Eu já fiz 3,3 num depósito inteiro! Incluindo auto-estradas a 100 km/h e tudo.
O meu carro não tem computador de bordo e tenho que fazer a média à mão quando atesto, por isso não posso fazer a média de percursos.
Agora ando com 3.4 a 3.5 acompanhado o tráfego.
Consigo estas médias porque há percursos diários em que só levo o motor a funcionar 40% a 60% do caminho, conforme a estrada esteja vazia ou não e conforme a vontade dos semáforos e se levar com passagens de nível ou não.
Provavelmente nesses percursos faço 2 L ou menos, mas ao fim de semana são 80 km (ida e volta incluída) em auto-estrada a 100 km/h para ir para a pista de Aeromodelismo. Isso é que me deve atirar para os 3.5 L.
Se bem que para sair da Auto-estrada é 1 Km antes da saída desengatar o carro, parar o motor e deixar rolar. Nunca toco no travão e chego à rotunda a 40 km/h, se estiver vazia não toco no travão mais um pedaço e só à saída da rotunda é que o motor funciona.
À semana também há diariamente uns 2 Km de ex-SCUT sem pórticos a 90-100 km/h para atravessar a cidade de Aveiro.
Atenção que isto é feito em segurança, o motor é parado com um botão que meti onde estavam aos comandos de volante do rádio de origem e que corta a alimentação dos injetores de combustível parando o motor mas deixando o ABS em funcionamento (já testado em estrada deserta), e os travões têm uma reserva de vácuo suficiente para 2 travagens a fundo e um terceira fraca (já testado em estrada deserta também).
De qualquer maneira, à primeira travagem efetuada com o motor parado volto engrena-lo para repor a reserva de vácuo e porque depois de travar normalmente é preciso acelerar de novo.
Só me falta enganar a direção assistida que é elétrica mas assim que deixa de receber o sinal de que o alternador esta a girar desliga-se passado 15 segundos. Não é grave porque o carro é leve quando em movimento.
São a direção assistida e o desembaciador do vidro de trás que se desligam se deixa de detetar que o alternador está a rodar.
Tanto medo que os engenheiros da renault tiveram apenas para poupar uns 5 minutos de bateria quando o motor está parado!
Ando aos 5 minutos de cada vez com os médios e ás vezes com luzes de nevoeiro a puxar corrente da só bateria (motor parado) o rádio e tudo ligado, nunca vi a bateria a ir-se abaixo e de certeza que a iluminação noturna consome mais que a direção assistida.
Agora o sítio onde está colocado o controlador da direção assistida é que é extremamente difícil de chegar para lhe fazer lá chegar um sinal simulado para ela pensar que o alternador está a rodar.
Vai andando assim! Já da última vez para passar o cabo que corta a injeção de combustível respirei daquele pó fininho que há por baixo dos plásticos do tablier e apanhei uma infeção na garganta.
Pronto, têm aqui mais um Hypermiler, mas dos que não empatam o trânsito...
