Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 14 out 2013, 00:21

Ora pois bem! Ainda há poucas horas eu aqui dizia noutro tópico:
VETL Escreveu:O Leaf não carrega a 100%. O máximo que vi no meu foram 93,4% (normalmente pára entre os 92 e os 93%)...
E não é que a propósito disso me aconteceu hoje uma boa!!!
Então é o seguinte: Hoje esqueci-me de programar o carregamento para 80% e, quando me lembrei que o carro estava ainda estava a carregar, lá vou eu a correr para desligar. Chego lá e o gajo está nos 93,4% de SOC. Penso eu: "Deve estar mesmo a terminar - já agora deixa ver o que é que ele faz, ou até onde é que ele vai...".
A partir daqui fiquei admirado pois ele continuava a carregar (coisa que nunca tinha visto ele fazer com esse SOC).
Bem, vejam o log desde que cheguei à beira dele e liguei o Leaf Spy até ele desligar o carregamento (só apaguei as coordenadas gps e o VIN). Atentem no que aconteceu ao SOC e à tensão das células.
No cabeçalho do gráfico estiveram sempre 16A e 243V.

E esta hein!!??
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:15, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 14 out 2013, 06:09

Eu também costumo ter uns finais de carregamento muito estranhos. O SoC descer e subir e descer é coisa que penso ser normal em final de carregamento, que pôr a refrigeração do carregador e inversor a trabalhar consome mais do que o que ele está a puxar de corrente. O menos antes do valor de tensão deve querer dizer que essa célula está naquele momento a perder tensão, não a ganhar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 14 out 2013, 07:11

Malm Escreveu:O menos antes do valor de tensão deve querer dizer que essa célula está naquele momento a perder tensão, não a ganhar.
Neste caso, o menos já só aparece quando o carregamento acabou.
Eu não fui ver o que quer dizer o menos. Assumi que ele indicaria as células que terão o shunt activo, ou seja, as que aparecem a vermelho no gráfico do balanceamento.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 14 out 2013, 07:42

Sim, deve ser isso.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 22 out 2013, 14:47

Bem, hoje foi dia de:
IMG_20131022_134813.jpg
IMG_20131022_134813.jpg (36.78 KiB) Visto 3844 vezes
Tem sido sempre carregar e andar.
Já não tenho feito carregamentos a 100%. Ganhei confiança e só carrego a 80%. Chega perfeitamente.
Só os faço raramente quando prevejo trajectos mais longos.

Continuo com o log LeafSpy ligado e vou tirando os mínimos diários da capacidade da bateria.
É este o panorama:
Ah.JPG
Há uns tempos registei-me no mynissanleaf.com para tirar dúvidas na utilização do LeafSpy.
Eles esclareceram-me as dúvidas e aceitaram sugestões minhas também. A versão 28.10 que entretanto saíu, entre outras novidades, já mostra a velocidade e a altitude nas medidas europeias como lhes tinha sugerido. Também por sugestão minha, o log vem agora num ficheiro "csv" onde as casas decimais das coordenadas gps são pontos em vez de vírgulas como estava nas versões anteriores. Assim é mais fácil abrir no excel sem a confusão das vírgulas.
Aqui o screenshot sem o gps ligado com as rpm:
screenshot-1382450694276.png
screenshot-1382450694276.png (26.92 KiB) Visto 3844 vezes
E o screenshot com o gps ligado mostrando a velocidade e a altitude em Km/h e metros respectivamente:
screenshot-1382450879882.png
screenshot-1382450879882.png (27.67 KiB) Visto 3844 vezes
Com o decorrer do tempo, também já deu para perceber que o meu pack terá um "patinho feio" - o módulo 32:
screenshot-1382451003606.png
screenshot-1382451003606.png (24.63 KiB) Visto 3844 vezes
Ainda não tive necessidade de fazer grandes descargas mas, quando se proporcionar uma descarga mais profunda, vou verificar se o gajo é mesmo o "patinho feio".
Pelo menos nos carregamentos a 100% e nas verificações do dia-a-dia, este é o que se destaca sempre com a tensão mais baixa.

Entretanto, neste período de tempo recebi também a famosa cartinha da extensão da garantia convidando-me a fazer a P3227.
Liguei para o concessionário para confirmar que já a tinha e que não necessitava de fazer nada, o que me confirmaram pelo telefone.

As melhores notícias que tenho deste período referem-se ao facto de finalmente, depois de muito batalhar, o concessionário me ter disponibilizado o cabo menekes tal como me tinha sido inicialmente prometido. Agora já posso carregar em qualquer mobi.e. ;)
Última edição por VETL em 04 jun 2017, 22:19, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 22 out 2013, 15:44

Ah! Outra coisa:
Ainda tenho que confirmar melhor mas, acho que agora com o LeafSpy, já não é necessário desligar a aplicação antes de desligar o carro.
Pelo menos, já mais que uma vez me esqueci de o fazer e nunca mais ouvi aquele relé.
Mas ainda tenho que confirmar melhor para ter a certeza.
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 22 out 2013, 15:59

Pela experiência que tenho no meu, a diferença da 32 para as outras vai ser cada vez maior, à medida que desce o SoC. No meu quando a mais fraquinha atinge 2,75 V o carro para. No entanto, se o deixar estar parado algum tempo ela equilibra qualquer coisa e já dá para fazer mais umas dezenas de metros. Eu arrisco "all in" como a tua limitante é a 32, sendo que no teu ela é claramente dominadora sobre as outras. No meu a 73 é acompanhada muito de perto por outras e substitui-la não traria quase benefício nenhum.

RJSC
Proprietário Leaf
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras

Mensagem por RJSC » 22 out 2013, 16:08

Este caso acaba por ser melhor que se tivessem todas degradadas ao mesmo ritmo.
Se a capacidade da bateria não descer o suficiente para ativar a nova garantia, quando for necessário substituir, substituindo um módulo já melhora a situação.

Mas realmente bom era a bateria ser trocada por uma das novas mais resistentes à temperatura. O pior é que até agora essa segunda geração de baterias parece ser só para os Americanos.

VETL
Proprietário Leaf

Mensagem por VETL » 22 out 2013, 16:45

Filipe Escreveu:Obrigado VETL pela informação recolhida pelo SOC Meter que nos permite fazer comparações entre o estado
da bateria, em relação á idade e quilometragem dos elementos do nosso Forum. :geek:
Olá Filipe!
Vi que você é proprietário de um Leaf!
Tem por aqui algum diário de bordo?
No seu perfil de utilizador também não existe informação sobre o seu Leaf!
Não quer partilhar estes dados connosco?
=> Automóvel Eléctrico
=> Painel Solar AQS

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 22 out 2013, 17:09

Mas o natural é não degradarem ao mesmo ritmo. No meu isso é evidente, até porque é evidente a diferença de temperaturas que se fazem sentir no pack. Uma célula no meio de duas degrada mais que uma célula que só tem uma de um dos lados. Qualquer dia destes identifico cada uma das minhas 66 células no pack e relaciono a carga que têm a 15% de SoC com a sua localização. Estou convencido que o padrão de degradação das minhas não vai variar muito de i-MiEV para i-MiEV.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”