Muito a sério, claro que me é irrelevante como é que a MobiE integra os operadores. Acho que é uma metodologia sem nexo, mas objectivamente uma BD ter uns milhões largos de registos é "pinotes". Isto assumindo que já têm um servidor que vá ao chão "fim-de-semana-sim, fim-de-semana-também"mjr Escreveu: ↑14 jan 2022, 14:06A questão de ter na BD da Mobi.e todos os cartões deve ser para responder mais rápido. Se não estiver na BD teriam de fazer uma consulta OCPI a todos os CEMEs, que por sua vez poderiam ter de fazer consultas a todos os EMSP com quem tivessem contratos. Muito tráfego desnecessário que se resolve com a adição do cartão à BD da Mobi.e. Eu também achei desnecessário e uma barbaridade ter na BD da Mobi.e esta brutalidade de cartões estrangeiros, mas disseram-me que era assim por dar mais garantias, não sendo problemático ter na BD esses cartões.
 
 Agora, que funcionalmente não tem nexo nenhum, não tem
 E só acontece porque há o modelo e a EGME. Em todo o lado o funcionamento do roaming é muito mais simples: estou registado numa série de operadores de roaming. Eles, lá no backoffice deles, sabem o caminho para o posto e activam o dito cujo. No final cobram-me o carregamento e lá se entendem com o dono do posto. E o dono do posto, querendo, pode dar acesso a quantos agregadores quiser.
 E só acontece porque há o modelo e a EGME. Em todo o lado o funcionamento do roaming é muito mais simples: estou registado numa série de operadores de roaming. Eles, lá no backoffice deles, sabem o caminho para o posto e activam o dito cujo. No final cobram-me o carregamento e lá se entendem com o dono do posto. E o dono do posto, querendo, pode dar acesso a quantos agregadores quiser.Agora com os QR code, massificação do ad-hoc para os carregamentos em viagem, apps para todos os gostos, agregadores cada vez mais "agregantes
 " em toda a Europa (menos Portugal, claro), acho sinceramente que é uma solução demasiado complexa, para um problema que não existe.
 " em toda a Europa (menos Portugal, claro), acho sinceramente que é uma solução demasiado complexa, para um problema que não existe.Daí que eu já tenha dito mais que uma vez que esta coisa do roaming nacional, do cartão único em 2022, é uma falácia. Bastava que os postos tivessem de permitir o roaming a operadores de roaming nacionais (pelo menos). Quem quisesse usava os recursos do dono do posto, quem quisesse usava os agregadores. Já não são obrigados a ligar à EGME? Não me parece assim muito diferente.
edit:
Concordo, mas acho que o incómodo é meio relativo. Agora que o cartão é muito mais prático, é.mjr Escreveu: ↑13 jan 2022, 23:29Até com a Miio só usei o pagamento com a App em testes, na prática o cartão é muito mais cómodo! Aliás, no caso do Continente a coisa que mais me chateia é ter de usar a App sempre: já tive situações em que não consegui iniciar a carga por não ter Internet (Vodafone em baixo e sem Wi-fi no local), e é um processo muito mais demorado do que com um cartão.
No Continente não me chateia nada usar a app porque é MUITO mais barato e a minha comodidade não é assim tão cara
 
   
   O mesmo para a EVIO agora, ainda não mandei vir o cartão, por isso uso a app que vale bem os 30s que demoro a mais que com o cartão.
 O mesmo para a EVIO agora, ainda não mandei vir o cartão, por isso uso a app que vale bem os 30s que demoro a mais que com o cartão.Com a Miio usei a app só por desporto, o normal é (era...) usar o cartão.
Claro, ter a app continua a ser fundamental para acompanhar o carregamento, dar valores, histórico, etc. Como disse aí noutro tópico, cancelei os contratos todos que não têm app (a da EDP está por um fio, está em "modo abébia" ehehehe). O modelo é mau, mas é o que temos e todos temos que o gramar. Se querem fornecer serviço, têm que o fornecer como os melhores.
É isto que eu tento transmitir, mas aparentemente sem sucesso
 O modelo tudo permite, o modelo a nada obriga? Mas não é óbvio que é por causa do modelo que praticamente todos os OPC cobram tempo? Porque não podem fazer negócio com a energia?
 O modelo tudo permite, o modelo a nada obriga? Mas não é óbvio que é por causa do modelo que praticamente todos os OPC cobram tempo? Porque não podem fazer negócio com a energia? 




 





 ZX Spectrum
ZX Spectrum




