Expansão células Leaf 40kW.h
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Na firma Renovables del Sur em Sevilha, há 1 ano a substituição integral por células novas para o Leaf 24, custavam 8500 €, e para ficar
com as substituídas foram mais 1000 €, que eu saiba até agora a autonomia mantêm-se e não há problemas de maior.
com as substituídas foram mais 1000 €, que eu saiba até agora a autonomia mantêm-se e não há problemas de maior.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Nonnus Escreveu: ↑02 set 2023, 08:36Se pensa em comprar esse carro peça para ver um documento que prove essa substituição de bateria aos 150000km.
Aos 150000km em condições normais esse carro já não estava coberto pela garantia. A garantia para problemas de bateria são 100000km, os 160000km é para degradação, perda de 4 barras.
Quanto a reparação das baterias fora da rede Nissan, temos de comparar o que é comparável, embora os preços na Nissan sejam mais elevados temos de perceber se o tipo de intervenção é o mesmo. A Nissan não faz remendos que é o que as outras oficinas fazem. A Nissan, ou põe um pack novo, ou substitui as células inchadas por novas. O que as outras oficinas fazem é retirar as chapas deformadas para estas não estarem em contacto com as células, ou põem um isolamento entre a célula inchada e a chapa. Não é o mesma reparação. O problema continua lá e há relatos de pessoas que voltaram a ter problemas. Também há casos em que retiram as células danificadas, ficando o carro com menos autonomia. Tudo remendos...
O ser muito mais barato tem muita que se lhe diga. É certo que todos queremos pagar o menos possível por uma reparação, mas temos de perceber se essa reparação é igual ao que a Nissan faz.
Esta desculpa de que as baterias após 100000 kms estão cobertas por degradação e não por defeitos é uma desculpa única que só ouvi da Nissan em Portugal. Em todo o mundo a garantia das baterias cobre todo o tipo de defeitos das baterias. Digo isto depois de falar com muitas pessoas na Alemanha e nos EUA que tiveram módulos ou baterias substituídas até aos 160000. De facto, mesmo em Portugal, as pessoas têm substituído baterias por falhas de isolamento ou inchaço, mas agora que a Nissan aqui está a ter problemas, estão a inventar desculpas.
As baterias com falhas de isolamento têm de ser substituídas, qualquer outro tipo de reparação é arriscada, porque esses módulos podem fazer com que os terminais positivo e negativo se liguem e provoquem o esgotamento da bateria, ou mesmo incêndios. Este facto foi-me confirmado por engenheiros de pelo menos duas oficinas: NTA Batalha e Hybrid Car Centre. Qualquer oficina que faça o contrário está a arriscar-se. Também cada módulo de bateria a 300 euros (para um leaf de 40 kwh) não é assim tão caro.
Se todos os módulos foram substituídos ou apenas alguns ou se um módulo foi removido, tudo pode ser detectado com o leafspy. Um módulo usado terá uma voltagem visivelmente mais baixa do que um módulo recentemente substituído.
Se olharem para a pagina do facebook do Marco: https://www.facebook.com/groups/2264118 ... 855987609/
A 7 de dezembro de 2021 reportou o erro com 150000 kms, e depois a 29 de novembro de 2022 reporta a substituição da bateria e publica o leafspy com 95,86% , hx 111, e 176000 kms e 13 mV de diferença de célula. Se apenas alguns módulos fossem substituídos, o delta entre as voltagens das células seria muito maior. Por isso, penso que ele deve ter recebido a substituição em garantia.
Há sempre um risco na compra de carros em segunda mão, mas um risco calculado e bem informado é por vezes o que permite uma compra de valor Eu teria comprado o carro, mas agora já tenho um Leaf, que comprei há 4 meses e que tem servido muito bem a mim e à minha espousa como um carro citadino. O meu citroen C5 a gasóleo é pouco utilizado, mas continua a ser o carro que prefiro para as viagens longas ocasionais. Não vejo sentido em gastar mais de 20000 euros em qualquer carro, por isso tenho de esperar que os veículos eléctricos fiáveis de longo autonomias no mercado de segunda mão fiquem mais baratos, e não estou com pressa agora. Teria gostado do Tesla Model 3, mas estou habituado a bancos tipo sofá com suspensões confortáveis e o teste de condução do Model 3 pareceu-me uma tortura depois do meu confortável Citroën com 20 anos
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Pois, mas 8500€ não são 1600€ como alguns dizem que pagaram para resolver o problema das células inchadas. Comparar o que é comparável. Se estas empresas portuguesas que levam 1600€ fizerem o mesmo que Renovables del Sur em Sevilha, certamente levam mais de 8500€.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Nonnus Escreveu: ↑02 set 2023, 09:44Pois, mas 8500€ não são 1600€ como alguns dizem que pagaram para resolver o problema das células inchadas. Comparar o que é comparável. Se estas empresas portuguesas que levam 1600€ fizerem o mesmo que Renovables del Sur em Sevilha, certamente levam mais de 8500€.
Não vejo qualquer raisão para não trocar os modulos danificados. Os modulos dos Nissan leaf são mais barato no mercado. Há muita oferta de carros acidentados na Noruega com SOH muito alto (seu clima frio ajuda)
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Um pormenor, as células novas foram de 42 Kw.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Recentemente passei/estou a passar por esse processo de substituição da bateria do meu leaf ao abrigo da garantia e a Nissan é clara nesse aspecto dos 100000km para problemas relacionados com a bateria e 160000km apenas para degradação.aneesh84 Escreveu: ↑02 set 2023, 09:20Esta desculpa de que as baterias após 100000 kms estão cobertas por degradação e não por defeitos é uma desculpa única que só ouvi da Nissan em Portugal. Em todo o mundo a garantia das baterias cobre todo o tipo de defeitos das baterias. Digo isto depois de falar com muitas pessoas na Alemanha e nos EUA que tiveram módulos ou baterias substituídas até aos 160000. De facto, mesmo em Portugal, as pessoas têm substituído baterias por falhas de isolamento ou inchaço, mas agora que a Nissan aqui está a ter problemas, estão a inventar desculpas.
O meu carro começou por apresentar problemas em duas células que faz com que tenha um comportamento estranho (mais pormenores é ler o meu diário de bordo neste fórum), quando eu reportei o problema a Nissan recebi como resposta que a garantia para o problema era 100000km como o carro já tinha quase 150000km já não reparavam. Tive de esperar que cai-se a 4ª barra e pedir então a substituição da bateria em garantia.
Em relação ao que acontece nos outros países por exemplo nos Estados Unidos desde 2020 que as baterias dos Leaf de 30 são substituídas por baterias de 40, por cá os primeiros carros levaram com baterias recondicionadas algumas com 10 barras. É o que é.
Não vivemos nos Estados Unidos pois não? Então se calhar temos termos de garantia diferentes, e ao comprar o carro aceitamos.
Mas nada como fazer valer os nosso direitos e levar a Nissan a tribunal sempre que acharmos que não cumprem com os termos de garantia. Existe um senhor que já moveu uma acção contra a Nissan por causa do update nos Leaf de 30 que faz com que o carro passe a ler correctamente a energia dentro do pack. Diz que o tribunal lhe deu razão, e agora quer mover outra acção para que a Nissan lhe dê uma bateria nova. Mas já anda nisto há mais de um ano e ainda não conseguiu nada.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Tem razão. Vivemos em Portugal. Mas a minha experiência diz-me que não é só a Nissan, muitas empresas em Portugal tratam-nos como clientes de segunda classe e não se atrevem a fazer o mesmo com clientes na Alemanha ou noutros países. Talvez porque os nossos sistemas jurídicos não sejam fortes.
Já analisei milhares de fóruns internacionais e não encontrei um único caso fora de Portugal (incluindo na UE) em que tenha sido apresentada uma razão tão absurda. Os termos assinados dizem Garantia contra a perda de capacidade da bateria, o que, em qualquer lógica razoável, significa garantia contra uma célula defeituosa que faz com que a capacidade efectiva da bateria se torne zero.
De qualquer forma, todos sabemos que o fim da Nissan como empresa está no horizonte e que provavelmente estará falida ou será vendida dentro de alguns anos. Mas os Nissan Leaf continuam a ser dos carros mais fáceis de reparar no mercado pós-venda e, como EVs baratos em segunda mão, continuarão a ser um bom valor durante muitos anos. Como vos disse, já recebi uma cotação de 300 euros por um novo módulo Nissan (40 Kwh) do Hybrid Car Centre em Lisboa, o que significa que não precisamos de nos preocupar se alguns módulos precisarem de ser mudados no futuro.
Já analisei milhares de fóruns internacionais e não encontrei um único caso fora de Portugal (incluindo na UE) em que tenha sido apresentada uma razão tão absurda. Os termos assinados dizem Garantia contra a perda de capacidade da bateria, o que, em qualquer lógica razoável, significa garantia contra uma célula defeituosa que faz com que a capacidade efectiva da bateria se torne zero.
De qualquer forma, todos sabemos que o fim da Nissan como empresa está no horizonte e que provavelmente estará falida ou será vendida dentro de alguns anos. Mas os Nissan Leaf continuam a ser dos carros mais fáceis de reparar no mercado pós-venda e, como EVs baratos em segunda mão, continuarão a ser um bom valor durante muitos anos. Como vos disse, já recebi uma cotação de 300 euros por um novo módulo Nissan (40 Kwh) do Hybrid Car Centre em Lisboa, o que significa que não precisamos de nos preocupar se alguns módulos precisarem de ser mudados no futuro.
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
É isso mesmo, na altura em que comprei o meu LEAF o vendedor disse que podia fazer mais barato se alterasse a garantia, tal como faziam para os TVDE, ao aceitar-mos as condições de garantia nessa altura não podemos depois vir depois muito chateados que não sabiamos de nada, no Facecoiso é mato ler coisas dessas...
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Para vermos que afinal não é só a Nissan que tem uma atitude longe da que todos gostávamos, fica aqui um exemplo da garantia da Tesla que em tudo muito semelhante a da Nissan. Pelo menos no nosso país.
E mais haverá a fazerem o mesmo...
no grupo de facebbok Escreveu: Bom dia TCP,
No seguimento da avaria do meu TMS no supercharger de Loulé, a solução foi substituir a bateria de alta voltagem (em garantia, tem 3 anos e meio)
Pelo que vejo no resumo/fatura, é uma bateria remanufaturada. Alguém tem conhecimento suficiente para me dizer se tem a mesma capacidade ou fiabilidade de uma nova? Será suposto ser remanufaturada, estando em garantia? Obrigado.
Ao que parece também salvaguardam que podem substituir as baterias com capacidades idênticas, ou superior, é exactamente o mesmo que a Nissan fez/faz nos Nissan Leaf de 30kWh quando instala baterias recondicionadas com 10 ou 11 barras.É “suposto” (ou seja, é a prática e o direito da Tesla) substituir a bateria por uma “em estado idêntico ou superior” à que tinha, e a norma é substituir por uma Reman.
Terá em princípio uma fiabilidade idêntica ou melhor (uma vez que foi revista recentemente).
Note no entanto que a Tesla deixa claro que a garantia *não se estende* - ou seja, que a bateria tem a mesma data final de garantia que a bateria original, uma vez que o carro é o bem que está em garantia, e não os componentes individuais. Isto é um tópico de discussão com muitos membros.
Também para clarificar: se comprasse uma bateria (reman ou nova) já fora da garantia do carro, essa bateria teria, individualmente, creio que 2 anos de garantia.
E mais haverá a fazerem o mesmo...
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
esse caso ou outro de avaria da bateria no meu entendimento não é "exatamente igual" se for garantia por degradação.
Para mim uma coisa é a bateria "avariar", que foi o caso aqui e também é o caso nas células inchadas, e ai não vejo grande problema em trocar por uma bateria equivalente "boa".
Outra coisa muito diferente é a garantia de degradação/ capacidade. Essa não tem qualquer logica chegar aos 150.000km, estar abaixo dos 65% de capacidade em nova e a marca decidir meter uma com 75% de capacidade que passados 1 ou 2 anos está nos 65% como a "velha". Isso para mim é uma completa falha nos termos da garantia.
Em ambos os casos a atitude aceitável das marcas é "estraga velho paga novo" mas compreendo a de algum modo aceito a diferença.
O que me preocupa mesmo aqui é a atitude das marcas de "uma célula inchada# ou pouco mais e bateria nova, sem reparar nem coisa nenhuma, dai terem depois baterias reparadas para meter.
Resumindo, a minha posição/ opinião é, baterias recondicionadas parece-me bem e eu aceitaria mas nunca em caso de garantia de degradação, apenas em caso de avarias.
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10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
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