Tenho visto vários comentários aqui no fórum com a mesma ideia, como se o serviço de telecomunicações fosse o mesmo que fornecer energia elétrica, (e porque não os combustiveis..

Então, considerando o que se passa nas telecomunicações (só na chamadas e sms, porque com os dados já não é assim), significa que eu tenho um preço no meu pais de origem e quando me desloco para outro pais pago o mesmo por KWh, então quem paga a diferença de custo da energia elétrica de país para país? Consegues explicar o que consideras Roaming nos carregamentos?
Para os mais distraídos, recordo que Portugal faz parte da EU, assim não está isento de cumprir as diretivas europeias, sobre pena de ser multado e do que eu saiba, até à data não há incumprimento de diretivas sobre este tema.LFN Escreveu: ↑22 fev 2024, 00:45A diferença entre o modelo de todos os países europeus e o orgulhosamente sós do português é que no primeiro caso basta uma diretiva para por toda a gente nos carris sem diferenciações de preços, no segundo não há ponta por onde se pegue para garantir a transparência dos preços e a atratividade para investimento.
Sobre a diferenciação de preços, não sei onde foste buscar a ideia que há alguma obrigatoriedade de não existir, não só não há (nos carregamentos de VE) há como também não há nas telecomunicações ou noutros serviços ou produtos. Pode existir preços idênticos de país para país mas por iniciativa das empresas, por questões comerciais nunca por imposição da UE, seria quase comunismo.
O teu exemplo é interessante, a mesma empresa cobra preços diferentes entre países, como vês contrário ao que tu apregoas e se usares outro parceiro pagas mais, por exemplo a Chargemap cobra nesta rede (Fastned) mais 10%.LFN Escreveu: ↑22 fev 2024, 00:45Um exemplo que vi há dias em França:
https://imgur.com/SLsLSEf
Rede Fastned,16 postos de 300 kW cada, 0,59€/Kwh. Cá arranja-se um posto de 50 ou 100 kW a 0,45-0,50€/kWh nas áreas de serviço, e quando funciona.
Com o nosso modelo iremos ver este tipo de investimento? Jamais!
Em Portugal consegues carregar a 140kWh/150kWh em alguns postos de AE (por exemplo na Galp AE- Alcaçer do Sal) por valores entre os 0,45€/0,50€.Standard tariffs (Pay as you go)
The Netherlands € 0.69 per kWh
Germany € 0.69 per kWh
Belgium € 0.69 per kWh
France € 0.59 per kWh
Switzerland CHF 0.59 per kWh
United Kingdom GBP 69p per kWh
Denmark DKK 5.89 per kWh
Start your session at the charger screen or through the Fastned app.
If you use a charging card, your provider could charge a service fee. Ask them for the details.
Sobre investimentos, no fim de 2022 existiam quase 600 mil VE matriculados em França, em Portugal eram pouco mais de 50 mil. E quantos carros há em Portugal que consigam carregar a 300kWh?
Não há almoços grátis, qualquer simplificação, como o pagar com cartão de débito/crédito, etc.. terá sempre um acréscimo de custo, ou acreditas no Pai Natal?
Do zapping que fiz em alguns países na UE, Portugal tem neste momento dos custos mais baixos para carregamento de VE, sim, temos carregadores estupidamente caros, como os da Ionity mas se há coisa em que o nosso modelo é bom é permitir que tenhas o fornecedor que te for mais conveniente em todos os postos da rede publica, algo que não existe nos outros países, assim em Portugal no principio do ano ou quando há alterações tarifárias, só tenho que ver para o meu perfil de utilização qual é o mais barato (tal como faço para casa) e usar esse fornecedor. Em Espanha (ou noutros países) ou compro um cartão que dá para várias redes e pago um prémio por isso ou então tenho que andar a ver que postos é que há por onde vou passar para instalar as respectivas apps, por isso neste momento tenho 13 apps.