BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger

Fórum para discussão sobre os equipamentos de fornecimento de energia para VEs - EVSE.
Responder
Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger

Mensagem por pedroribeiro » 29 mai 2021, 11:33

Boa tarde
o iX3 vem com o cabo tipo 2 e com o Home charger (o cabo amarelo com ficha schuko).

Visto que a probabilidade de carregar numa ficha CE17 (tomada azul, usada no campismo, por ex.) ou numa trifasica a 400v (vermelha, industrial), ou eu não estou a ver bem algo, ou há mais valia em usar o voucher da BMW para comprar um Fast Flexi charger, que seria usado de forma muito espaçada da todo o modo.


Ou estarei aqui a confundir algo?

Obrigado desde já

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1274
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger

Mensagem por mafgod » 29 mai 2021, 12:41

Depende de quanto lhe custaria um fast flexi charge na BMW :)

Qual é o preço e características desse cabo?
Mono/trifásico?
Variável/fixo?
Potência?
Peço?

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger

Mensagem por pedroribeiro » 29 mai 2021, 13:12

mafgod Escreveu:
29 mai 2021, 12:41
Depende de quanto lhe custaria um fast flexi charge na BMW :)

Qual é o preço e características desse cabo?
Mono/trifásico?
Variável/fixo?
Potência?
Peço?
400€ mais 99€ para cada adaptador

https://chargingvoucher-bmw.com/pt-pt/B ... 1905A13822

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1274
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger

Mensagem por mafgod » 29 mai 2021, 13:17

Vamos por partes, tem trifásico em casa?
Vê algum interesse em carregar trifásico a 11kW em vez de monofásico a 7.2kW?

Exemplo, um carregador portátil de potência variável até 32A (7,2kW) monofásico custa uns 259€ ou menos....
Mais info por mensagem privada :)

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger

Mensagem por pedroribeiro » 29 mai 2021, 13:44

Peço desculpa mas acho que não fui suficientemente explicito: a ideia não é carregar em casa de forma mais ou menos frequente (para isso instalaria uma wallbox, tal como feito no escritório).

A questão é saber se, em circunstancias iguais (carregamentos irregulares em fichas Schutko (E+F), compensa o investimento ou se o carragador standard serve.

Obrigado!

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1274
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger

Mensagem por mafgod » 29 mai 2021, 14:57

O carregador portátil regulável também pode servir de uma wallbox :)

É uma questão de euros, a diferença entre carregar a 32A monofásico ou 11kW trifásico, numa bateria de 70kW, é, a 32A demorará no máximo umas 10h, e a 11kW trifásico demorará 7h.
Agora atenção, não sei se esse cabo trifásico de 11kW W carrega apenas a 16A monofásico.
Como a probabilidade de encontrar tomadas monofásicas é superior às trifásicas, e o preço de um carregador trifásico é bem mais caro, optava por um monofásico regulável até 32A.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger

Mensagem por rnlcarlov » 29 mai 2021, 15:51

Eu como viajo bastante (em tempos sem covid, claro) optei por comprar um carregador portátil regulável, não só para poder aproveitar outro tipo de tomadas que não as schuko, como também pelas funcionalidades extra que traz, como controlo por telemóvel, programação de carga por tempo ou SOC, entre outros. Pedi para o meu carregador vir com uma ficha CEE 32 trifásica, que depois com adaptadores posso usar em CEE 16A trifásica, CEE 32A monofásica ou CEE 16A monofásica. A questão é que esses adaptadores de ligar em fichas CEE são muito mais baratos do que os 99€ de cada adaptador desses da BMW, logo essa solução da bmw não é muito interessante a meu ver.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger

Mensagem por rimsilva » 29 mai 2021, 16:54

Eu diria que tendo um VE com uma bateria de 75 kWh e um excelente desempenho em cargas ultra-rápidas, não me iria "chatear" com mais um carregador desse tipo (a BMW poderia era ter incluido esse carregador no equipamento de serie, como julgo acontecer com a Tesla).

No entanto, como cada caso é um caso, existindo a possibilidade de carregar o VE de forma gratis (ou pela regularidade de utilização) em locais com tomadas CEE, pode recuperar rapidamente o investimento ou justificar o gasto pela frequência de uso.

Avatar do Utilizador
pedroribeiro
Mensagens: 51
Registado: 26 abr 2021, 09:21
Data de fabrico: 10 mai 2021
Capacidade bateria: 74kwh

Re: BMW - Flexible Fast Charger vs. Mains (Home) Charger

Mensagem por pedroribeiro » 29 mai 2021, 20:07

Obrigado a todos pelo feedback.

Acho que vamos andando e vendo, e sendo o caso, fazer como o Rnlcarlov e comprar um nao OEM (de outra marca).

Obrigado mais uma vez pelo rápido feedback

Responder

Voltar para “Equipamentos de carga - EVSEs”