Diário de Bordo - RJSC
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3480
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo - RJSC
A Nissan tem a garantia bem estudada.
Se não se abusar da bateria todos morrem na praia.
Prefiro de longe ter uma bateria de 30kWh que pagar mais do dobro à Nissan por outra de 24kWh com garantia que certamente ia morrer na praia também.
Se não se abusar da bateria todos morrem na praia.
Prefiro de longe ter uma bateria de 30kWh que pagar mais do dobro à Nissan por outra de 24kWh com garantia que certamente ia morrer na praia também.
Última edição por RJSC em 24 out 2023, 23:14, editado 1 vez no total.
Re: Diário de Bordo - RJSC
Concordo contigo.
Há 3 anos quando avancei para a troca da minha, não havia outra solução. Até se pode dizer que não fiz mau negocio naquele tempo. Contudo, se o meu mk1 chegar ao terceiro pack, certamente vou ter outras hipóteses em cima da mesa!
Há 3 anos quando avancei para a troca da minha, não havia outra solução. Até se pode dizer que não fiz mau negocio naquele tempo. Contudo, se o meu mk1 chegar ao terceiro pack, certamente vou ter outras hipóteses em cima da mesa!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3480
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo - RJSC
O problema disro é que não há baterias quando se quer.
Só quando alguém tem um acidente com perda total.
Só quando alguém tem um acidente com perda total.
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2482
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo - RJSC
Vi o video e ainda assim é um trabalho bem dificil, então as adaptações das fichas é logo um "pormenor" que se for mal feito fica logo um grande ponto de falha.
mais uma vez muitos parabéns por teres sido capaz de fazer.
mais uma vez muitos parabéns por teres sido capaz de fazer.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo - RJSC
Muito bom!RJSC Escreveu: ↑12 fev 2021, 21:35Já que a Nissan não faz upgrades de bateria, tive eu que o fazer:
Arranjei uma bateria de 30kWh praticamente nova na sucata.
Comprei uma CAN Bridge da Dala's EV Repair: https://dalasevrepair.fi/can-bridges/
O chicote de adaptação , em vez de gastar mais 250€, retirei a ficha de 22 pinos do pack de 24kWh e a de 36 pinos trouxe da sucata também:
No final de um dia de trabalho, com um amigo, 3 macacos hidráulicos, 4 suportes de automóvel, um porta paletes e uns barrotes de madeira lá conseguimos trocar o pack até à meia noite.
Resultado final, melhor que novo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 119
- Registado: 11 jul 2019, 22:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de Bordo - RJSC
Muitos parabéns.
Se encontrar bateria é difícil encontrar uma a 102%, deve ter sido um achado.
Se encontrar bateria é difícil encontrar uma a 102%, deve ter sido um achado.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3480
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo - RJSC
Fiz uma descarga completa, seguida de carga, para ver se o BMS estava a sobre-estimar a capacidade.
Até ver parece que não, apenas o Hx desceu, o SOH não mexeu.
Tenho 4 células ainda com mais capacidade que a média.
Até ver parece que não, apenas o Hx desceu, o SOH não mexeu.
Tenho 4 células ainda com mais capacidade que a média.
- LuisG
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1028
- Registado: 24 nov 2016, 09:57
- Data de fabrico: 24 mar 2017
- Capacidade bateria: 83,89 AHr
- Localização: Alenquer
Re: Diário de Bordo - RJSC
Parabéns Ricardo, excelente trabalho
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 331
- Registado: 01 dez 2018, 20:38
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de Bordo - RJSC
Viva. Contabilizaste a energia que entrou? O que indicava o leafspy com o SOC a 100%?
Obrigado
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019.
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3480
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo - RJSC
Deve estar a subestimar um pouco como é típico nas baterias de 30kWh mas tendo em conta que a bateria é de 2016, está com a degradação em linha com a do Leaf 30kWh de 2016 que vendi apesar desta bateria só ter percorrido 7000km.
Como tem sido a minha experiência com as células da Nissan, elas degradam-se bastante apenas por envelhecimento, não precisam sequer de fazer muitos ciclos de carregamento / descarregamento.
Talvez o facto de esta bateria de 30kwh estar instalada num Leaf 24kWh com o limitador 80% de carregamento ativo tenha contribuído para a queda do SOH.
Vou ter que organizar as coisas de modo a fazer um "Teste da Tomada".
Outro pormenor que me deixa intrigado é que mais uma vez, exatamente como a bateria de 30kWh de 2016 que tive no outro carro, esta continua mostrar as 12 Barras de capacidade com o com o SOH abaixo de 85%.