É verdade, mas essas máquinas não são conhecidas por ter preços baixos nos produtos que disponibilizam... o que até vai na narrativa dos OPCs de que iria aumentar os custos.

Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O contactless é a solução ideal devido ao custo menor, mas duvido que os leitores RFID usados nos equipamentos já instalados permitam contacless. Os protocolos de segurança devem ser bastante mais avançados.Giugiaro Escreveu: ↑18 mai 2022, 11:38Depois de dois anos de pandemia, o pagamento contactless que já era regra no Reino Unido agora está muito mais sedimentado em toda a Europa, incluindo Portugal, por força das normas de higiene de combate à propagação da COVID-19.
Os pontos já têm a tecnologia. Falta o software de pagamento e o contracto com a REDUNIQ.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Avisado. Este tipo de comportamento não será tolerado.zeuz Escreveu: ↑17 mai 2022, 22:15Por favor, não insultes a tua inteligência.mjr Escreveu: ↑17 mai 2022, 16:05Bom, tendo em conta que não mencionaste nenhuma questão abordada nesse vídeo, apenas disseste "ensinar como fazer ervilhas", torna-se difícil, pelo menos para mim, perceber a relevância.zeuz Escreveu: ↑16 mai 2022, 20:04
Mas deixa lá as "ervilhas", que nem todos gostam e eu entendo isso... prefiro uma resposta a isto: viewtopic.php?f=29&t=7848&start=940#p149455
Sobre a resposta, desculpa mas não vi nenhuma pergunta.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Percebo o aviso. Partindo do princípio de estarmos limitados à informação disponível ao público, o atual modelo também é punitivo na entrada de novas soluções de carregamento em Portugal.
Podemos partir do princípio que qualquer serviço de auto-expresso que venha a ser relançado, quer para veículos ligeiros, quer para veículos pesados, ou terá de oferecer o carregamento elétrico sem custos, ou não será instalado caso não seja possível integrar a oferta no MME atual.
Ia ser giro ver uma boa dezena de postos de carregamento a andar pelo mapa a 160km/h.

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mais um Volt onde se falou da expansão da rede publica de carregadores.
https://www.facebook.com/uve.pt/videos/738444160800587
Antes demais enaltecer o trabalho do Telmo em particular e da UVE no geral, acho que ajuda bem a perceber como estamos a nível de carregadores. Ultimamente tenho sido um critico sobre a posição da UVE e de alguns membros da direcção sobre alguns assuntos, mas isso não me impede de dar mérito tanto a UVE como a essas pessoas quando assim acho que deve ser.
Nalguns dos "gráficos" é percetível que a distribuição de carregadores continua a ser muito díspar como foi referido. Reparem que os HUBs do interior são os mais atrasados sendo que a maioria esta apenas em projecto.
À uns dias abordamos o HUB de Almada num tópico qualquer aqui no fórum. É com agrado que vejo que existem mais pessoas com o mesmo pensamento que eu acerca deste HUB instalado num sitio onde não lembra a ninguém. Esbanjar dinheiro dos contribuintes num local longe de tudo e de todos. Mais uma vez é percetível a falta de conhecimento das autarquias em lidar com estes assuntos. Podem alegar razões tecnicas, mas numa área tão grande certamente que existiam mais locais. Mais uma vez será assim tão difícil haver uma cooperação entre entidades (neste caso UVE / CMA) para perceber se aquele local serve o propósito? Fazer só por fazer, para mostrar trabalho é só estupido.
Por último quando o senhor da mobi.E não esta presente, tenho a sensação que se fala mais abertamente sobre os problemas do nosso modelo. Por exemplo abordou-se a falta de informação do valor dos carregamentos e desta vez ninguém disse que era um não problema, bem pelo contrário, todos estão de acordo e ninguém percebe com tanta tecnologia como é que isso ainda não esta resolvido.
https://www.facebook.com/uve.pt/videos/738444160800587
Antes demais enaltecer o trabalho do Telmo em particular e da UVE no geral, acho que ajuda bem a perceber como estamos a nível de carregadores. Ultimamente tenho sido um critico sobre a posição da UVE e de alguns membros da direcção sobre alguns assuntos, mas isso não me impede de dar mérito tanto a UVE como a essas pessoas quando assim acho que deve ser.
Nalguns dos "gráficos" é percetível que a distribuição de carregadores continua a ser muito díspar como foi referido. Reparem que os HUBs do interior são os mais atrasados sendo que a maioria esta apenas em projecto.

À uns dias abordamos o HUB de Almada num tópico qualquer aqui no fórum. É com agrado que vejo que existem mais pessoas com o mesmo pensamento que eu acerca deste HUB instalado num sitio onde não lembra a ninguém. Esbanjar dinheiro dos contribuintes num local longe de tudo e de todos. Mais uma vez é percetível a falta de conhecimento das autarquias em lidar com estes assuntos. Podem alegar razões tecnicas, mas numa área tão grande certamente que existiam mais locais. Mais uma vez será assim tão difícil haver uma cooperação entre entidades (neste caso UVE / CMA) para perceber se aquele local serve o propósito? Fazer só por fazer, para mostrar trabalho é só estupido.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
A lei obriga a que postos em locais de acesso público estejam ligados à rede da ME. Não sendo jurista, tenho alguma dificuldade em compreender que um vagão de um comboio se enquadre nesse conceito, nem sequer propriamente existe uma ligação à RESP.Giugiaro Escreveu: ↑18 mai 2022, 15:49Percebo o aviso. Partindo do princípio de estarmos limitados à informação disponível ao público, o atual modelo também é punitivo na entrada de novas soluções de carregamento em Portugal.
Podemos partir do princípio que qualquer serviço de auto-expresso que venha a ser relançado, quer para veículos ligeiros, quer para veículos pesados, ou terá de oferecer o carregamento elétrico sem custos, ou não será instalado caso não seja possível integrar a oferta no MME atual.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Claro que esses problemas são conhecidos, assumidos e discutidos com os players e reguladores pela UVE. A nossa posição é de que é possível resolver esses problemas dentro do modelo, quer através dos próprios players, quer por melhorias introduzidas ao modelo.Nonnus Escreveu: ↑19 mai 2022, 08:55Mais um Volt onde se falou da expansão da rede publica de carregadores.
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Por último quando o senhor da mobi.E não esta presente, tenho a sensação que se fala mais abertamente sobre os problemas do nosso modelo. Por exemplo abordou-se a falta de informação do valor dos carregamentos e desta vez ninguém disse que era um não problema, bem pelo contrário, todos estão de acordo e ninguém percebe com tanta tecnologia como é que isso ainda não esta resolvido.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Mas já eram caras antes de terem pagamento MB/VISA, mentalizem-se que isso é uma falsa questão é, como dizem os brasileiros, conversa para boi dormir!
Pela Europa fora já muitos postos aceitam pagamento por MB/VISA há que tempos por isso não acredito que o equipamento seja caro. Comprendo sim se for como disseram aqui (salvo erro) que não querem que passe a ser obrigatório de um dia para o outro, logisticamente não será complicado, tem de se definir um prazo para que se preparem os postos já existentes.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
O estar ligado "à rede" é do mal o menos (ou se o ponto aparece em movimentos ou não num qualquer mapa), o grande "problema" é "estar ligado, segundo certas e determinadas regras", ou seja, ter de excecer uma atividade da forma que esta lei foi criada (CEME+OPC), contariando toda a logica de negócio no mundo inteiro e das próprias directivas europeias.mjr Escreveu: ↑19 mai 2022, 09:03A lei obriga a que postos em locais de acesso público estejam ligados à rede da ME. Não sendo jurista, tenho alguma dificuldade em compreender que um vagão de um comboio se enquadre nesse conceito, nem sequer propriamente existe uma ligação à RESP.Giugiaro Escreveu: ↑18 mai 2022, 15:49Percebo o aviso. Partindo do princípio de estarmos limitados à informação disponível ao público, o atual modelo também é punitivo na entrada de novas soluções de carregamento em Portugal.
Podemos partir do princípio que qualquer serviço de auto-expresso que venha a ser relançado, quer para veículos ligeiros, quer para veículos pesados, ou terá de oferecer o carregamento elétrico sem custos, ou não será instalado caso não seja possível integrar a oferta no MME atual.
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Os senhores da mobi.e além dos locais também entendem que a distinção é feita em função da atividade comercial ou não. Se se esqueceram de que além dos locais publicos, de acesso publico ou privados ainda há os em "movimento" isso certamente que não altera o espirito da sua interpretação "comercial".
Como já disse algumas vezes, não é por um posto estar "Num vão de escada", com uma cancela à frente ou num parque de acesso publico transformado em local de aceesso privado, que a atividade será diferente da atividade num via publica qualquer.
As regras têm de ser iguais para todos, sem subterfúgios, nem em função dos interesses de pessoas ou associações, como foi no passado a tenativa de jstificar a operação da rede Tesla e Continente e agora já passaram a ser ilegais, quando o grande problema está é na origem, na lei da ME em Portugal.
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal
Desculpa mas é completamente diferente um local de acesso privado e um de acesso público.
Um local de acesso público pressupõe que posso livremente lá chegar e carregar como se estivesse noutro lado qualquer, o mesmo não acontece num local de acesso privado onde é necessário autorização/contrato/etc para entrar nesse local. A única questão que não está enquadrada no modelo ao nível do acesso privado é a questão da venda de energia em acesso privado, que não está regulamentada (penso até que em termos genéricos seja proibida, como tal, e daí alguns players cobrarem por tempo, que na verdade até o desejam que assim seja para racionalizar o uso do posto). Isso sim, seria importante clarificar e regulamentar.
Um local de acesso público pressupõe que posso livremente lá chegar e carregar como se estivesse noutro lado qualquer, o mesmo não acontece num local de acesso privado onde é necessário autorização/contrato/etc para entrar nesse local. A única questão que não está enquadrada no modelo ao nível do acesso privado é a questão da venda de energia em acesso privado, que não está regulamentada (penso até que em termos genéricos seja proibida, como tal, e daí alguns players cobrarem por tempo, que na verdade até o desejam que assim seja para racionalizar o uso do posto). Isso sim, seria importante clarificar e regulamentar.
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