
Vandalização de postos de carregamento.
Vandalização de postos de carregamento.
https://www.razaoautomovel.com/noticias ... argem-sul/
Nas últimas semanas têm acontecido inúmeras vandalizações de postos de carregamento, onde os cabos são cortados.
A minha primeira pergunta é: A polícia não faz nada?
E a segunda é: os OPCs não podem fazer nada para previnir estas situações?
Nas últimas semanas têm acontecido inúmeras vandalizações de postos de carregamento, onde os cabos são cortados.
A minha primeira pergunta é: A polícia não faz nada?
E a segunda é: os OPCs não podem fazer nada para previnir estas situações?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 49 000 kms
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6591
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Vandalização de postos de carregamento.
Tenho uma opinião muito particular em relação a isso...
Sem querer parecer muito xenófobo, mas "a malta" que faz isso são os mesmos que roubam cobre nas linhas de distribuição, em carga. Não há "cabos em carga", não há CCTV nem nada que tenha qualquer importância, o roubo não é crime punível com penas de prisão e, em bom abono da verdade essa "malta" também não é presa e não.
Gostava de relembrar o Rei dos Catalisadores, apanhado e libertado no mesmo dia ou no dia a seguir no máximo. Acabou por ser preso... Por atropelar um ciclista.
A e-redes "resolveu" o problema da única forma que eu vejo possível: os cabos têm de deixar de ser em cobre. Se o cabo valer 10€, cada noite são mais umas dezenas ou centenas de euros. A juntar ao pagamento de todos nós para terem tempo de descansar durante o dia para poderem roubar à noite, isto só pára quando não valer a pena roubar...
Sem querer parecer muito xenófobo, mas "a malta" que faz isso são os mesmos que roubam cobre nas linhas de distribuição, em carga. Não há "cabos em carga", não há CCTV nem nada que tenha qualquer importância, o roubo não é crime punível com penas de prisão e, em bom abono da verdade essa "malta" também não é presa e não.
Gostava de relembrar o Rei dos Catalisadores, apanhado e libertado no mesmo dia ou no dia a seguir no máximo. Acabou por ser preso... Por atropelar um ciclista.
A e-redes "resolveu" o problema da única forma que eu vejo possível: os cabos têm de deixar de ser em cobre. Se o cabo valer 10€, cada noite são mais umas dezenas ou centenas de euros. A juntar ao pagamento de todos nós para terem tempo de descansar durante o dia para poderem roubar à noite, isto só pára quando não valer a pena roubar...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- Nonnus
- Mensagens: 3588
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Vandalização de postos de carregamento.
A teoria mais rebuscada que eu li nos últimos dias:
"São os OPC e os CEME que andam a pagar para haver estes roubos para penalizar a Tesla."
Esqueceram-se foi de ler o que tem acontecido um pouco por todo lado.
Eu acredito que por esta altura a PJ já sabe quem o faz, mas a questão é mais complicada por aquilo que o BrunoAlves escreveu. Tem de ser apanhados em flagrante (com a mão na massa), a destruir a propriedade dos outros. Chegarem a eles e lavarem-nos a tribunal sem nada em concreto, ainda saem primeiro que os policias do tribunal.
"São os OPC e os CEME que andam a pagar para haver estes roubos para penalizar a Tesla."

Esqueceram-se foi de ler o que tem acontecido um pouco por todo lado.
Eu acredito que por esta altura a PJ já sabe quem o faz, mas a questão é mais complicada por aquilo que o BrunoAlves escreveu. Tem de ser apanhados em flagrante (com a mão na massa), a destruir a propriedade dos outros. Chegarem a eles e lavarem-nos a tribunal sem nada em concreto, ainda saem primeiro que os policias do tribunal.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9939
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Vandalização de postos de carregamento.
Na verdade o que tem acontecido é o furto de cobre e não o roubo. Se fosse roubo provavelmente já teriam sido detidos.
Concordo com o Bruno sofre o valor do material. A única alternativa que vejo viável é o alumínio. Tem a vantagem de ser mais leve e mais barato para a mesma condutividade, o que tornaria os cabos mais leves e menos apetecíveis ao furto. Por ser um material bastante menos resistente à fadiga e menos condutor por volume que o cobre, os cabos ficam mais rígidos (mais grossos) e sujeitos a quebrar. Não sou especialista em materiais, mas calculo que sejam estes os principais desafios.
Concordo com o Bruno sofre o valor do material. A única alternativa que vejo viável é o alumínio. Tem a vantagem de ser mais leve e mais barato para a mesma condutividade, o que tornaria os cabos mais leves e menos apetecíveis ao furto. Por ser um material bastante menos resistente à fadiga e menos condutor por volume que o cobre, os cabos ficam mais rígidos (mais grossos) e sujeitos a quebrar. Não sou especialista em materiais, mas calculo que sejam estes os principais desafios.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Vandalização de postos de carregamento.
Acho que para as correntes solicitadas o aluminio seria impossivel, para estas situações acho que a unica soluções é ir aos recetores destes materiais, se não houver quem compre não haverá o furto.
Uma sucata só deveria receber cobre sabendo a sua proveniência.
Uma sucata só deveria receber cobre sabendo a sua proveniência.

Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3588
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Vandalização de postos de carregamento.
Há dias na empresa onde trabalho tivemos que alugar um compressor devido avaria do nosso. Quando fomos fazer a ligação do mesmo ficamos admirados com a secção de cabo. Perguntamos o porque daquela secção e porque é que para cada fase havia 3 condutores (3 fases 9 condutores). Foi-nos explicado que por motivos de logística a Atlas Copco decidiu usar cabos de alumínio, devido ao peso do cobre que tornava em algumas situações complicado andar a puxar cabos com muitos metros.
Isto para dizer que para potências muito elevadas se calhar o alumínio não é muito prático devido a secção que é preciso usar.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9939
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Vandalização de postos de carregamento.
É isso, ficam cabos mais grossos e menos flexíveis.
Por outro lado ficam mais leves e em custo de materiais mais baratos (fora a questão do fabrico de cabos multi-filares de alumínio ser provavelmente mais cara e a exigência maior nas conexões com outros metais para evitar a formação de óxidos).
Nota: Prefiro cabos mais grossos e menos flexíveis do que a ausência de cabos
Por outro lado ficam mais leves e em custo de materiais mais baratos (fora a questão do fabrico de cabos multi-filares de alumínio ser provavelmente mais cara e a exigência maior nas conexões com outros metais para evitar a formação de óxidos).
Nota: Prefiro cabos mais grossos e menos flexíveis do que a ausência de cabos

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6591
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Vandalização de postos de carregamento.
É isto. Acho que isto será whisful thinking da nossa parte e, com o requisito de potências cada vez maiores nos postos, não deve acontecer porque o cobre é de facto melhor condutor.
Mas volto a dizer: a e-redes "resolveu" o problema do roubo de cabos assim: alumínio. Tenho um amigo que trabalhou na e-redes uns tempos e que me confirmou que a "malta que faz isso" abandonou os cabos aéreos (nisso agora é mais gatos

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

Re: Vandalização de postos de carregamento.
Claro, a coisa só vai quando a cadeia de valor for desmanchada, e não acho nada dificil, tem é que existir fiscalização, basta fecharem uma sucata por causa de uma coisa dessas que as outras abrem logo do olho. 

Nissan LEAF 2018 40kWh
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's
161 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
79 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3588
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Vandalização de postos de carregamento.
Aparentemente já apanharam o(s) individuo(s).Hugo Pinto
·
14 min
·
Pois é: parece que o proverbial gato já saiu do saco. A ladroagem desta vez meteu-se com o OPC errado e ontem foi apanhado o suposto meliante que *se suspeita* (tem que se dizer assim porque ninguém foi condenado) ter roubado os cabos do SuC em Fátima.
Obrigado Tesla pela enorme colaboração com as autoridades e com a equipa do
Floresta Fátima (grande Tó Neves e família), que permitiam com os meios existentes chegar ao suspeito.
Adicionalmente: todo o serviço do SuC de Fátima está reposto e o site está 100% operacional.
Try that, competitors. Por favor. Até porque seria muito melhor para a mobilidade eléctrica em Portugal.
Boas viagens para todas e todos.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024