Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 04 jun 2024, 11:24

BrunoAlves Escreveu:
03 jun 2024, 18:31
Desde o passado dia 1, com o aumento das TAR, que a generalidade dos CEME estão nos 25-30cts/kWh em FV. O OMIE para amanhã está quase nos 100€/MWh por isso nem os indexados safam.
Com o aumento das TAR e a "colagem" do modelo da ME ao setor elétrico temos agora uma boa parte dos CEME mais caros do que é possível obter no carregamento total em muitos postos por essa Europa fora, mesmo sem contar a parte OPC que é significativa. Carregar em AC tornou-se um luxo em Portugal, enquanto que lá fora continua a ser muito mais barato que em DC.

Há uns tempos largos deu-se aqui como exemplo do bons que somos e que maus são os Espanhóis um vídeo do Marcus.
Sugeria agora que se visse este vídeo do mesmo Marcus já do final do ano passado, em França.
Preço, disponibilidade, escolha variada, roaming, CPOs muito diversos, múltiplos postos por localização. É isto no fundo que andamos a perder, com a teimosia de 2010... Como já disse várias vezes, batemos no "Espanha, Espanha", para tentar escamotear quanto mercado há lá fora a funcionar, e nós a ficar para trás.


Os dados são o que são, frios...
IMG-20240601-WA0043.jpg
Concordo com o tema do aumento dos CEME, tendo a discordar com o tema dos AC, pois depende sempre do veículo que utilizará o posto (eu, até 31/05, conseguia um valor €/kWh, tudo incluído, abaixo dos 0,35, mas pq utilizo um VE que carrega a 22).
Dito isto, só referir que os opc deveriam cobrar por kWh e não por tempo.

Relativamente aos gráficos, para ser uma análise justa, falta só colocar algo como n°ve/100.000 hab, ou %do parque.

Num absurdo, em Estado que tenha 1 posto rápido e que no seu parque automóvel só tenha 1 VE, apareceria no topo desse gráfico, no entanto não significaria que fosse o melhor Estado para ter VE

LFN
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 04 jun 2024, 23:13

BrunoFonseca Escreveu:
04 jun 2024, 11:24

Dito isto, só referir que os opc deveriam cobrar por kWh e não por tempo.
De acordo com o nosso modelo, quem vende energia em exclusivo são os CEME. Não é essa a função dos OPC.

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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 04 jun 2024, 23:26

LFN Escreveu:
04 jun 2024, 23:13
BrunoFonseca Escreveu:
04 jun 2024, 11:24

Dito isto, só referir que os opc deveriam cobrar por kWh e não por tempo.
De acordo com o nosso modelo, quem vende energia em exclusivo são os CEME. Não é essa a função dos OPC.
Constituirem um tarifário em função dos kWh utilizados não é sinónimo de estar a vender energia.

O OPC pode ter no seu tarifário:
Um fee fixo
Em função do tempo
Em função da energia
Um mix dos 3 com steps distintos

LFN
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por LFN » 04 jun 2024, 23:27

Não vejo como não é. kWh é uma unidade de medida de energia, e de nada mais.

O que mede adequadamente o serviço prestado é o tempo de ligação, uma vez que a energia é vendida por outra entidade.

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Nonnus
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por Nonnus » 05 jun 2024, 07:09

Continua-se achar que a existência de um CEME e do OPC é que faz sentido e depois anda-se a tentar justificar tudo e mais alguma coisa para existência deste modelo.

Os anos passam mas discute-se sempre o mesmo não percebendo que tirando a figura CEME ficava tudo mais simples.

Antigamente defendia-se que o OPC devia cobrar por tempo para não haver abusos, agora deve cobrar por kWh. E talvez deixar o OPC ser dono daquilo que é dele, e ser ele a vender energia. Sei lá, como se faz no resto do mundo.
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BrunoFonseca
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 05 jun 2024, 11:37

Sinceramente parece-me que tentam encontar problemas onde eles não existem.

Em lado nenhum diz que o opc nao pode colocar uma tarifa em kWh, existindo casos reais.

A apresentação do valor e kWh tornaria mais transparente o valor a cobrar, isto pq podes ter postos com partilha de potência entre tomadas e o valor a cobrar iria depender se mais alguém estaria ou não a utilizar o posto.
Também não acho que quem tem veículos que não conseguem atingir determinadas potências de carregamento devam ser penalizados por isso.

É por estas (e outras) razões que considero que os tarifários devem ser em kWh, sendo que de PCR para cima, deva existir uma componente em função do tempo a partir de x minutos, por forma a gerar rotatividade.

cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 05 jun 2024, 11:57

BrunoFonseca Escreveu:
05 jun 2024, 11:37
Em lado nenhum diz que o opc nao pode colocar uma tarifa em kWh, existindo casos reais.
Pois não, mas os OPCs não têm incentivo nenhum em cobrar por kWh. Sai-lhes mais lucrativo cobrar por tempo e muitas das vezes nem sequer entregam a potência devida, seja por limitações do carro ou mesmo do posto.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

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BrunoAlves
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoAlves » 05 jun 2024, 18:36

BrunoFonseca Escreveu:
04 jun 2024, 11:24
Relativamente aos gráficos, para ser uma análise justa, falta só colocar algo como n°ve/100.000 hab, ou %do parque.
Num absurdo, em Estado que tenha 1 posto rápido e que no seu parque automóvel só tenha 1 VE, apareceria no topo desse gráfico, no entanto não significaria que fosse o melhor Estado para ter VE
Não seja por causa disso
IMG-20240601-WA0043_2.jpg
IMG-20240601-WA0043_2.jpg (36.06 KiB) Visto 5118 vezes
A vermelho o ranking daquele estudo que tantas vezes aqui foi referido como nos colocando em 4º no número de postos por 100km (essa sim uma métrica totalmente vazia e que claramente favorece países pequenos - como o ranking bem mostra, com a Alemanha como "forasteiro" acima de nós)
A Azul a cota de vendas de BEV no país no ano de 2023 (o mesmo ano a que respeitam os gráficos)

Como é óbvio esse absurdo tem de ser considerado e o gráfico tem de ser lido com "um grão de sal" como dizem os americanos. Mas a conclusão é a mesma: estamos no fundo.
BrunoFonseca Escreveu:
04 jun 2024, 11:24
tendo a discordar com o tema dos AC, pois depende sempre do veículo que utilizará o posto (eu, até 31/05, conseguia um valor €/kWh, tudo incluído, abaixo dos 0,35, mas pq utilizo um VE que carrega a 22).
Com o VE certo à hora certa e esses 35cts agora são facilmente 40cts. Com o carro errado são facilmente 50-70cts/kWh. Lá fora 20-30cts/kWh para qualuer carro são fáceis de encontrar. Mas dás-me razão:
BrunoAlves Escreveu:
03 jun 2024, 22:26
(...)com um esquema que só beneficia uma elite informada e que deixa a generalidade dos utilizadores prejudicados.
O meu carro também carrega a 22kW. Mas eu não consigo olhar só para o meu umbigo, prefiro cenários onde as condições são iguais para toda a gente.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por cfvp » 05 jun 2024, 21:57

BrunoAlves Escreveu:
05 jun 2024, 18:36
BrunoFonseca Escreveu:
04 jun 2024, 11:24
tendo a discordar com o tema dos AC, pois depende sempre do veículo que utilizará o posto (eu, até 31/05, conseguia um valor €/kWh, tudo incluído, abaixo dos 0,35, mas pq utilizo um VE que carrega a 22).
Com o VE certo à hora certa e esses 35cts agora são facilmente 40cts. Com o carro errado são facilmente 50-70cts/kWh. Lá fora 20-30cts/kWh para qualuer carro são fáceis de encontrar. Mas dás-me razão:
Antes havia e ainda há o problema óbvio da maioria dos VEs a circularem não terem capacidade para carregar em AC a 22kW e duvido que isso venha ser a norma. Com cobrança ao minuto é um roubo basicamente. Porém agora já se começa a ver um problema relacionado nos postos super/ultra rápidos onde carros que têm capacidade para carregar a mais de 100kW, carregam abaixo disso, mesmo o posto sendo de 150kW, por causa de serem de 400V.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 43 000 kms

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Re: Modelo da Mobilidade Elétrica em Portugal

Mensagem por BrunoFonseca » 06 jun 2024, 10:26

BrunoAlves Escreveu:
05 jun 2024, 18:36
Com o VE certo à hora certa e esses 35cts agora são facilmente 40cts. Com o carro errado são facilmente 50-70cts/kWh. Lá fora 20-30cts/kWh para qualuer carro são fáceis de encontrar. Mas dás-me razão:
Certamente que existindo postos de 22kW não me vou meter num pcr.
Quanto à hora certa, não olho a isso. Vai da necessidade. O tarifário que tenho utilizado é dos mais simples.
Fiz uma simulação com a alteração do preço do CEME devido à tar e aumenta 2 ou 3 cêntimos por kWh.

Não tenho grande experiência em carregar no estrangeiro, mas tenho muitas dificuldades em encontrar esses preços que indicas nas várias apps.

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