Revisões dos VE-abuso nos valores/hora da mão de obra
Revisões dos VE-abuso nos valores/hora da mão de obra
Hoje fui pagar a revisão dos 2 anos do meu ID3 e levei com um custo/hora de mão de obra especializada para VE de 87,30€+IVA, quase 108€/hora.
Sei que esta situação não é nova, já tinha lido relatos aqui no fórum de situações semelhantes, noutros concessionários de várias marcas por isso não fiquei surpreendido.
Compreendo que pelo facto de os VE não terem o mesmo desgaste de peças que tem um a combustão faz com que as oficinas dos concessionários tenham menos rentabilidade e eventualmente pode levar ao encerramento em locais onde haja pouco movimento.
Terei que avaliar a questão da garantia (eu consigo mudar o filtro do pólen e o óleo dos travões) e caso tenha que ir mesmo à marca da próxima vez, pedir orçamento a vários concessionários para tentar evitar que esta situação se repita.
Sei que esta situação não é nova, já tinha lido relatos aqui no fórum de situações semelhantes, noutros concessionários de várias marcas por isso não fiquei surpreendido.
Compreendo que pelo facto de os VE não terem o mesmo desgaste de peças que tem um a combustão faz com que as oficinas dos concessionários tenham menos rentabilidade e eventualmente pode levar ao encerramento em locais onde haja pouco movimento.
Terei que avaliar a questão da garantia (eu consigo mudar o filtro do pólen e o óleo dos travões) e caso tenha que ir mesmo à marca da próxima vez, pedir orçamento a vários concessionários para tentar evitar que esta situação se repita.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
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Re: Revisões dos VE-abuso nos valores/hora da mão de obra
Como já te disse na PM, daqui a dois anos pede vários orçamentos. Eu paguei pela mesma revisão um total de 153 euros.
Re: Revisões dos VE-abuso nos valores/hora da mão de obra
Eu paguei 282€, com os mesmos tempos que a tua.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
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Re: Revisões dos VE-abuso nos valores/hora da mão de obra
Não és caso único, maior parte das concessões está a levar mais ou menos isso. As oficiais do grupo SIVA estão a levar mais ou menos o mesmo que eu paguei.
Re: Revisões dos VE-abuso nos valores/hora da mão de obra
Está a acontecer em várias marcas e é ridículo, aceito que seja necessária mão-de-obra especializada mas não é para trocar um filtro de habitáculo!
O pessoal devia pedir orçamentos e no caso dos mais caros responder que não está interessado devido ao preço elevado.
O pessoal devia pedir orçamentos e no caso dos mais caros responder que não está interessado devido ao preço elevado.
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Re: Revisões dos VE-abuso nos valores/hora da mão de obra
Ainda à pouco tempo escrevi por aqui sobre isso, na última revisão ao ioniq num concessionário na maia apresentaram uma conta de €240, a única coisa que fizeram, confirmado pelo homem que levou o carro para dentro e trouxe para fora, foi trocar o filtro de ar do habitáculo. Sorte a minha que tinha pedido antes um orçamento que a custo acabaram por assumir no valor de €150.
Mesmo assim considero um roubo.
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- frankesousa
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Re: Revisões dos VE-abuso nos valores/hora da mão de obra
Eu nos meus leafs já decidi que não so levo mais à Nissan (também já só tem garantia de degradação, a outra já foi) e vou passar a levar a uma qualquer oficina que faça "revisão oficial" (mudar o filtro do habitáculo ) por um preço normal.
Se a lei está em vigor e permite fazer a revisão oficial fora da marca sem perder a garantia, porque raio os VE seriam exceção?
Nota: efetivamente ainda não levei a oficina nenhuma para ver a resposta deles, mas com o plano de manutenção tão simples espero que seja fácil.
Nota 2: na Nissan não existe base de dados de revisões "da marca" e apenas existe por concessionária, portanto não estou a ver como vão dizer "não fez as revisões".
Se a lei está em vigor e permite fazer a revisão oficial fora da marca sem perder a garantia, porque raio os VE seriam exceção?
Nota: efetivamente ainda não levei a oficina nenhuma para ver a resposta deles, mas com o plano de manutenção tão simples espero que seja fácil.
Nota 2: na Nissan não existe base de dados de revisões "da marca" e apenas existe por concessionária, portanto não estou a ver como vão dizer "não fez as revisões".
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10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
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Re: Revisões dos VE-abuso nos valores/hora da mão de obra
Esse de facto é um excelente ponto. O problema poderá ter de se enveredar por caminhos judiciais para fazer valer isso. Não conheço ninguém que dentro do período de garantia tenha levado o carro fora das marcas, ou sequer se as oficinas fazem essa revisão.frankesousa Escreveu: ↑24 jan 2023, 15:58Se a lei está em vigor e permite fazer a revisão oficial fora da marca sem perder a garantia, porque raio os VE seriam exceção?
Seja como for, este abuso da MO nos VE já não é exclusivo das oficinas das marcas... O meu carro teve/tem um problema nos limpa pára brisas e a primeira oficina onde o levei (chovia torrencialmente nesse dia) era aqui perto, multimarca. Desmontaram e testaram o motor (que é igual a qualquer outro carro), afirmaram que não é do motor mas não há para substituir e por isso teve de ficar na mesma, mas paguei na mesma MO especializada em VEs. Se fosse outro carro a combustão, com motor e escovas virtualmente iguais, pagaria metade.
Não há nada específico no mecanismo do limpa pára brisas de um VE. É como mudar o filtro do habitáculo a 100€/h
Tenho dito várias vezes: pedir orçamentos, optar pelo mais barato.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Revisões dos VE-abuso nos valores/hora da mão de obra
Fora da marca(Mforce) tinha um orçamento de 186 euros.
Na marca(mais dentro da marca era impossível) já disse quanto foi.
Portanto esta pelo menos nem me preocupei em procurar mais fora da marca.
Dito isto o filtro do habitáculo nos ID é a coisa mais simples de mudar:
https://youtu.be/5PZrfiaejK0
Abrir o capot, tirar uma tampa e trocar os filtros, voltar a por a tampa e siga.
Na marca(mais dentro da marca era impossível) já disse quanto foi.
Portanto esta pelo menos nem me preocupei em procurar mais fora da marca.
Dito isto o filtro do habitáculo nos ID é a coisa mais simples de mudar:
https://youtu.be/5PZrfiaejK0
Abrir o capot, tirar uma tampa e trocar os filtros, voltar a por a tampa e siga.
Re: Revisões dos VE-abuso nos valores/hora da mão de obra
Provavelmente cá fora não fazem, faz-me lembrar os carros a GPL... eles querem é longe da porta!frankesousa Escreveu: ↑24 jan 2023, 15:58Se a lei está em vigor e permite fazer a revisão oficial fora da marca sem perder a garantia, porque raio os VE seriam exceção?
O cliente é que tem de comprovar que fez as revisões.frankesousa Escreveu: ↑24 jan 2023, 15:58Nota 2: na Nissan não existe base de dados de revisões "da marca" e apenas existe por concessionária, portanto não estou a ver como vão dizer "não fez as revisões".