
DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Recebi o Leaf em 1 de Julho de 2011. Apresento hoje uns valores obtidos (após substituição do módulo 36 stack e controlador da bateria (LBC) )para apreciação dos elementos do fórum.
30155 km
34 cargas rápidas
707 cargas normais
Após carregamento a 80%, apresentou os seguintes valores:
16800 wh
4016/4029 mV
23ºC – 5 barras
Após carregamento a 100%;
20640 wh
4072/4107 mV
25ºC – 6 barras
Desde Janeiro deste ano percorri 6960 km, com 1164,53 kw.h ( 957,1 em casa e 207,4 mobi.e) o que dá 167 wh / km – 5,97 km / kw.h.
Estes quase 7000 km, custaram-me 105 euros, ou seja, 1,51 euros / 100km.
Verifico que a célula 72 é a que apresenta sempre o valor mais baixo de tensão. Será normal ser sempre a mesma célula?
30155 km
34 cargas rápidas
707 cargas normais
Após carregamento a 80%, apresentou os seguintes valores:
16800 wh
4016/4029 mV
23ºC – 5 barras
Após carregamento a 100%;
20640 wh
4072/4107 mV
25ºC – 6 barras
Desde Janeiro deste ano percorri 6960 km, com 1164,53 kw.h ( 957,1 em casa e 207,4 mobi.e) o que dá 167 wh / km – 5,97 km / kw.h.
Estes quase 7000 km, custaram-me 105 euros, ou seja, 1,51 euros / 100km.
Verifico que a célula 72 é a que apresenta sempre o valor mais baixo de tensão. Será normal ser sempre a mesma célula?
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Estou mesmo perto dos 54.500Kms, o que tenho notado ultimamente (parece-me ser por causa das noites mais quentes), é que os carregamentos a 80% carregam apenas 75%.
...têm havido umas noites/madrugadas abafadas, lá para a minha zona...
Será mau sinal ?
sm

...têm havido umas noites/madrugadas abafadas, lá para a minha zona...
Será mau sinal ?
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Os carregamentos a 80% carregam sempre a 80%. O número de barras de carga é que pode variar por fatores ainda desconhecidos. Parece ser um sinal de degradação da bateria. Normalmente com tempo mais frio retornam as 10 barras nas cargas a 80%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Huummm... então é mau sinal, é que quando consulto no Carwings, tenho lá 75% certos.mjr Escreveu:Os carregamentos a 80% carregam sempre a 80%. O número de barras de carga é que pode variar por fatores ainda desconhecidos. Parece ser um sinal de degradação da bateria. Normalmente com tempo mais frio retornam as 10 barras nas cargas a 80%.
sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
O Carwings apenas reporta o SOC de acordo com o número de barras de carga disponíveis. 9 barras em 12 dá 75%, e é isso que ele reporta. Claro que na realidade pode estar perto dos 70% ou dos 80%.
Hoje de manhã tinha 79.9% de SOC, medido com a app para Android e o adaptador CAN-Bluetooth, e 9 barras de carga. A bateria estava nos 27 graus Celsius.
Hoje de manhã tinha 79.9% de SOC, medido com a app para Android e o adaptador CAN-Bluetooth, e 9 barras de carga. A bateria estava nos 27 graus Celsius.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Também num carregamento a 80% fiquei com as 9 barras, no Carwings indicava 75% mas fizeram-me a leitura com o consult 3 plus, e deu os seguintes valores.Essiemme Escreveu:Huummm... então é mau sinal, é que quando consulto no Carwings, tenho lá 75% certos.mjr Escreveu:Os carregamentos a 80% carregam sempre a 80%. O número de barras de carga é que pode variar por fatores ainda desconhecidos. Parece ser um sinal de degradação da bateria. Normalmente com tempo mais frio retornam as 10 barras nas cargas a 80%.
sm
SOC 80%
Temp ambiente 27oC
Temp bateria 29oC - 6 barras
16240 wh
O mjr faz o favor de digerir isto como ninguém.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Pessoal,
Tenho a informar que perdi a minha primeira barra esta semana (e depois de falar com o Filipe ele também a perdeu) o que não é nada de preocupante ou não expectável.
Face ao sucedido deu-me para fazer um teste à autonomia do carro para fazer uma aferição mental do que é que podia contar em termos de desempenho e como tal fiz-me à estrada com o LEAF todo carregado (100%).
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-CRFF ... -58-22.png[/IMG]
Sai de Oeiras e fui pela marginal, passei Cascais, Guincho, comecei a subir a Serra de Sintra e decidi ir ao Cabo da Roca
[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-recJ ... 151645.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-PGGX ... 151659.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-VCaq ... 151714.jpg[/IMG]
De seguida continuei a subir a Serra sempre com andamento normal e acima de tudo sem restringir os outros carros e cheguei à Praia das Maçãs onde deparei como já estamos habituados a posto de carga ocupado
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-xfwY ... 154104.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-DtD3 ... 154131.jpg[/IMG]
Dali sai para a Praia Grande sempre com andamento normal...
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-g3hC ... 154722.jpg[/IMG]
Uma bela tarde
[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-N104 ... 154747.jpg[/IMG]
Em seguida fui até Rio de Mouro à Nissan para confirmar o meu update de software para 6ª Feira 02AGO2013 e de seguida fui até Benfica verificar onde ficavam as novas instalações da Nissan que entretanto foram desactivadas no Estádio da Luz que ainda mantém o Posto de Carga Rápido a funcionar.
Dali fui para o Posto de Carga Rápido da A5 na AE Cascais - Lisboa onde andei às voltas para chegar ao 1º alerta de pouca bateria mas não consegui e desisti de andar às voltas.
Tudo isto deu como resultado que fiz 115 kms sem restrições de acelerador (rolar normalmente como todos os veículos na estrada) e ainda tinha 20 kms no "Guessometro".
Esqueci-me de tirar um ecrã a partir da aplicação do LEAF mas tinha ainda mais de 5,8 kw disponíveis o que me dava uma boa confiança de que faria os restantes 20 kms indicados.
Em conclusão penso que a andar normalmente e sem tentar esticar a autonomia ao máximo conseguiria fazer, no mínimo 135 kms com facilidade o que ao fim de mais de 2 anos me agrada face a alguns exageros que tenho cometido nomeadamente na área das cargas rápidas as quais não terão afectado tanto assim a performance das mesmas.
Não esquecer que andei bastante em Serra com bastantes subidas o que me faz considerar este teste bem superado. Em terreno mais plano penso que com cuidado chegaria ainda aos 150 kms percorridos.
Enfim são as minhas sensações em relação ao estado do carro apesar da perda de uma barra. Contem-nos as vossas experiências também e desculpem o longo discurso.
Cumprimentos
Tenho a informar que perdi a minha primeira barra esta semana (e depois de falar com o Filipe ele também a perdeu) o que não é nada de preocupante ou não expectável.
Face ao sucedido deu-me para fazer um teste à autonomia do carro para fazer uma aferição mental do que é que podia contar em termos de desempenho e como tal fiz-me à estrada com o LEAF todo carregado (100%).
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-CRFF ... -58-22.png[/IMG]
Sai de Oeiras e fui pela marginal, passei Cascais, Guincho, comecei a subir a Serra de Sintra e decidi ir ao Cabo da Roca
[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-recJ ... 151645.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-PGGX ... 151659.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-VCaq ... 151714.jpg[/IMG]
De seguida continuei a subir a Serra sempre com andamento normal e acima de tudo sem restringir os outros carros e cheguei à Praia das Maçãs onde deparei como já estamos habituados a posto de carga ocupado

[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-xfwY ... 154104.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-DtD3 ... 154131.jpg[/IMG]
Dali sai para a Praia Grande sempre com andamento normal...
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-g3hC ... 154722.jpg[/IMG]
Uma bela tarde
[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-N104 ... 154747.jpg[/IMG]
Em seguida fui até Rio de Mouro à Nissan para confirmar o meu update de software para 6ª Feira 02AGO2013 e de seguida fui até Benfica verificar onde ficavam as novas instalações da Nissan que entretanto foram desactivadas no Estádio da Luz que ainda mantém o Posto de Carga Rápido a funcionar.
Dali fui para o Posto de Carga Rápido da A5 na AE Cascais - Lisboa onde andei às voltas para chegar ao 1º alerta de pouca bateria mas não consegui e desisti de andar às voltas.
Tudo isto deu como resultado que fiz 115 kms sem restrições de acelerador (rolar normalmente como todos os veículos na estrada) e ainda tinha 20 kms no "Guessometro".
Esqueci-me de tirar um ecrã a partir da aplicação do LEAF mas tinha ainda mais de 5,8 kw disponíveis o que me dava uma boa confiança de que faria os restantes 20 kms indicados.
Em conclusão penso que a andar normalmente e sem tentar esticar a autonomia ao máximo conseguiria fazer, no mínimo 135 kms com facilidade o que ao fim de mais de 2 anos me agrada face a alguns exageros que tenho cometido nomeadamente na área das cargas rápidas as quais não terão afectado tanto assim a performance das mesmas.
Não esquecer que andei bastante em Serra com bastantes subidas o que me faz considerar este teste bem superado. Em terreno mais plano penso que com cuidado chegaria ainda aos 150 kms percorridos.
Enfim são as minhas sensações em relação ao estado do carro apesar da perda de uma barra. Contem-nos as vossas experiências também e desculpem o longo discurso.
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Com eu costumo dizer (mentira, inventei agora mesmo), o que se perde numa barra, ganhou-se o dobro em aprendizagem de condução. Chegas agora mais longe do que nunca, pelo menos comigo é assim.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3088
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
E então quando montarem as cargas rápidas armazenadas, pensaremos que chegamos ao PARAÍSO 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas
Fiz hoje a última actualização de software e para já não senti qualquer diferença incluindo na aplicação para o LEAF 

NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt