
Carregamento turístico em Espanha
Re: Carregamento turístico em Espanha
Entretanto desde o inicio do ano a Diputacion de Badajoz acabou com os seus posto de carregamento grátis.
Agora a gestão é feita pela Zunder (via APP) e o custo dos PCR é de 0,30€/kWh.
O PC à entrada de Badajoz, junto ao CC EL Faro continua gratuito mas encontrá-lo disponível é uma lotaria, das ultimas 2 vezes os carros que lá encontrei era portugueses.
Agora a gestão é feita pela Zunder (via APP) e o custo dos PCR é de 0,30€/kWh.
O PC à entrada de Badajoz, junto ao CC EL Faro continua gratuito mas encontrá-lo disponível é uma lotaria, das ultimas 2 vezes os carros que lá encontrei era portugueses.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
-
- Mensagens: 8
- Registado: 19 jun 2022, 21:01
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Carregamento turístico em Espanha
Boa tarde,
Tendo em conta a situação actual de falta de electricidade, que postos de carregamento são independentes da rede, e que continuam um funcionamento em Lisboa?
Obrigado
Tendo em conta a situação actual de falta de electricidade, que postos de carregamento são independentes da rede, e que continuam um funcionamento em Lisboa?
Obrigado
- Nonnus
- Mensagens: 3460
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Carregamento turístico em Espanha
Nenhuns.
Os postos de carregamento da rede pública estão todos ligados a rede nacional de energia.
Sem ser carregadores privados que tiveram ligados a sistemas alimentados por geradores de alta capacidade ninguém conseguiu carregar o carro.
O carregamento de um carro elétrico na rede pública apesar de parecer que é apenas ligar uma ficha é algo muito mais complexo, aliás as pessoas com exemplo do que se viu deviam tentar perceber a complexidade do que é gerir a rede elétrica do país.
Já agora esta questão está no tópico errado.
Os postos de carregamento da rede pública estão todos ligados a rede nacional de energia.
Sem ser carregadores privados que tiveram ligados a sistemas alimentados por geradores de alta capacidade ninguém conseguiu carregar o carro.
O carregamento de um carro elétrico na rede pública apesar de parecer que é apenas ligar uma ficha é algo muito mais complexo, aliás as pessoas com exemplo do que se viu deviam tentar perceber a complexidade do que é gerir a rede elétrica do país.
Já agora esta questão está no tópico errado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
-
- Mensagens: 841
- Registado: 13 mar 2018, 11:51
- Data de fabrico: 30 dez 2020
- Capacidade bateria: 58Kwh
Re: Carregamento turístico em Espanha
Eu em pleno apagão carreguei o carro num PCR no parque de estacionamento de um shopping, mas apenas porque tinha pouca bateria e não se sabia quanto tempo ia demorar o apagão.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3497
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Carregamento turístico em Espanha
Como este tópico é sobre Espanha, lembrei-me que no ano passado carreguei numa estação destas em "La Esclavitud" e à 1h da manhã.
Tive sorte de a bateria da estação ter carga suficiente para mim.

Não deixa de ser curioso que a estação da foto acima está junto a linhas de alta-tensão e mesmo assim está off-grid.
Na estação que usei a rede elétrica da zona era fraquinha e justifica-se, mas aqui podiam recorrer à rede se necessário em dias com menos sol.
Na app da zunder tem o seguinte aviso:

Na altura vi o mapa na miio e não havia nenhum aviso, por acaso tinha sido um dia de sol, senão podia ter que ficar lá a dormir à espera que o sol nascesse uma vez que cheguei ao posto já com o aviso de limitação de potência (tartaruga).
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6525
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamento turístico em Espanha
Esses postos são bastante falíveis. A integração solar+bateria é brutalmente desejável, mas essa análise fria é fundamental: sem sol não há carregamento. Off-grid total para postos de carregamento é utópico.
Já me aconteceu não conseguir carregar numa dessas estações off-grid Zunder. Não precisava, era mesmo só pela curiosidade. Mas a realidade é que não consegui.
Já me aconteceu não conseguir carregar numa dessas estações off-grid Zunder. Não precisava, era mesmo só pela curiosidade. Mas a realidade é que não consegui.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3497
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Carregamento turístico em Espanha
Em dia de sol ou nublado?BrunoAlves Escreveu: ↑09 mai 2025, 11:59Já me aconteceu não conseguir carregar numa dessas estações off-grid Zunder. Não precisava, era mesmo só pela curiosidade. Mas a realidade é que não consegui.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6525
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Carregamento turístico em Espanha
Nublado à hora que cheguei, mas tinha estado sol. Creio que devia ter sido possível carregar, mas não deu.
A determinada altura falei com a Zunder e fiquei com a ideia que esses postos off-grid só o eram até a rede chegar lá, depois teriam o backup da rede como expectável. E efetivamente fui ver agora e o posto onde não consegui carregar na altura (Monesterio) já não aparece com essa indicação de "auto-suficiente".
A determinada altura falei com a Zunder e fiquei com a ideia que esses postos off-grid só o eram até a rede chegar lá, depois teriam o backup da rede como expectável. E efetivamente fui ver agora e o posto onde não consegui carregar na altura (Monesterio) já não aparece com essa indicação de "auto-suficiente".
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
