MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Fórum de discussão sobre os veículos elétricos da Mercedes
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Re: MERCEDES EQE OU ALTERNATIVA?

Mensagem por BrunoAlves » 25 ago 2025, 15:13

Aceito, mas acho que isso é mesmo preocupação de geek :mrgreen:
Se se escolher um VE com base (por exemplo) na potência de carregamento admissível, a minha opinião é que a bateria já tem o que é preciso para poder ser usada sem preocupações.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

civic
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Mensagem por civic » 25 ago 2025, 15:58

BrunoAlves Escreveu:
25 ago 2025, 15:13
Aceito, mas acho que isso é mesmo preocupação de geek :mrgreen:
Se se escolher um VE com base (por exemplo) na potência de carregamento admissível, a minha opinião é que a bateria já tem o que é preciso para poder ser usada sem preocupações.
Não acho, basta ver as limitações em termos de tamanho ou temperatura para passar de umaLFP para uma NMC. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 25 ago 2025, 16:20

Certo, mas limitações de tamanho qual é a relevância? O produtor do carro é que tem de ter essa preocupação para as fazer lá caber.
E mesmo de temperatura, atualmente todos os VE têm sistemas de condicionamento eficazes.

Não me interpretem mal, esta discussão faz todo o sentido num fórum destes. Acho é que escolher um carro por estas características é coisa de geek :mrgreen:
E não há mal nenhum nisso :)

civic

Mensagem por civic » 25 ago 2025, 17:19

Continuo a não achar, a Tesla, por exemplo, se quisseres LFP ficas limitado a +/- 60kWh, MG4 limite a 54kWh, .... ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 25 ago 2025, 17:24

É isso que eu digo que para a escolha não é importante.
Tu dizes "se quiseres LFP". Eu digo que para virtualmente toda a gente é irrelevante o que lá está.
Se a Tesla quiser oferecer um carro de "X" autonomia, mete uma bateria "A". Se a Tesla quiser oferecer um carro de "Y" autonomia, tem de meter uma bateria "B" que caiba no mesmo espaço. É um problema do construtor ;)

civic

Mensagem por civic » 25 ago 2025, 17:26

Ah! Ok, já percebi o teu ponto de vista, e por aí concordo, o pessoal escolhe o carro pelo preço/autonomia e siga. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's

BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV

Mensagem por BrunoAlves » 25 ago 2025, 17:32

Exato. E acho que com o que se vê já não há degradação "à la Leaf", acho mesmo que se pode escolher com base em critérios mais práticos e gosto e ter garantia de muitos anos livres de preocupação.

No teu caso claro, se conheces as diferenças, vantagens e desvantagens que achas importante, podes acrescentar aos critérios 👍

EVUber
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 69kWh

Mensagem por EVUber » 25 ago 2025, 20:21

jfr2006 Escreveu:
23 ago 2025, 17:48
EVUber Escreveu:
23 ago 2025, 17:29

LFP VS NMC ?
optaria pela NMC

Começas logo pela opção errada. De longe LFP, mesmo tendo menor densidade energética :!:
As NMC teem dado bastantes provas de durabilidade e milhares de ciclos "no mundo real" superando as expectativas dos fabricantes.

As LFP são boas no papel pelo numero de ciclos, mas desconheço casos "no mundo real" de existir LFP com milhares de km e pouca degradação, basta ver o teslafi leaderboards.
As LFP requerem um rigoroso processo de Humidade Zero para evitar oxidação durante o processo de fabrico, e não é nas LFP fabricadas da china que vais encontrar esse rigor.

Vou buscar exemplo da Tesla

Model Y SR (LFP china) 395km...garantia 8 anos ou 160.000km
Model Y LR (NMC ou NCA) 497km...garantia 8 anos ou 192.000km

Quantos modelos Tesla com LFP são long range ?
Nenhum

Arranja 2 carros iguais (NMC + LFP) com o mesmo tamanho de bateria e o mesmo peso total e a veras que a autonomia superior das NMC equivale a fazer menos ciclos.
Última edição por EVUber em 25 ago 2025, 20:47, editado 1 vez no total.

EVUber
Registado: 10 nov 2021, 23:35
Capacidade bateria: 69kWh

Mensagem por EVUber » 25 ago 2025, 20:46

civic Escreveu:
25 ago 2025, 17:26
Ah! Ok, já percebi o teu ponto de vista, e por aí concordo, o pessoal escolhe o carro pelo preço/autonomia e siga. ;)
Realmente a maioria da população escolhe o carro pelo Preço/Autonomia e também o design.
Muitas das marcas ainda estão em modo de Trial & error e são mesmo de evitar para evitar dores de cabeça.

Em minha opinião as que erram menos são a Toyota, Tesla, Kia, Hyundai, BMW...

RicardoDias
Registado: 08 nov 2018, 20:02
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por RicardoDias » 26 ago 2025, 06:10

Obrigado pela discussão gerada em torno das baterias!

Vamos ser práticos, quantos problemas houve com as baterias que equipam a Mercedes? Percentagem que representam as suas vendas? E em outras marcas? Na Tesla? Todas as marcas já passaram por um episódio parecido! Se houve correção? Ainda melhor!

Por exemplo, tenho um Kauai 64, que já mudou um módulo e depois mais tarde toda a sua bateria, por sinal já houve modelos que arderam, o carro/marca não deixou de ser bom, são incidentes que estão associados ao seu desenvolvimento, e para reforçar, depois de mudar as baterias recebi uma carta para apresentar o carro na oficina para mudança de baterias, ou seja, estava a acontecer uma "recolha" da série em questão para mudança de baterias, mas como o meu já tinha sido mudado por perda de autonomia drástica já não foi.

Acredito que haja baterias melhores do que as outras, é normal, como há acabamentos melhores que outros, no entanto, todos andam, e pelo que me parece não há uma percentagem assustadora que nos afaste da compra do modelo A, B ou C, aliás, isso seria a "morte" da marca, de todo, não me parece que a Mercedes tenha esse problema!

Depois, o carro irá circular uns 5 anos e depois será trocado, o que procuro? Conforto no habitáculo na condução e uma autonomia que ronde os 400 a 500 km em auto estrada, pois é uma autonomia mais que aceitável, isto no meu ponto de vista!

O que me podia ajudar? Um proprietário para descrever a sua opinião, ou algum amigo de um amigo que me desse uma ajuda neste sentido!
Como todos, seriam aborrecido comprar uma carro e uns meses depois ficar com a sensação de escolha errada, das características que exíguo para o meu veículo novo, o EQE (e haverá outras modelos/marcar que estariam a altura) preenche os meus pré-requisitos, a única incerteza está associado ao consumo em AE!

E como descrevi, aceito sugestões dentro da tipologia do EQE!

Responder

Voltar para “Mercedes”