
diário de bordo - prgc
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: diário de bordo - prgc
Eu, quando necessito de mais certezas, calculo o tempo de carregamento manualmente.
Vejo quantos GID's tem e, por diferença relativamente aos GID's a atingir (é diferente a 80% ou a 100%), calculo os GID's do carregamento.
Depois, por consulta ao LeafSpy vejo a tensão a que está a ser efectuado o carregamento.
É melhor avançar com um exemplo:
Tenho 90 GID's e desejo carregar até aos 205 (80%), logo terá que carregar 115 GID's.
A tensão do carregamento está nos 230 volts de acordo com o LeafSpy.
Com o EVSE de 16A ou com o cabo menekes estará portanto a carregar a 230 x 16 = 3.680Wh
Como cada GID são 80Wh e eu necessito de carregar 115 GID's, necessitarei de carregar 9.200Wh.
Então, para saber quanto tempo vai demorar o carregamento é só dividir os 9.200 por 3.680 = 2h30m.
Mais levianamente e considerando tensões normais da rede posso ter mentalmente que numa hora carregará 46 GID's (3680Wh / 80Wh).
Então se necessito de carregar 115 GID's a 46 por hora dá precisamente as mesmas 2h30m.
Isto varia consoante a tensão da rede que é muito diferente consoante o local onde carrego.
Tenho tido este procedimento e não falha quase nada.
Vejo quantos GID's tem e, por diferença relativamente aos GID's a atingir (é diferente a 80% ou a 100%), calculo os GID's do carregamento.
Depois, por consulta ao LeafSpy vejo a tensão a que está a ser efectuado o carregamento.
É melhor avançar com um exemplo:
Tenho 90 GID's e desejo carregar até aos 205 (80%), logo terá que carregar 115 GID's.
A tensão do carregamento está nos 230 volts de acordo com o LeafSpy.
Com o EVSE de 16A ou com o cabo menekes estará portanto a carregar a 230 x 16 = 3.680Wh
Como cada GID são 80Wh e eu necessito de carregar 115 GID's, necessitarei de carregar 9.200Wh.
Então, para saber quanto tempo vai demorar o carregamento é só dividir os 9.200 por 3.680 = 2h30m.
Mais levianamente e considerando tensões normais da rede posso ter mentalmente que numa hora carregará 46 GID's (3680Wh / 80Wh).
Então se necessito de carregar 115 GID's a 46 por hora dá precisamente as mesmas 2h30m.
Isto varia consoante a tensão da rede que é muito diferente consoante o local onde carrego.
Tenho tido este procedimento e não falha quase nada.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 261
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
Há alturas em que ficamos impressionados com as potencialidades de algo...
Hoje foi um desses dias:
Começou normal, como de costume. Saí com carga a 80% em direção a Lx. Pus a carregar no posto Mobie até 80% novamente. Após o almoço fui até Carcavelos para apanhar umas ondinhas. Quando reparei no contaquilómetros, e antes de rumar a Carcavelos tinha 37.6 Km (percurso desde casa até ao trabalho e estava com 80% de carga, que tinha feito quando cheguei a Lx). À chegada a casa estava assim:


Ou seja, de 80% até 10% (18% SOC) fiz 116 Km! Este percurso foi desde Carcavelos até casa, pela nacional. Cheguei com 24%, e ainda fui até Torres Vedras levar a miúda à música e voltei novamente, finalizando o dia com 10% (como se pode ver nas imagens).
Mais uma performance para reforçar a satisfação no Leaf.
SIGA!!!
Hoje foi um desses dias:
Começou normal, como de costume. Saí com carga a 80% em direção a Lx. Pus a carregar no posto Mobie até 80% novamente. Após o almoço fui até Carcavelos para apanhar umas ondinhas. Quando reparei no contaquilómetros, e antes de rumar a Carcavelos tinha 37.6 Km (percurso desde casa até ao trabalho e estava com 80% de carga, que tinha feito quando cheguei a Lx). À chegada a casa estava assim:


Ou seja, de 80% até 10% (18% SOC) fiz 116 Km! Este percurso foi desde Carcavelos até casa, pela nacional. Cheguei com 24%, e ainda fui até Torres Vedras levar a miúda à música e voltei novamente, finalizando o dia com 10% (como se pode ver nas imagens).
Mais uma performance para reforçar a satisfação no Leaf.
SIGA!!!

Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 261
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
A primeira vez que se apresentaram 4 barras de temperatura. Acho que foi a vez que apresentou as temperaturas mais baixas:


Quando carrego o carro em casa, faço-o na garagem, onde a temperatura ronda os 17/18ºC... E estou a pensar em fazer os carregamentos na rua, já que isso me permitiria manter a temperatura das baterias entre os 10/15ºC...


Quando carrego o carro em casa, faço-o na garagem, onde a temperatura ronda os 17/18ºC... E estou a pensar em fazer os carregamentos na rua, já que isso me permitiria manter a temperatura das baterias entre os 10/15ºC...
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: diário de bordo - prgc
Com os 14,5ºC de temperatura média o carro apresentou 4 barras de temperatura? Pensei que o valor fosse significativamente mais baixo, mais perto dos 10ºC. Espero conseguir que a minha bateria hoje baixe até essa temperatura, para confirmar com um Leaf de 2011.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: diário de bordo - prgc
As minhas estavam hoje de manhã a 5,7º C. Não hei-de morrer sem as ver a temperaturas negativas. Paro-o no beco mais escondido ao pé da escola e no intervalo do almoço ainda está a 6.3º C. E até saiu de lá mais bem disposto, que o ar que se respira naquele beco tem algo de especial (talvez seja o cheirinho dos bolos acabados de fazer na pastelaria que fica mesmo ao lado
). Hoje de manhã, eram 8:30, até pensei que era o peugeot do lmlr, estava branquinho como a cal. Lá foi 1% de SoC só para conseguir ver para além do gelo. Temos então mais um convertido ao fresquinho da noite. Desde de setembro que o meu anda a aprender a reconhecer as constelações. Pena que não tenha direito a auroras boreais.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 261
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
Eu posso não escrever muito, mas tento ler o máximo
Na minha área (música) costuma dizer-se que temos dois ouvidos e uma boca... é só fazer contas
Aprendo muito a ler as experiências que vão sendo partilhadas, e tento expor as minhas também. É na constante partilha que aprendemos.

Na minha área (música) costuma dizer-se que temos dois ouvidos e uma boca... é só fazer contas

Aprendo muito a ler as experiências que vão sendo partilhadas, e tento expor as minhas também. É na constante partilha que aprendemos.
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: diário de bordo - prgc
Mas por outro lado temos dez dedos... é só fazer contas.prgc Escreveu:Eu posso não escrever muito, mas tento ler o máximo![]()
Na minha área (música) costuma dizer-se que temos dois ouvidos e uma boca... é só fazer contas![]()
Aprendo muito a ler as experiências que vão sendo partilhadas, e tento expor as minhas também. É na constante partilha que aprendemos.
Não costumo usar os dedos dos pés para escrever no computador, por isso restrinjo-me aos das mãos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 261
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
Aquele comentário (dos ouvidos) aplica-se à malta menos experiente. Transportando-o à mobilidade elétrica, tem tudo a ver comigoMalm Escreveu:Mas por outro lado temos dez dedos... é só fazer contas.prgc Escreveu:Eu posso não escrever muito, mas tento ler o máximo![]()
Na minha área (música) costuma dizer-se que temos dois ouvidos e uma boca... é só fazer contas![]()
Aprendo muito a ler as experiências que vão sendo partilhadas, e tento expor as minhas também. É na constante partilha que aprendemos.
Não costumo usar os dedos dos pés para escrever no computador, por isso restrinjo-me aos das mãos.

Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: diário de bordo - prgc
Não seja por isso! Experimenta http://www.earthcam.com/world/iceland/hella/. Diretamente da IslândiaMalm Escreveu:(...) Pena que não tenha direito a auroras boreais.

O site tem outras bem interessantes.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt