Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
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Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Devido à falta de arrefecimento ativo começam a aparecer packs com céulas fisicamente danificadas mesmo com o rapidgate oficial.
Os 2 casos apresentados são de Taxis na Finlândia.
Também tenho apanhado relatos de céulas danificadas na Nova Zelândia.
A solução para mitigar isto apresentada no vídeo é reduzir ainda mais a potência de carregamento desde o início, o que é uma maravilha nos nossos PCR cobrados ao minuto.
É triste ver postos de carregamento com sistema de arrefecimento para o cabo apenas para ser mais fino (não havia qualquer necessidade) e VE's sem arrefecimento a continuar a ser vendidos neste momento.
- BrunoAlves
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Wow isso é mesmo grave. Como é que não acontecia nos packs originais, alguma ideia? O 30kWh por exemplo, carrega que se desunha
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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- Proprietário Leaf
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
O segundo exemplo onde as chapas se dobraram menos é um de 30kWh.
Numa viagem em Janeiro apanhei um 30kWh Uber num PCR com as barras de temperatura no vermelho.
Imagino no Verão.
Nos packs de 24kWh não acontece porque a velocidade de carregamento assim que pack envelhece um pouco é severamente limitada.
O meu MK1 24kWh com 70% já não passa de 22kW num PCR.
Numa viagem em Janeiro apanhei um 30kWh Uber num PCR com as barras de temperatura no vermelho.
Imagino no Verão.
Nos packs de 24kWh não acontece porque a velocidade de carregamento assim que pack envelhece um pouco é severamente limitada.
O meu MK1 24kWh com 70% já não passa de 22kW num PCR.
Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Isso não acontece em todos os 24kWh, o meu tem 8 barras e continua a chegar aos 50kW.
- Nonnus
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Ontem ao fazer um carregamento rápido no meu Leaf de 30 vi uma coisa que estranhei. Aos 80% de SOC o PCR do Lidl de Grândola só debitava 20kW com uma temperatura de 32º do pack (temperatura normal). Normalmente nestas condições carrega a 48kW. Acabei o carregamento aos 94% com 11kW porque como é ao minuto já me estava a sair caro. Nunca tinha visto isto acontecer. Já cheguei a carregar acima dos 90% com temperatura do pack perto dos 40º e a carregar a acima dos 40kW.
Não sei, mas o meu Leaf já esta com uma degradação de 30% (69.71% de SOH) perdeu num ano 14%. O meu Leaf em nenhuma ocasião até hoje entrou no vermelho. Quando vejo que atinge a 10 barra de temperatura paro o carregamento porque como ele não limita a velocidade de carregamento a temperatura é sempre a subir.
Não sei, mas o meu Leaf já esta com uma degradação de 30% (69.71% de SOH) perdeu num ano 14%. O meu Leaf em nenhuma ocasião até hoje entrou no vermelho. Quando vejo que atinge a 10 barra de temperatura paro o carregamento porque como ele não limita a velocidade de carregamento a temperatura é sempre a subir.
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Vi este video, lembrei-me logo daquele User que criou aquela confusão no Facebook com uma Bateria com 200.000kms e tinha pifado, o mais provavel será por este problema, é muito triste verificar que o Leaf não melhorou mesmo com o rapidgate...Muita carga rápida é um pessimo sinal se olharmos para este video, é sinal que mais dia menos dia poderá ter este problema e lá se foi a bateria.
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- mjr
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Olhando para o que acontece nas células do mk1 que eu retirei do meu Leaf original (BTW, estavam todas fisicamente como novas), caso estas sejam descarregadas a menos de 3V começa a haver alguma dissolução da SEI do ánodo de grafite, dissolução esta que gera um gás que faz inchar a célula.
Quando isso me aconteceu numa célula por esquecimento (estava a alimentar uma grow ligth), esta ficou muito inchada. Neste caso foi até aos 2V por célula. Optei depois por carregar muito lentamente (C/48), o que miraculosamente retirou todo o inchaço e até fez aumentar a capacidade da célula de 35Ah para acima de 40Ah!
O que pode estar aqui a acontecer no caso dos TVDE/taxi é estes estarem a descarregar os packs até 0% ou muito perto disse e logo a seguir fazer cargas rápidas, impedindo que se forme uma nova SEI "ordenada" no ánodo, fazendo deposição de lítio que nunca mais pode ser utilizado e impedindo que todo o gás seja recombinado na formação da nova SEI.
O TM3 quando faz um supercarregamento de SOCs muito baixos (menos de 5%) começa a carregar lentamente e só quando atinge os 5% de SOC e uma temperatura mínima do pack acima de 30C é que aumenta a potência brutalmente. O Leaf, que eu saiba, é sempre à bruta, e pode estar aí a explicação.
Quando isso me aconteceu numa célula por esquecimento (estava a alimentar uma grow ligth), esta ficou muito inchada. Neste caso foi até aos 2V por célula. Optei depois por carregar muito lentamente (C/48), o que miraculosamente retirou todo o inchaço e até fez aumentar a capacidade da célula de 35Ah para acima de 40Ah!
O que pode estar aqui a acontecer no caso dos TVDE/taxi é estes estarem a descarregar os packs até 0% ou muito perto disse e logo a seguir fazer cargas rápidas, impedindo que se forme uma nova SEI "ordenada" no ánodo, fazendo deposição de lítio que nunca mais pode ser utilizado e impedindo que todo o gás seja recombinado na formação da nova SEI.
O TM3 quando faz um supercarregamento de SOCs muito baixos (menos de 5%) começa a carregar lentamente e só quando atinge os 5% de SOC e uma temperatura mínima do pack acima de 30C é que aumenta a potência brutalmente. O Leaf, que eu saiba, é sempre à bruta, e pode estar aí a explicação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Em termos de degradação duvido muito dessas histórias de aquecimento, o meu só por uma vez passou o vermelho e foi apenas momentâneamente e degrada tanto ou mais que os outros, portanto, fico na minha...
@mjr, o meu LEAf só carrega rapido a partir dos 20%, antes disso também tem limitação.
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
No meu 40, se bem me lembro, ele começa a 125A desde SOCs baixos, o que acontece é que nesses SOCs baixos a tensão do pack é baixa, pelo que no máxima vemos 35-40kW de potência. Ou no teu caso é abaixo disso?
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Re: Danos na bateria por sobreaquecimento começam a aprecer
Já há muito tempo que não ando nessas andanças, pois quando faço viagens prefiro carregar com SOCs mais elevados para não aquecer tanto, mas tenho ideia que antes dos 20% era mesmo muito lento.
Nunca fiz a actualização para eliminar o rapidgate, até faço os possiveis para que a carga não se faça em correntes tão elevadas, por isso costumo procurar carga lá para os 50 a 60%, cerca de 120 a 140 kms andados.
Nunca fiz a actualização para eliminar o rapidgate, até faço os possiveis para que a carga não se faça em correntes tão elevadas, por isso costumo procurar carga lá para os 50 a 60%, cerca de 120 a 140 kms andados.
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