Aquecimento das baterias
- mjr
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Re: Aquecimento das baterias
A limitação da potência de carga acontece sempre que a temperatura da bateria está acima de 30 e poucos graus Celsius, e começa a limitar fortemente acima dos 40 graus. Isto é apenas referente ao INÍCIO da carga rápida, ele não baixa a potência de carga conforme a bateria aumenta a temperatura, exceto se chegar muito próximo dos 55ºC. Não é relevante se a bateria aqueceu porque o carro andou depressa, fez cargas rápidas, ou simplesmente porque a temperatura ambiente é muito elevada.
Como já escrevi em vários tópicos sobre este assunto, eu fiz uma viagem Porto->Alvor em pleno agosto em menos de 8 horas, sabendo à partida as limitações do carro e criando uma estratégia para minimizar o problema. Resumindo o que devemos ter em atenção nestas viagens grandes com o Leaf:
- Partir SEMPRE com a bateria a 100%. Isto irá minimizar a energia que será necessário colocar novamente na bateria.
- Partir com a temperatura da bateria o mais baixa possível. Significa normalmente sair logo ao início da manhã, deixando a bateria arrefecer o mais possível durante a noite.
- Minimizar o aquecimento durante a condução. 100km/h é para mim um bom compromisso entre aquecimento da bateria e velocidade.
- Aproveitar ao máximo a primeira carga rápida, ainda a potência elevada. Para mim significa descarregar o mais possível a bateria e depois carregar até pelo menos 90% (basicamente até a potência baixar dos 15kW).
- Se possível sincronizar a segunda carga rápida com uma refeição, para minimizar o desconforto com a espera. Esta carga será entre 15 a 20kW, logo dependendo da energia que for necessário colocar na bateria (não vale a pena ir até 100%!, só carregar o necessário), demorará MUITO tempo.
- Na segunda CR, se esperar uns 5m antes de carregar pode permitir que a temperatura nos sensores baixe 2 ou 3 graus Celsius, aumentando um pouco a potência de carga. Recordo que o importante é a temperatura no início da carga.
Com um consumo de 15kW.h/100km (100km/h, AC ligado),para fazer 600km de Braga ao Algarve são necessários uns 90kW.h. Destes, uns 38kW.h já lá estão desde o início, sendo necessário carregar 52kW.h. A primeira carga rápida vai meter uns 33kW.h, se for bem espremida e dando alguma folga de carga à chegada ao PCR. Isto significa que a segunda carga rápida terá de meter uns 19kW.h. A 15kW de potência é 1h15m.
Como já escrevi em vários tópicos sobre este assunto, eu fiz uma viagem Porto->Alvor em pleno agosto em menos de 8 horas, sabendo à partida as limitações do carro e criando uma estratégia para minimizar o problema. Resumindo o que devemos ter em atenção nestas viagens grandes com o Leaf:
- Partir SEMPRE com a bateria a 100%. Isto irá minimizar a energia que será necessário colocar novamente na bateria.
- Partir com a temperatura da bateria o mais baixa possível. Significa normalmente sair logo ao início da manhã, deixando a bateria arrefecer o mais possível durante a noite.
- Minimizar o aquecimento durante a condução. 100km/h é para mim um bom compromisso entre aquecimento da bateria e velocidade.
- Aproveitar ao máximo a primeira carga rápida, ainda a potência elevada. Para mim significa descarregar o mais possível a bateria e depois carregar até pelo menos 90% (basicamente até a potência baixar dos 15kW).
- Se possível sincronizar a segunda carga rápida com uma refeição, para minimizar o desconforto com a espera. Esta carga será entre 15 a 20kW, logo dependendo da energia que for necessário colocar na bateria (não vale a pena ir até 100%!, só carregar o necessário), demorará MUITO tempo.
- Na segunda CR, se esperar uns 5m antes de carregar pode permitir que a temperatura nos sensores baixe 2 ou 3 graus Celsius, aumentando um pouco a potência de carga. Recordo que o importante é a temperatura no início da carga.
Com um consumo de 15kW.h/100km (100km/h, AC ligado),para fazer 600km de Braga ao Algarve são necessários uns 90kW.h. Destes, uns 38kW.h já lá estão desde o início, sendo necessário carregar 52kW.h. A primeira carga rápida vai meter uns 33kW.h, se for bem espremida e dando alguma folga de carga à chegada ao PCR. Isto significa que a segunda carga rápida terá de meter uns 19kW.h. A 15kW de potência é 1h15m.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Aquecimento das baterias
Bom, esta aqui uma forma muito desagradável de conhecer o #Rapidgate
Aqui acho que a culpa não é do carro (coitado até se porta bem, só tenta preservar a bateria para a Nissan não a ter de trocar precocemente), mas sim da marca, que farta de saber do problema, não informa o utilizador da situação.
Alias: alguém na altura da compra do carro lhe foi dito que o mesmo não tinha arrefecimento activo? e o que isso significava?
Da minha experiencia, não é a velocidade que conta, é a potencia que o motor tem de tirar ou por! Moro em zona com relevo muito acidentado (Serra da Estrela) e ja vi muitas vezes a bateria aquecer quer a subir, quer a DESCER. Não tem a ver com velocidade. Esta é um indicador. Interessa mais é manter o motor a trabalhar pouco. As vezes ate é andar mais depressa, para não regenear tanto.
Depois é as dicas do costume: carregar antes, deixar a arrefecer, não "puxar" pela bateria antes do PCR...
Depois de saber, é mais um factor a considerar que uma grande limitação. Agora, conhecer o problema pela primeira vez numa grande viagem... é uma grande chatice.
E claro, la tem a nissan mais uma visita desnecessaria se "perdesse" algum tempo a ensinar como funciona um VE ao cliente no dia de entrega que andar preocupado no que serve as dezenas de botoes de desligar automatismos que ninguem usa...
Aqui acho que a culpa não é do carro (coitado até se porta bem, só tenta preservar a bateria para a Nissan não a ter de trocar precocemente), mas sim da marca, que farta de saber do problema, não informa o utilizador da situação.
Alias: alguém na altura da compra do carro lhe foi dito que o mesmo não tinha arrefecimento activo? e o que isso significava?
Da minha experiencia, não é a velocidade que conta, é a potencia que o motor tem de tirar ou por! Moro em zona com relevo muito acidentado (Serra da Estrela) e ja vi muitas vezes a bateria aquecer quer a subir, quer a DESCER. Não tem a ver com velocidade. Esta é um indicador. Interessa mais é manter o motor a trabalhar pouco. As vezes ate é andar mais depressa, para não regenear tanto.
Depois é as dicas do costume: carregar antes, deixar a arrefecer, não "puxar" pela bateria antes do PCR...
Depois de saber, é mais um factor a considerar que uma grande limitação. Agora, conhecer o problema pela primeira vez numa grande viagem... é uma grande chatice.
E claro, la tem a nissan mais uma visita desnecessaria se "perdesse" algum tempo a ensinar como funciona um VE ao cliente no dia de entrega que andar preocupado no que serve as dezenas de botoes de desligar automatismos que ninguem usa...
Re: Aquecimento das baterias
Em alternativa à solução dada pelo mjr, existe uma solução mais sustentável, que já foi testada pelo civic, um utilizador deste fórum. Essa solução consiste em iniciar os carregamentos rápidos com 50% ou perto disso. Isto porque é entre 20% e 60% que o carro carrega à potência máxima, ou seja, maior potência, mais aquecimento, mais limitações no carregamento e na potência do carro. Claro que ao fim de algumas cargas rápidas seguidas a temperatura vai sempre aumentando até chegar ao limite. No entanto é possível "controlar" a temperatura, ou seja, não deixar entrar no vermelho, fazendo os carregamentos como disse e andando a velocidades de nacional (até 90km/h). Tal acontece pois a temperatura ganha no carregamento é perdida no andamento.
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Re: Aquecimento das baterias
E as vendas de carros novos que se perdiam?
Eles não explicam isso porque sabem que vão estar a despertar o cliente para um problema. A ideia é, primeiro vende-se, depois se os problemas surgirem logo se vê.
Sendo um bocado polemico, mas realista, acho que a culpa tanto é da Nissan (concessionário) como do comprador, que antes de comprar não fez o trabalho de casa.
Muitos de nós antes de comprar um VE viemos aqui a este fórum e passamos horas a pesquisar sobre VE´s para fazermos uma compra o mais informados possível, outros acreditam naquilo que o vendedor lhes diz...
frankesousa Escreveu: ↑25 set 2020, 11:53O leaf 40 é o pior, muita mas muita gente foi apanhada no meio da falta do TMS e ficam agarrados 1h ou 1h30 no PCR quando o vendedor lhes vendeu um carro que carrega em 30min! (e toda a publicidade da ME fala em 30min sempre). E talvez carros à espera atrás que o pobre do condutor, enganado, esteja a carregar mais lento num PCR do que um Zoe num PCN!!!
Agora para quem faz uma compra informada de um leaf 40 ou 60 aí já será um bom carro, mas sempre com as suas limitações.
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- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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Re: Aquecimento das baterias
E os que compram os ICEs todos pipis, pensando que são verdes e que até limpam o ar à medida que circulam, e depois tem de esperar que a "regeneração" termine ou então, toca a irem para as vias rápidas/AE acelerarem para "regenerar" melhor queimando mais gasóleo e perdendo tempo.
E os que compram um diesel poupadinho para andar em cidade no para/arranca e depois quando o filtro enche, lá vão tira-lo todos contentes.
Os concessionários também alertaram destes inconvenientes?
Também alertam o tempo de vida médio esperado dos turbos/FAP/e afins ou os problemas comuns de ada modelo?
O vulgar cliente chega e compra porque ou gosta da cor ou do símbolo que ostenta ou porque o amigo tem, está a marimbar se é económico ou se tem esta ou aquela condicionante, quer seja ICE ou VE (aliás como quase em tudo).
O cliente mais exigente, procura essa informação e, infelizmente, terá de ser em fóruns porque nos concessionários nada sabem!
Um colega meu queria também reservar um Leaf40 na mesma altura que eu e ele fartava-se de teimar comigo que um vendedor Nissan lhe tida dito que o Leaf40 tinha gestão térmica e temperatura e carregamento trifásico!
Ainda lhe disse, ele (vendedor) que meta isso por escrito que caso não tenha que te ofereça o carro!
Enfim....
E os que compram um diesel poupadinho para andar em cidade no para/arranca e depois quando o filtro enche, lá vão tira-lo todos contentes.
Os concessionários também alertaram destes inconvenientes?
Também alertam o tempo de vida médio esperado dos turbos/FAP/e afins ou os problemas comuns de ada modelo?
O vulgar cliente chega e compra porque ou gosta da cor ou do símbolo que ostenta ou porque o amigo tem, está a marimbar se é económico ou se tem esta ou aquela condicionante, quer seja ICE ou VE (aliás como quase em tudo).
O cliente mais exigente, procura essa informação e, infelizmente, terá de ser em fóruns porque nos concessionários nada sabem!
Um colega meu queria também reservar um Leaf40 na mesma altura que eu e ele fartava-se de teimar comigo que um vendedor Nissan lhe tida dito que o Leaf40 tinha gestão térmica e temperatura e carregamento trifásico!
Ainda lhe disse, ele (vendedor) que meta isso por escrito que caso não tenha que te ofereça o carro!
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Re: Aquecimento das baterias
O Leaf40 coitado, sofre é certo do #rapidgate e não há maneira de fugir, outros VEs ficam também mais de 1h a carregar e não é por culpa do #rapidgate serão culpa de outros gatesO leaf 40 é o pior, muita mas muita gente foi apanhada no meio da falta do TMS e ficam agarrados 1h ou 1h30 no PCR quando o vendedor lhes vendeu um carro que carrega em 30min! (e toda a publicidade da ME fala em 30min sempre). E talvez carros à espera atrás que o pobre do condutor, enganado, esteja a carregar mais lento num PCR do que um Zoe num PCN!!
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Re: Aquecimento das baterias
Não sei se me estavas a responder, mas caso estejas, é a mesma coisa. Alias, existe um tópico aqui no fórum onde eu falo sobre o que acabaste de escrever sobre os ICE´s. Em que quando vais comprar o carro ninguém te pergunta se vais usar o carro em cidade, ou se vais andar em AE.mafgod Escreveu: ↑29 set 2020, 16:27E os que compram os ICEs todos pipis, pensando que são verdes e que até limpam o ar à medida que circulam, e depois tem de esperar que a "regeneração" termine ou então, toca a irem para as vias rápidas/AE acelerarem para "regenerar" melhor queimando mais gasóleo e perdendo tempo.
E os que compram um diesel poupadinho para andar em cidade no para/arranca e depois quando o filtro enche, lá vão tira-lo todos contentes.
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O vulgar cliente chega e compra porque ou gosta da cor ou do símbolo que ostenta ou porque o amigo tem, está a marimbar se é económico ou se tem esta ou aquela condicionante, quer seja ICE ou VE (aliás como quase em tudo).
O cliente mais exigente, procura essa informação e, infelizmente, terá de ser em fóruns porque nos concessionários nada sabem!
Um colega meu queria também reservar um Leaf40 na mesma altura que eu e ele fartava-se de teimar comigo que um vendedor Nissan lhe tida dito que o Leaf40 tinha gestão térmica e temperatura e carregamento trifásico!
Ainda lhe disse, ele (vendedor) que meta isso por escrito que caso não tenha que te ofereça o carro!
Enfim....
Podes ver a partir daqui: viewtopic.php?f=23&t=7419&hilit=filtro+ ... 10#p122555
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Re: Aquecimento das baterias
Para que não fiquem dúvidas ou seja mal interpretado.
É normal e compreensível que uma pessoa depois se deparar com certos problemas, ou se sinta enganado (não estou a dizer que é o caso do autor deste tópico) venha pedir ajuda para perceber se o problema é normal, ou algum defeito do carro. Na maioria das vezes, como já foi dito, é falta de informação e quando pede ajuda, normalmente é tarde demais.
Os mais atentos ao fórum sabem que já existe dois ou três tópicos aqui no fórum com questões semelhantes acerca do leaf 40. Lembro-me por exemplo do utilizador que até reclamou para a Nissan do Japão, porque o carro não fazia os KM que eram anunciados com uma carga.
viewtopic.php?f=21&t=7447#p116279
É normal e compreensível que uma pessoa depois se deparar com certos problemas, ou se sinta enganado (não estou a dizer que é o caso do autor deste tópico) venha pedir ajuda para perceber se o problema é normal, ou algum defeito do carro. Na maioria das vezes, como já foi dito, é falta de informação e quando pede ajuda, normalmente é tarde demais.
Os mais atentos ao fórum sabem que já existe dois ou três tópicos aqui no fórum com questões semelhantes acerca do leaf 40. Lembro-me por exemplo do utilizador que até reclamou para a Nissan do Japão, porque o carro não fazia os KM que eram anunciados com uma carga.
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