1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por rimsilva » 08 fev 2021, 11:35

Apenas para assinalar que foi realizada a primeira troca de uma bateria de um i3 em Portugal, que se tenha conhecimento.

Foi num i3 REX de 2014 de um membro deste forum, mas que não tem estado muito activo por cá (Volt).

Coloco alguns informações reriradas do grupo BMW i do Facebook.

- O carro apresentava uma capacida util de 13,2 kWh, tenho sido referido o seguinte "O diagnóstico acusou 65% e, sendo abaixo dos 75%, é para enviar para a garantia"

mais algum detalhe:
O que fizeram antes foi um teste a todos os módulos em conjunto apenas. O primeiro resultado foi de 65% e depois de levar novo software e algumas cargas e descargas ele apresenta agora 72% de capacidade. O técnico disse que mesmo assim iria para garantia pois entre 70 e 75% têm instruções para o fazer. Agora o que vão fazer a seguir é desmontar e testar cada um dos módulos.
Após cerca de 1 mês, o i3 levou uma bateria nova:
Infelizmente, não pude ficar com os módulos da bateria antiga ...., nem pude fazer upgrade para uma bateria maior
Última edição por rimsilva em 12 fev 2021, 11:14, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Troca de bateria em Garantia

Mensagem por Arad79 » 08 fev 2021, 16:36

Troca completa foi a primeira. Tens conhecimento da troca de algum módulo isolado?

Cada vez mais tenho a sensação de que estas baterias, em condições normais, duram a vida do carro.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Troca de bateria em Garantia

Mensagem por rimsilva » 08 fev 2021, 20:01

Arad79 Escreveu:
08 fev 2021, 16:36
Troca completa foi a primeira. Tens conhecimento da troca de algum módulo isolado?

Cada vez mais tenho a sensação de que estas baterias, em condições normais, duram a vida do carro.
Não.

Até porque, como se tem discutido por aqui, o que interpreto é que ter um modulo novo e outros já com degradação (salvo em caso de defeito em novo), não será uma boa solução.

Soube de um outro caso nos EUA, que também levou uma bateria nova.

A BMW fala em substituição de modulos, mas depois de testar todos os modulos a conclusão é que todos os modulos precisam de ser trocados.

O Marketing da BMW para o i3 de 94Ah anunciava uma degradação de 30% ao fim de 15 anos e 700.000km, por isso, sim duram uma vida ou mais :lol:

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: Troca de bateria em Garantia

Mensagem por Arad79 » 08 fev 2021, 22:10

Tenho bateria para chegar a clássico, portanto. :mrgreen:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Troca de bateria em Garantia

Mensagem por rimsilva » 09 fev 2021, 10:02

Sem duvida :mrgreen:

Para já a referência é o José Cruz, com 4 anos, mais de 200k km e uma bateria na ordem dos 28 kWh, ou seja, uma degradação na ordem 6,5%.

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por Spin » 08 mai 2021, 10:57

Boas,
Já andava desconfiado da autonomia do meu i3, mesmo com uma condução calma estimava entre 70 e 80 km para uma carga completa. No final de março aquando da revisão, alertei para esse detalhe e para minha surpresa o concessionário da margem sul, informou que não têm aparelho para medir a degradação da bateria. Fiquei sem palavras, aconselhou-me para fazer uma exposição à bmw.
Hoje, consultei o menu escondido e dá uma capacidade útil de 12.7kWh, acho que é inferior a 70% de acordo com a garantia. O i3 tem 56.000km e vai fazer 6 anos em setembro.
Qual é a vossa opinião de ajuda para reclamar. Achava que o concessionário seria suficiente, pelos vistos não.

Avatar do Utilizador
Arad79
Mensagens: 386
Registado: 15 set 2020, 09:52
Data de fabrico: 14 jun 2017
Capacidade bateria: 94Ah

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por Arad79 » 08 mai 2021, 11:35

Experimente outro concessionário ou insista com a BMW Portugal.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6466
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por BrunoAlves » 08 mai 2021, 12:09

Contacta a BMW como sugerido. Eu iria a outro concessionário só se tiveres lá alguém conhecido.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por mjr » 09 mai 2021, 10:39

Conheço um i3 Rex que já trocou a bateria pela garantia em Portugal.

Tem de os chatear a sério, mostrando o tal menu, de preferência por escrito (e-mail), para ficar registado. Essa de "não temos maneira de medir a degradação" seria hilariante se não fosse triste. Enfim... basicamente disseram que sim, temos uma garantia de capacidade mas nunca a podemos exercer porque não podemos medir a degradação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: 1º i3 em Portugal troca bateria em Garantia

Mensagem por Spin » 09 mai 2021, 15:41

Obrigado pelas vossas sugestões.
Ontem fiz duas medições do menu 13.08 com um soc de 13%, a Batt.Kapa.max=12.7kWh depois de carregar com um soc de 99%,a Batt.Kapa.max =12.8kWh. Tive o cuidado de registar fotos para memória futura.
Pela resposta do concessionário, nem vou insistir.
Acho que o mais adequado é enviar email à Bmw Portugal e ver qual será a sua atitude.
Um dos aspetos que me assombrou foi, qual o valor a considerar da capacidade útil da bateria no período de garantia? Por isso fiz 2 cenários. O primeiro diz respeito à capacidade total do pack que são 22kWh e se este fosse esse o critério de cálculo, todas as capacidades inferiores a 15,4kWh (22kWhx0,7) teriam de ser substituídas. O segundo cenário tem em consideração o buffer, assim, considerei os 18,8kWh de capacidade disponível, cujo resultado dá para que todas as capacidades inferiores a 13,16kWh, o pack teria de ser substituído. Como os valores registados no menu 13.08 são inferiores a qualquer um deles vou expor o problema à Bmw.

Responder

Voltar para “BMW i3”