Há já algum tempo (mais de um ano) tenho reparado que por vezes após o aviso de bateria fraca a capacidade da bateria desce rapidamente dos 17% gids até aos 8% gids, com menos de 5 km percorridos. Quando tive acesso a ver as tensões individuais por célula confirmei a minha suspeição: Há uma (neste caso duas) célula a limitar o pack. Aqui fica um screenshot do último sábado onde a bateria foi descarregada até aos 14 gids, 13% de SOC:
Como se vê há duas células a limitar fortemente a capacidade do pack, com mais de 250mV de diferença de tensão (atenção à escala que está em 300mV e não nos habituais 50mV).
Mas isto não é a história toda porque após inicialmente achar que poderiam ser duas células defeituosas mudei de ideias e ainda não sei bem o que dizer da situação. O problema é que numa carga a 100% estas células aparecem na mesma com significativamente menos tensão do que as outras:
Isto foi hoje de manhã. Esta imagem indica um forte desalinhamento das tensões entre estas duas células e as restantes. O LBC está a descarregar, praticamente, todas as outras células para equilibrar o pack. Mas a questão é porque é que não tem conseguido realizar esse equílibrio. E a resposta aparece na imagem seguinte:
É o resultado de uma carga feita em Setembro (não tenho imagem de carga a 80% mais recente), mas tem sido sempre este o comportamento. O que se vê é que numa carga a 80% as células 2 e 4 são as que apresentam a tensão mais elevada, mas depois até aos 100% parece que recuperam a capacidade. Não sei se é um problema direto das células ou uma não linearidade do medidor de tensão do LBC para estas duas células (pouco provável). Como eu regularmente faço cargas a 80% o LBC deteta que estas duas células estão com mais carga e inicia o processo de as descarregar para ficarem equilibradas com o resto do pack. Devido à não linearidade das células isto na realidade significa que a as células estão a ficar fora de balanço com as outras e daí a perda de pelo menos 2kW.h de energia útil nos estados de carga baixos (entre os 3,7 V e os 3,4V de tensão por célula média estão mais de 2kW.h). A única maneira de recuperar esta capacidade será realizar muitas cargas a 100%, até o pack ficar novamente equilibrado. Mas sempre que fizer cargas a 80% ele vai desiquilibrar novamente.
Também deu para perceber que o LBC está sempre a descarregar células que ele acha que estão desiquilibradas. O algoritmo deve ser algo do género:
-carro termina carga a 80% ou 100%
-LBC avalia diferenças de tensões entre as células e calcula os mAh a descarregar por célula
-LBC descarrega as células sempre que o carro está ligado até ao valor calculado ou até nova carga a 80% ou 100%.
Como vimos na primeira imagem, a célula 4 está a ser descarregada (vermelho), apesar de estar abaixo de todas as outras!
Nos próximos dias, e aproveitando as temperaturas mais frias, vou realizar cargas a 100% para avaliar se o LBC consegue equilibrar o pack novamente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt