BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger
- pedroribeiro
- Mensagens: 51
- Registado: 26 abr 2021, 09:21
- Data de fabrico: 10 mai 2021
- Capacidade bateria: 74kwh
BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger
Boa tarde
o iX3 vem com o cabo tipo 2 e com o Home charger (o cabo amarelo com ficha schuko).
Visto que a probabilidade de carregar numa ficha CE17 (tomada azul, usada no campismo, por ex.) ou numa trifasica a 400v (vermelha, industrial), ou eu não estou a ver bem algo, ou há mais valia em usar o voucher da BMW para comprar um Fast Flexi charger, que seria usado de forma muito espaçada da todo o modo.
Ou estarei aqui a confundir algo?
Obrigado desde já
o iX3 vem com o cabo tipo 2 e com o Home charger (o cabo amarelo com ficha schuko).
Visto que a probabilidade de carregar numa ficha CE17 (tomada azul, usada no campismo, por ex.) ou numa trifasica a 400v (vermelha, industrial), ou eu não estou a ver bem algo, ou há mais valia em usar o voucher da BMW para comprar um Fast Flexi charger, que seria usado de forma muito espaçada da todo o modo.
Ou estarei aqui a confundir algo?
Obrigado desde já
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1274
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger
Depende de quanto lhe custaria um fast flexi charge na BMW
Qual é o preço e características desse cabo?
Mono/trifásico?
Variável/fixo?
Potência?
Peço?
Qual é o preço e características desse cabo?
Mono/trifásico?
Variável/fixo?
Potência?
Peço?
- pedroribeiro
- Mensagens: 51
- Registado: 26 abr 2021, 09:21
- Data de fabrico: 10 mai 2021
- Capacidade bateria: 74kwh
Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1274
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger
Vamos por partes, tem trifásico em casa?
Vê algum interesse em carregar trifásico a 11kW em vez de monofásico a 7.2kW?
Exemplo, um carregador portátil de potência variável até 32A (7,2kW) monofásico custa uns 259€ ou menos....
Mais info por mensagem privada
Vê algum interesse em carregar trifásico a 11kW em vez de monofásico a 7.2kW?
Exemplo, um carregador portátil de potência variável até 32A (7,2kW) monofásico custa uns 259€ ou menos....
Mais info por mensagem privada
- pedroribeiro
- Mensagens: 51
- Registado: 26 abr 2021, 09:21
- Data de fabrico: 10 mai 2021
- Capacidade bateria: 74kwh
Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger
Peço desculpa mas acho que não fui suficientemente explicito: a ideia não é carregar em casa de forma mais ou menos frequente (para isso instalaria uma wallbox, tal como feito no escritório).
A questão é saber se, em circunstancias iguais (carregamentos irregulares em fichas Schutko (E+F), compensa o investimento ou se o carragador standard serve.
Obrigado!
A questão é saber se, em circunstancias iguais (carregamentos irregulares em fichas Schutko (E+F), compensa o investimento ou se o carragador standard serve.
Obrigado!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1274
- Registado: 10 abr 2014, 16:43
- Data de fabrico: 03 abr 2012
- Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
- Localização: Pelo Concelho Mafra
Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger
O carregador portátil regulável também pode servir de uma wallbox
É uma questão de euros, a diferença entre carregar a 32A monofásico ou 11kW trifásico, numa bateria de 70kW, é, a 32A demorará no máximo umas 10h, e a 11kW trifásico demorará 7h.
Agora atenção, não sei se esse cabo trifásico de 11kW W carrega apenas a 16A monofásico.
Como a probabilidade de encontrar tomadas monofásicas é superior às trifásicas, e o preço de um carregador trifásico é bem mais caro, optava por um monofásico regulável até 32A.
É uma questão de euros, a diferença entre carregar a 32A monofásico ou 11kW trifásico, numa bateria de 70kW, é, a 32A demorará no máximo umas 10h, e a 11kW trifásico demorará 7h.
Agora atenção, não sei se esse cabo trifásico de 11kW W carrega apenas a 16A monofásico.
Como a probabilidade de encontrar tomadas monofásicas é superior às trifásicas, e o preço de um carregador trifásico é bem mais caro, optava por um monofásico regulável até 32A.
- rnlcarlov
- Mensagens: 2323
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
- Localização: Lisboa
Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger
Eu como viajo bastante (em tempos sem covid, claro) optei por comprar um carregador portátil regulável, não só para poder aproveitar outro tipo de tomadas que não as schuko, como também pelas funcionalidades extra que traz, como controlo por telemóvel, programação de carga por tempo ou SOC, entre outros. Pedi para o meu carregador vir com uma ficha CEE 32 trifásica, que depois com adaptadores posso usar em CEE 16A trifásica, CEE 32A monofásica ou CEE 16A monofásica. A questão é que esses adaptadores de ligar em fichas CEE são muito mais baratos do que os 99€ de cada adaptador desses da BMW, logo essa solução da bmw não é muito interessante a meu ver.
- rimsilva
- Proprietário i3
- Mensagens: 2414
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger
Eu diria que tendo um VE com uma bateria de 75 kWh e um excelente desempenho em cargas ultra-rápidas, não me iria "chatear" com mais um carregador desse tipo (a BMW poderia era ter incluido esse carregador no equipamento de serie, como julgo acontecer com a Tesla).
No entanto, como cada caso é um caso, existindo a possibilidade de carregar o VE de forma gratis (ou pela regularidade de utilização) em locais com tomadas CEE, pode recuperar rapidamente o investimento ou justificar o gasto pela frequência de uso.
No entanto, como cada caso é um caso, existindo a possibilidade de carregar o VE de forma gratis (ou pela regularidade de utilização) em locais com tomadas CEE, pode recuperar rapidamente o investimento ou justificar o gasto pela frequência de uso.
- pedroribeiro
- Mensagens: 51
- Registado: 26 abr 2021, 09:21
- Data de fabrico: 10 mai 2021
- Capacidade bateria: 74kwh
Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger
Obrigado a todos pelo feedback.
Acho que vamos andando e vendo, e sendo o caso, fazer como o Rnlcarlov e comprar um nao OEM (de outra marca).
Obrigado mais uma vez pelo rápido feedback
Acho que vamos andando e vendo, e sendo o caso, fazer como o Rnlcarlov e comprar um nao OEM (de outra marca).
Obrigado mais uma vez pelo rápido feedback