a 20 Ohms. Há relatos que mesmo com uma resistência de terra de 50 Ohms não oferece problemas a carregar o ZOE, mas nada como fazer um teste.
A minha opinião entre um Leaf 30kWh e uma ZOE 40kWh, optaria pelo ZOE. A autonomia depende da forma como se conduz, faço diariamente cerca de 80 km com 50% AE e 50% EN e localidades e tenho um consumo médio de 14,6kWh/100.
Escolha a opção de baterias próprias, se tiver tempo leia o contrato de aluguer de baterias da RCI e depressa chega à conclusão que o ZOE não é seu e a RCI com a sua caridade cristã permiti-lhe andar no ZOE.
Espero ter ajudado no seu processo de tomada de decisão.