Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 523
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 21 mar 2025, 00:22

Sem alterar nada nas configurações, tudo o que peço para me fazer em auto-estrada, ajustar velocidade, ali cumpriu. :? Não consigo perceber de todo, e já dei todas as voltas possíveis à configuração.
Ainda sobre este ponto, vou assumir que é limitação do sistema a velocidades mais elevadas / auto-estrada:

A descer a Calçada de Carriche com o AP ligado o carro lê e assume os vários limites de velocidade, ajustado a velocidade máxima do AP consoante a leitura, algo que deixa de fazer em plena A8, sempre com AP ligado non-stop: apesar de ler os 80 antes das portagens, nada, mantém uma velocidade mais elevada.

Após sair da A8 e após ligar novamente em estrada nacional, começa novamente a ajustar e cumprir com os limites de velocidade. :?

-> Quando está fora de autoestrada e respeita os limites, não deixa ajustar manualmente a velocidade máxima além de 10km/h acima do limite lido, coisa que em auto-estrada não acontece. O erro apresentado quando tento indica limitações de "Autosteer".

Ao pesquisar dei com isto no reddit, mas não encontro qualquer outra informação sobre estes possíveis dois modos e de como podem influênciar.
Autosteer has two "modes", highway and streets. On streets you cannot go more than 5 mph over the speed limit. On highways you can go up to the maximum 80mph.
Edit: No manual só encontro isto:
Restricted Speed

On a controlled-access highway, the cruising speed reflects the speed limit, taking into consideration any offset you've specified using Speed Assist. However, if you choose to use Autosteer on residential roads, a road without a center divider, or a road where access is not limited, Autosteer may limit the maximum allowed cruising speed and the instrument panel displays a message indicating that speed is restricted. The restricted speed will be the speed limit of the road plus 5 mph (10 km/h).
Mas não explica porque é que nas "controlled-acess highway" não ajusta a velocidade, e em todos os outros lados parece que sim. :roll:


Entretanto optei por ligar de forma permanente o Sentry fora de casa. O carro tem gasto 3% durante o dia de trabalho. A parte chata qb é que chegou a ter dias com 30 ocorrências de ficar estacionado em zona de passagem. :lol: Na semana passada por exemplo, tive alguém parado a pouca distância do carro durante uns 8 minutos a olhar para uma loja do outro lado da rua, tendo gerado 7 a 8 vídeos com a pessoa quase sempre na mesma posição, quase imóvel a centímetros do carro.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 523
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 25 mar 2025, 23:34

2025.8.4 a chegar neste preciso momento.

A ver como vai ficar a questão da previsão da autonomia, e se passa então a ser possível efetuar o teste de degradação de bateria.
202584.jpeg
O valor da página "Consumos" volta a ser possível de observar em parciais mais pequenos, e é bem vinda a opção de reset, já que o sistema o fazia ocasionalmente à mesma sem ter percebido o critério.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 523
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 26 mar 2025, 23:26

Valores relativos às viagens agora apresentam casas decimais, a indicação de consumo já se encontra dividida novamente, e a parte que me deixava mais curioso foi um balde de água fria:

Sem.jpeg


Apenas com carregador de 5kW. :snooty: :snooty:

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 523
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 17 abr 2025, 17:53

PSX_20250417_100900.jpg
E hoje o Auslander lá chegou aos 15000 km feitos na nossa mão. :D

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3455
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por Nonnus » 19 abr 2025, 07:43

rjspedition Escreveu:
26 mar 2025, 23:26
Valores relativos às viagens agora apresentam casas decimais, a indicação de consumo já se encontra dividida novamente, e a parte que me deixava mais curioso foi um balde de água fria:


Sem.jpeg



Apenas com carregador de 5kW. :snooty: :snooty:
Era para abrir um tópico para se discutir essa nova funcionalidade, para quem tem Teslas partilhar.

Por aquilo que tenho visto de quem partilha os carros andam abaixo de 10% (+/- 4%/6%) de degradação, o que a ser verdade cai por terra que as baterias ao fim de alguns anos deixam de ter utilidade. Já vi testes de carros com 300000km.

Talvez a Toyota tenha sido a primeira a perceber que as baterias duram mais do que se pensava daí a tal garantia de 10 anos ou 1kM de km.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 523
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 19 abr 2025, 16:45

De todos os que tenho visto confesso que fico entre o sentimento entre o "era o esperado" e "pior do que estava à espera".

A afirmação da Tesla é que em média, os 3/Y chegavam aos 320 000km (200 000 milhas) com uma degradação em média de 15%.

Nos testes que tem vindo a aparecer ainda não há muitos nessa faixa de valores rodados para ter uma base mais ampla, mas parece-me que aquele valor é optimista.

Ou então as baterias chegam mesmo a um patamar onde a degradação é menos acelerada, tal como o gráfico da Teslalogger parece indicar:

aa.JPG
https://teslalogger.de/degradation.php

Deste lado tenho feito 1 carga mensal a 100% por mês, antes de uma saída mais prolongada, e em todas deste ano o valor estabilizou nos 440 anunciados de range, o que significa uma perda de 59 dos 499 km que marcava originalmente.

Por um lado tenho pena que com o último update o valor apresentado tenha deixado de ser 100% referente ao consumo nominal. Ainda não fiz nenhuma carga total após a actualização para verificar se há diferença, mas era uma maneira simples e rápida de saber o que o carro conseguia ler da capacidade da bateria.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 523
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 19 abr 2025, 17:27

Vale o que vale, ou seja pouco, porque estão aqui os LR e SR, 3, 3 Highland e Y todos ao molho, mas tirei distância e percentagem de 17 testes que encontrei em 5 minutos pelos 2 grupos relativos à Tesla no facebook e pedi ao chatgpt um gráfico:

Imagem
EDIT: Tendencia editada

Vou apontado na folha de cálculo quando me cruzar com um teste pelo feed.

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 523
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 01 mai 2025, 16:38

Mais um update e mais umas pequenas mudanças: Com o carro já a caminho dos 6 anos parte das novidades ficam pelo caminho por falta do respetivo hardware, mas mesmo assim ainda tem aparecido uns pequenos bónus engraçados.

O desta versão, 2025.14.1,foi a possibilidade de manter as portas USB e de 12v com energia após o carro desligar, algo que vai ser bastante simpático para nas saídas de verão poder manter a geleira eléctrica sempre ligada mesmo em paragens mais prolongadas. Excelente também foi a página de favoritos do TuneIn ter voltado a aparecer com tudo no local. :)


Esta semana foi também corrigido um problema relativamente comum dos Model 3 desta época, já que não faltam relatos e tópicos sobre isto:
Sem título.jpeg
Com todas as câmaras com uma imagem nítida menos a traseira que apresentava já uma imagem bastante baça, resolvi tentar tal como li sugerido em alguns tópicos aplicar polish para acrílico.

Aproveitei um resto que tinha guardado após me ter salvo a aparência de uma mala Thule no ano passado, e siga, impecável após a aplicação! :D

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”