Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3478
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer

Mensagem por RJSC » 16 set 2020, 13:19


Devido à falta de arrefecimento ativo começam a aparecer packs com céulas fisicamente danificadas mesmo com o rapidgate oficial.
Os 2 casos apresentados são de Taxis na Finlândia.
Também tenho apanhado relatos de céulas danificadas na Nova Zelândia.
A solução para mitigar isto apresentada no vídeo é reduzir ainda mais a potência de carregamento desde o início, o que é uma maravilha nos nossos PCR cobrados ao minuto. :roll:

É triste ver postos de carregamento com sistema de arrefecimento para o cabo apenas para ser mais fino (não havia qualquer necessidade) e VE's sem arrefecimento a continuar a ser vendidos neste momento.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer

Mensagem por BrunoAlves » 16 set 2020, 14:10

Wow isso é mesmo grave. Como é que não acontecia nos packs originais, alguma ideia? O 30kWh por exemplo, carrega que se desunha :?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3478
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer

Mensagem por RJSC » 16 set 2020, 14:21

O segundo exemplo onde as chapas se dobraram menos é um de 30kWh.
Numa viagem em Janeiro apanhei um 30kWh Uber num PCR com as barras de temperatura no vermelho.
Imagino no Verão.

Nos packs de 24kWh não acontece porque a velocidade de carregamento assim que pack envelhece um pouco é severamente limitada.
O meu MK1 24kWh com 70% já não passa de 22kW num PCR.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer

Mensagem por Fil » 16 set 2020, 14:28

Isso não acontece em todos os 24kWh, o meu tem 8 barras e continua a chegar aos 50kW.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3250
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer

Mensagem por Nonnus » 16 set 2020, 15:07

Ontem ao fazer um carregamento rápido no meu Leaf de 30 vi uma coisa que estranhei. Aos 80% de SOC o PCR do Lidl de Grândola só debitava 20kW com uma temperatura de 32º do pack (temperatura normal). Normalmente nestas condições carrega a 48kW. Acabei o carregamento aos 94% com 11kW porque como é ao minuto já me estava a sair caro. Nunca tinha visto isto acontecer. Já cheguei a carregar acima dos 90% com temperatura do pack perto dos 40º e a carregar a acima dos 40kW.

Não sei, mas o meu Leaf já esta com uma degradação de 30% (69.71% de SOH) perdeu num ano 14%. O meu Leaf em nenhuma ocasião até hoje entrou no vermelho. Quando vejo que atinge a 10 barra de temperatura paro o carregamento porque como ele não limita a velocidade de carregamento a temperatura é sempre a subir.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

FiwiPITO
Proprietário Leaf
Mensagens: 566
Registado: 20 abr 2018, 11:43
Data de fabrico: 01 jun 2015
Capacidade bateria: 24Kw

Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer

Mensagem por FiwiPITO » 16 set 2020, 16:44

Vi este video, lembrei-me logo daquele User que criou aquela confusão no Facebook com uma Bateria com 200.000kms e tinha pifado, o mais provavel será por este problema, é muito triste verificar que o Leaf não melhorou mesmo com o rapidgate...Muita carga rápida é um pessimo sinal se olharmos para este video, é sinal que mais dia menos dia poderá ter este problema e lá se foi a bateria.
Ex-Proprietário de Nissan Leaf 24KWh desde: 04 de Maio de 2018 até Julho/21
1º Ano Eléctrico - 21.000kms :clap:
2º Ano Eléctrico - 22.500kms :clap:
3º Ano Eléctrico - 16.000kms :clap:

Proprietário de Kia E-Soul 64kWh desde: 27 de Agosto de 2021
Proprietário de Renault Twizy 45 de 2019 desde: 24 de Maio de 2022

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer

Mensagem por mjr » 16 set 2020, 19:33

Olhando para o que acontece nas células do mk1 que eu retirei do meu Leaf original (BTW, estavam todas fisicamente como novas), caso estas sejam descarregadas a menos de 3V começa a haver alguma dissolução da SEI do ánodo de grafite, dissolução esta que gera um gás que faz inchar a célula.

Quando isso me aconteceu numa célula por esquecimento (estava a alimentar uma grow ligth), esta ficou muito inchada. Neste caso foi até aos 2V por célula. Optei depois por carregar muito lentamente (C/48), o que miraculosamente retirou todo o inchaço e até fez aumentar a capacidade da célula de 35Ah para acima de 40Ah!

O que pode estar aqui a acontecer no caso dos TVDE/taxi é estes estarem a descarregar os packs até 0% ou muito perto disse e logo a seguir fazer cargas rápidas, impedindo que se forme uma nova SEI "ordenada" no ánodo, fazendo deposição de lítio que nunca mais pode ser utilizado e impedindo que todo o gás seja recombinado na formação da nova SEI.

O TM3 quando faz um supercarregamento de SOCs muito baixos (menos de 5%) começa a carregar lentamente e só quando atinge os 5% de SOC e uma temperatura mínima do pack acima de 30C é que aumenta a potência brutalmente. O Leaf, que eu saiba, é sempre à bruta, e pode estar aí a explicação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer

Mensagem por civic » 16 set 2020, 19:40

Em termos de degradação duvido muito dessas histórias de aquecimento, o meu só por uma vez passou o vermelho e foi apenas momentâneamente e degrada tanto ou mais que os outros, portanto, fico na minha...
@mjr, o meu LEAf só carrega rapido a partir dos 20%, antes disso também tem limitação.
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer

Mensagem por mjr » 16 set 2020, 20:06

No meu 40, se bem me lembro, ele começa a 125A desde SOCs baixos, o que acontece é que nesses SOCs baixos a tensão do pack é baixa, pelo que no máxima vemos 35-40kW de potência. Ou no teu caso é abaixo disso?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

civic
Mensagens: 1777
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer

Mensagem por civic » 16 set 2020, 22:16

Já há muito tempo que não ando nessas andanças, pois quando faço viagens prefiro carregar com SOCs mais elevados para não aquecer tanto, mas tenho ideia que antes dos 20% era mesmo muito lento. ;)

Nunca fiz a actualização para eliminar o rapidgate, até faço os possiveis para que a carga não se faça em correntes tão elevadas, por isso costumo procurar carga lá para os 50 a 60%, cerca de 120 a 140 kms andados.
Nissan LEAF 2018 40kWh
152 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
57 000Km's

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”