No site da Nissan diz que o consumo é 14,2kWh/100km, o que é ainda mais estranho.BrunoAlves Escreveu: ↑17 jun 2025, 23:45Muito errado. O meu id3 em ritmo pasteleiro deve chegar aos 400-420km (nunca fiz tanto sem carregar) com consumos um pouco inferiores a isso. E a bateria é de 58kWh.
Teria de fazer menos de 12kWh/100km para isso.
Possível sim, mas difícil...

Nissan Leaf 2026
Re: Nissan Leaf 2026
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 46 000 kms
- Nonnus
- Mensagens: 3508
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Nissan Leaf 2026
A minha maior curiosidade neste carro é saber o quanto as pessoas tem memória curta e quanto estão dispostas arriscar na compra de um modelo de uma marca que num passado recente deu um tiro nos pés. É certo que em certos países tratou melhor os clientes e o nosso mercado é demasiado pequeno para servir de exemplo. Ainda assim tenho muita curiosidade. O Ariya não vende em Portugal, pode ser que este venda por ser de um segmento mais baixo.
Quanto aos consumos a Peugeot também anuncia 400km para o e2008 com a bateria de 50kWh e ao mesmo tempo diz que a média é de 15.3kWh/100km. São contas engraçadas de se fazer.
Os 15.3kWh/100km são reais, é mais ou menos o que tenho por estes dias. Agora como é que consigo fazer 400km com esta média é que gostava que a Peugeot me explicasse.
Quanto aos consumos a Peugeot também anuncia 400km para o e2008 com a bateria de 50kWh e ao mesmo tempo diz que a média é de 15.3kWh/100km. São contas engraçadas de se fazer.
Os 15.3kWh/100km são reais, é mais ou menos o que tenho por estes dias. Agora como é que consigo fazer 400km com esta média é que gostava que a Peugeot me explicasse.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- frankesousa
- Mensagens: 1415
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Nissan Leaf 2026
Diria que muita gente nem sabe o que é a Nissan, Muitos mais nem sabem o que é um leaf e que já existe desde 2011 e muito menos se tiveram problemas e quais.Nonnus Escreveu: ↑18 jun 2025, 17:15A minha maior curiosidade neste carro é saber o quanto as pessoas tem memória curta e quanto estão dispostas arriscar na compra de um modelo de uma marca que num passado recente deu um tiro nos pés. É certo que em certos países tratou melhor os clientes e o nosso mercado é demasiado pequeno para servir de exemplo. Ainda assim tenho muita curiosidade. O Ariya não vende em Portugal, pode ser que este venda por ser de um segmento mais baixo.
...
Ou seja, pouca gente sabe que "genericamente" os leafs dão problemas e não prestam, como eu e tu sabemos e sentimos. Ainda há outras pessoas que sabendo que deu problemas, acreditam que não vão dar todos (ou quase todos), que os problemas são casos isolados e normais. Depois ainda algumas pessoas podem dar o beneficio da dúvida e acreditarem que a Nissan evoluiu e agora terá utilizado baterias melhores.
Em resumo, acho que o historial do leaf pouco ou nada mesmo vai influenciar as vendas deste novo modelo.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
Re: Nissan Leaf 2026
Vamos ver se com este novo LEAF a Nissan muda a abordagem aos EVs, o Ariya é um caso estranho de falta de vontade de vender. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
74 000Km's
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
74 000Km's
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9933
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Nissan Leaf 2026
Sobre o consumo vs capacidade da bateria vs autonomia é preciso ter em atenção que o consumo WLTP é da tomada e não da bateria... ou seja, por exemplo, 14kW.h/100km de autonomia significa que da tomada AC entram 14kW.h, mas na bateria entram obviamente menos kW.h devido às perdas no carregador e na própria bateria (neste caso desprezáveis pois o C rate é baixo).
Se considerarmos 90% de rendimento no carregador AC, os 14.2kW.h transformam-se em 12,8kW.h na bateria, o que para dar 436km necessita de 55kW.h. Ainda não chega mas está mais próximo
Indo ao contrário, os 436km com bateria de 52kW.h necessitam de um consumo da bateria de 11,93kW.h/100km. Para gastar 14.2kW.h/100km da tomada, significa um rendimento do processo de carga de 11.93/14.2 = 84%. Parece-me um valor muito fraco, mas pode ser isso que mostram os dados WLTP.
Nota: Não verifiquei os dados WLTP, só utilizei o que colocaram neste tópico.
Se considerarmos 90% de rendimento no carregador AC, os 14.2kW.h transformam-se em 12,8kW.h na bateria, o que para dar 436km necessita de 55kW.h. Ainda não chega mas está mais próximo

Indo ao contrário, os 436km com bateria de 52kW.h necessitam de um consumo da bateria de 11,93kW.h/100km. Para gastar 14.2kW.h/100km da tomada, significa um rendimento do processo de carga de 11.93/14.2 = 84%. Parece-me um valor muito fraco, mas pode ser isso que mostram os dados WLTP.
Nota: Não verifiquei os dados WLTP, só utilizei o que colocaram neste tópico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt