Não disseste, mas a tua frase dá a entender que mudou para ganhar dinheiro. Tu fazias o quê se te apresentassem uma proposta mais vantajosa que a que tinhas?BrunoFonseca Escreveu: ↑05 ago 2024, 22:32Onde é que eu disse que o Hotel tinha de dar esse serviço de graça para o resto da vida?
A minha intenção nesta discussão não é ofender ninguém.BrunoFonseca Escreveu: ↑05 ago 2024, 22:32
Mais uma vez, não concordo com a tua abordagem. Este até é um dos OPC que por norma não coloca valores absurdos. Só isso prova que o valor colocado neste posto não está relacionado com o investimento em si, logo não é por vender ou não energia que irás ter tarifas OPC mais baixas.
Uns são utópicos, outros são visionários, outros são negacionistas, há para todos os gostos. Não me ofendes minimamente com esses termos. Não é por seguirmos o que os outros fazem que fará de nós os melhores. Se este modelo tem muita coisa para melhorar, sim tem, mas também tem vantagens que os outros não têm. Eu não luto pelo modelo A ou B. O que eu pretendo é que a mobilidade eletrica em Portugal cresça, e alterar as regras a meio do jogo, simplesmente devido a uma marca, irá certamente criar incertezas nos investimentos que estão em curso. É isso que desejas?
Ora aqui estamos de acordo. Tal como tu, o que pretendo é que a ME cresça o que esta a acontecer, mas continuo achar que não é por este modelo ser um espetáculo como alguns teimam em pensar que é. O que mais faltava era em 11/12 anos de mobilidade elétrica ainda estarmos no inicio. A prova disso é que o anos estão a passar e os problema estão por resolver.
Os espanhóis há uns anos estavam mais atrasados que nós em pontos de carregamento, hoje estão mais a frente e não tem o modelo mais cobiçado do mundo. Isto para dizer que não é o modelo português que faz o crescer a ME em Portugal. A semana passada fui a Espanha e nº de veículos elétricos é muito menor que em Portugal, no entanto o crescimento deles é superior ao nosso e lá essa tal marca cresce todos os dias.
Eu nunca disse que tínhamos mudar devido a uma marca. O que digo é que temos de mudar porque as coisas não estão a funcionar devido à várias (muitas) coisas, onde se incluí a falta de investimento de algumas empresas por acharem que este modelo não é atrativo.
Como não testas-te outro modelo, a comparação inevitavelmente tem de ser com os outros, e se com os outros (maioria) as coisas funcionam melhor para todos, porque raio teimam em querer insistir num modelo diferente que já deu provas de ser complicado, que agora "todos" os players dizem que tem de haver mudanças.
Não achas que se os outros tivessem visto que o nosso modelo por ser diferente é melhor não teriam implementado o nosso modelo? Num mundo cada vez mais global onde o que se vê que funciona é copiado ainda em fase de projecto, quanto mais coisas já em funcionamento há 10 anos.
Não sei porque raio foste buscar isto. A maioria de nós nesta discussão sabe isto. Sabe que foi a lei que foi aprovada e esta em vigor, mas as leis alteram-se. Eu costumo dar este exemplo. Na pandemia quantas leis foram alteradas e muitas criadas em tempo record?BrunoFonseca Escreveu: ↑05 ago 2024, 22:32Mais um ponto onde não concordamos. Vou fazer uma citação do DL 90/2014, nomeadamente ao ponto 6 do artigo 7º:
1 - A atividade de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica só pode ser exercida por operadores de pontos de carregamento, devidamente licenciados.
2 - [Revogado].
3 - [Revogado].
4 - No exercício da sua atividade, o operador detentor de registo de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica contrata o fornecimento de energia elétrica com os utilizadores de veículos que o requeiram e estabelece com os operadores de pontos de carregamento as relações jurídicas necessárias para assegurar o acesso, pelos respetivos utilizadores, aos pontos de carregamento.
5 - Os contratos de fornecimento de energia elétrica referidos no número anterior não podem discriminar pontos de carregamento, impedindo ou tornando excessivamente onerosa a utilização de certos pontos de carregamento, favorecendo injustificadamente a utilização dos demais.
6 - O disposto no número anterior não impede a aplicação de descontos nos preços de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica ou a comercialização conjunta de serviços ou produtos diversos.
7 - Os contratos de fornecimento de energia elétrica referidos no n.º 4 devem permitir o acesso, quando solicitado pelo utilizador, ao fornecimento de eletricidade para a mobilidade elétrica em espaços privados de acesso privativo.
Isto é, um OPC pode ser só OPC, contudo, um CEME é obrigado a ser OPC.
Assim sendo, o OPC não pode discriminar os CEMEs ou vice versa se os tornar onerosos, contudo, e aqui é a parte interessante o ponto 6 diz que o CEME pode aplicar descontos na comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica ou a comercialização conjunta de serviços.
Com isto digo que, por exemplo, nada impede o CEME EDP apresentar descontos na componente CEME quanto um utilizador utilizada um PCVE EDP; ou o CEME GALP num PCVE GALP.
Por essa lei existir não quer dizer que não possa ser alterada e em vez de dizer que tem de ser o CEME a vender passa a dizer que é o OPC a vender energia. Qual é dificuldade?
O modelo consiste nisso mas também pode ser alterado. Ou será que não pode? Da mesma maneira que se pode alterar a lei de venda de energia altera-se o modelo para deixar de ser obrigatório a ligação a mobi.e para passar a ser facultativo. Como referi anteriormente se a ligação a mobi.e é tão vantajoso todos vão querer estar ligados.BrunoFonseca Escreveu: ↑05 ago 2024, 22:32Só mais um coisa quanto ao que referes à imposição de ligar à Mobi.e.
O modelo consiste nisso. Todos têm de estar interligados. A partir do momento em que dás a abertura de uns poderem ou não estar interligado, perdes o efeito, o que se tornaria na negação do modelo.
Isto para dizer que ou há interligação obrigatória, ou não há. Não tem como conviverem os dois no mesmo ecossistema.
Eu agora vou fazer uma analogia (piada) que pode ofender alguns mas não é essa a intenção.
Isto parece-me um regime comunista. Todos tem de estar em linha com o partido (mobi.e), favorecesse alguns (CEME), e o povo tem de suportar tudo vivendo na miséria (OPC).