DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por victormcpinto » 01 jul 2013, 11:37

Recebi o Leaf em 1 de Julho de 2011. Apresento hoje uns valores obtidos (após substituição do módulo 36 stack e controlador da bateria (LBC) )para apreciação dos elementos do fórum.

30155 km
34 cargas rápidas
707 cargas normais

Após carregamento a 80%, apresentou os seguintes valores:
16800 wh
4016/4029 mV
23ºC – 5 barras

Após carregamento a 100%;
20640 wh
4072/4107 mV
25ºC – 6 barras

Desde Janeiro deste ano percorri 6960 km, com 1164,53 kw.h ( 957,1 em casa e 207,4 mobi.e) o que dá 167 wh / km – 5,97 km / kw.h.
Estes quase 7000 km, custaram-me 105 euros, ou seja, 1,51 euros / 100km.

Verifico que a célula 72 é a que apresenta sempre o valor mais baixo de tensão. Será normal ser sempre a mesma célula?
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Essiemme » 01 jul 2013, 17:05

Estou mesmo perto dos 54.500Kms, o que tenho notado ultimamente (parece-me ser por causa das noites mais quentes), é que os carregamentos a 80% carregam apenas 75%.

...têm havido umas noites/madrugadas abafadas, lá para a minha zona...

Será mau sinal ?

sm
:?
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 01 jul 2013, 19:37

Os carregamentos a 80% carregam sempre a 80%. O número de barras de carga é que pode variar por fatores ainda desconhecidos. Parece ser um sinal de degradação da bateria. Normalmente com tempo mais frio retornam as 10 barras nas cargas a 80%.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Essiemme » 01 jul 2013, 22:55

mjr Escreveu:Os carregamentos a 80% carregam sempre a 80%. O número de barras de carga é que pode variar por fatores ainda desconhecidos. Parece ser um sinal de degradação da bateria. Normalmente com tempo mais frio retornam as 10 barras nas cargas a 80%.
Huummm... então é mau sinal, é que quando consulto no Carwings, tenho lá 75% certos.

sm
:?
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 01 jul 2013, 23:30

O Carwings apenas reporta o SOC de acordo com o número de barras de carga disponíveis. 9 barras em 12 dá 75%, e é isso que ele reporta. Claro que na realidade pode estar perto dos 70% ou dos 80%.

Hoje de manhã tinha 79.9% de SOC, medido com a app para Android e o adaptador CAN-Bluetooth, e 9 barras de carga. A bateria estava nos 27 graus Celsius.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por victormcpinto » 08 jul 2013, 10:41

Essiemme Escreveu:
mjr Escreveu:Os carregamentos a 80% carregam sempre a 80%. O número de barras de carga é que pode variar por fatores ainda desconhecidos. Parece ser um sinal de degradação da bateria. Normalmente com tempo mais frio retornam as 10 barras nas cargas a 80%.
Huummm... então é mau sinal, é que quando consulto no Carwings, tenho lá 75% certos.

sm
:?
Também num carregamento a 80% fiquei com as 9 barras, no Carwings indicava 75% mas fizeram-me a leitura com o consult 3 plus, e deu os seguintes valores.
SOC 80%
Temp ambiente 27oC
Temp bateria 29oC - 6 barras
16240 wh
O mjr faz o favor de digerir isto como ninguém.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 30 jul 2013, 15:55

Pessoal,

Tenho a informar que perdi a minha primeira barra esta semana (e depois de falar com o Filipe ele também a perdeu) o que não é nada de preocupante ou não expectável.

Face ao sucedido deu-me para fazer um teste à autonomia do carro para fazer uma aferição mental do que é que podia contar em termos de desempenho e como tal fiz-me à estrada com o LEAF todo carregado (100%).

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-CRFF ... -58-22.png[/IMG]

Sai de Oeiras e fui pela marginal, passei Cascais, Guincho, comecei a subir a Serra de Sintra e decidi ir ao Cabo da Roca

[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-recJ ... 151645.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-PGGX ... 151659.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-VCaq ... 151714.jpg[/IMG]

De seguida continuei a subir a Serra sempre com andamento normal e acima de tudo sem restringir os outros carros e cheguei à Praia das Maçãs onde deparei como já estamos habituados a posto de carga ocupado :(

[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-xfwY ... 154104.jpg[/IMG]
[IMG]https://lh5.googleusercontent.com/-DtD3 ... 154131.jpg[/IMG]

Dali sai para a Praia Grande sempre com andamento normal...

[IMG]https://lh3.googleusercontent.com/-g3hC ... 154722.jpg[/IMG]

Uma bela tarde
[IMG]https://lh6.googleusercontent.com/-N104 ... 154747.jpg[/IMG]

Em seguida fui até Rio de Mouro à Nissan para confirmar o meu update de software para 6ª Feira 02AGO2013 e de seguida fui até Benfica verificar onde ficavam as novas instalações da Nissan que entretanto foram desactivadas no Estádio da Luz que ainda mantém o Posto de Carga Rápido a funcionar.

Dali fui para o Posto de Carga Rápido da A5 na AE Cascais - Lisboa onde andei às voltas para chegar ao 1º alerta de pouca bateria mas não consegui e desisti de andar às voltas.

Tudo isto deu como resultado que fiz 115 kms sem restrições de acelerador (rolar normalmente como todos os veículos na estrada) e ainda tinha 20 kms no "Guessometro".

Esqueci-me de tirar um ecrã a partir da aplicação do LEAF mas tinha ainda mais de 5,8 kw disponíveis o que me dava uma boa confiança de que faria os restantes 20 kms indicados.

Em conclusão penso que a andar normalmente e sem tentar esticar a autonomia ao máximo conseguiria fazer, no mínimo 135 kms com facilidade o que ao fim de mais de 2 anos me agrada face a alguns exageros que tenho cometido nomeadamente na área das cargas rápidas as quais não terão afectado tanto assim a performance das mesmas.

Não esquecer que andei bastante em Serra com bastantes subidas o que me faz considerar este teste bem superado. Em terreno mais plano penso que com cuidado chegaria ainda aos 150 kms percorridos.

Enfim são as minhas sensações em relação ao estado do carro apesar da perda de uma barra. Contem-nos as vossas experiências também e desculpem o longo discurso.

Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Malm » 30 jul 2013, 17:21

Com eu costumo dizer (mentira, inventei agora mesmo), o que se perde numa barra, ganhou-se o dobro em aprendizagem de condução. Chegas agora mais longe do que nunca, pelo menos comigo é assim.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Filipe
Proprietário Leaf
Mensagens: 3088
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Localização: Murtal - Parede - Lisboa

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Filipe » 01 ago 2013, 00:54

E então quando montarem as cargas rápidas armazenadas, pensaremos que chegamos ao PARAÍSO :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 02 ago 2013, 19:32

Fiz hoje a última actualização de software e para já não senti qualquer diferença incluindo na aplicação para o LEAF :?
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”