12. Barra

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Quantas barras de capacidade tem?

12 barras
39
38%
11 barras
30
29%
10 barras
18
17%
9 barras
4
4%
8 barras
4
4%
7 barras
4
4%
6 barras ou menos
4
4%
 
Total de votos: 103

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: 12. Barra

Mensagem por galt » 17 dez 2013, 18:06

Malm, se poderes apresenta os teus cálculos... para 6 barras apenas.
Qual será a capacidade da bateria em Kwh e percentagem (talvez metade :roll: )

E será que a autonomia será metade ou menos ainda tendo em conta que as células devem armazenar energia com grandes diferenças... (esta deve ser dificil)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
ledve
Proprietário Leaf
Mensagens: 154
Registado: 21 mai 2013, 18:22

Re: 12. Barra

Mensagem por ledve » 17 dez 2013, 18:18

não sei se é possivel, mas o carro pode levar atualizacões se já não as estiver de maneira a não descer de determinada barra para nunca poder ser ativada a garantia.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: 12. Barra

Mensagem por Malm » 17 dez 2013, 18:30

Eu há uns dias pensava que cada barra, com exceção da 12ª, valia uns 7 a 8% de degradação. Li isto algures e por isso pensava que 30% de degradação correspondia ao desaparecimento da 10ª barra (com a Nissan Portugal :? ). Só que o VETL apresentou de seguida uns valores que viu no fórum dos Leaf americanos e cada uma das 12 barras corresponde a um valor diferente de perda de capacidade. Segundo esses valores, tem 70% quando desaparece a quarta barra, ou seja, quando fica com oito.

Ah.......Deg....Bar
65,58...100%....12
55,50....85%....11
51,50....79%....10
48,80....74%....09
46,00....70%....08 Copiado do diário de bordo do VETL

Ainda não encontrei em lado nenhum os valores para as barras abaixo da 8. Mas tentando descobrir um padrão, com 6 barras terá 65% de capacidade e uns 42,6 Ah. Dá para fazer uns 70 km à minha maneira.

Mas abaixo de 9, o habitual é considerar que as baterias já não servem e há que substitui-las. Isso quer dizer que, em Portugal, de seis em seis anos (ou menos) são para trocar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: 12. Barra

Mensagem por galt » 17 dez 2013, 18:39

Excelentes informações...

É compreensível de 6 em 6 anos. O passado tem me provado que troco os carros com menos anos.

Quando a autonomia atingir menos de 80kms já não me agradará.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: 12. Barra

Mensagem por Malm » 17 dez 2013, 18:42

ledve Escreveu:não sei se é possivel, mas o carro pode levar atualizacões se já não as estiver de maneira a não descer de determinada barra para nunca poder ser ativada a garantia.
Quando os Leaf foram atualizados com a P3227 pensei nisso, porque foi no verão e os valores de capacidade subiram muito no momento em que ela foi feita. No entanto, os dias seguintes vieram provar que não, já que os valores de capacidade rapidamente desceram para os valores que eram reportados antes da atualização. Agora, pelo contrário, acho que a atualização está a sobrestimar um pouquito a degradação. Penso que a Nissan não irá fazer isso, primeiro porque não estão a dar importância ao que está a acontecer com os Leaf em Portugal e depois, como aqui já se especulou, se calhar vão ser chicos-espertos e apenas substituir uns módulos por outros já usados e assim restituem a 9ª barra e podes ir a tua vida.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: 12. Barra

Mensagem por Malm » 17 dez 2013, 18:47

galt Escreveu:Excelentes informações...

É compreensível de 6 em 6 anos. O passado tem me provado que troco os carros com menos anos.

Quando a autonomia atingir menos de 80kms já não me agradará.
Não convém classificá-las como excelentes, são simples suposições, previsões malmonásticas que nem sempre se verificam.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: 12. Barra

Mensagem por galt » 17 dez 2013, 18:50

Uma coisa eu tenho a certeza.
O meu Leaf (2011) protege muito as baterias.
Quando tenho 4 barras (2 brancas + 2 vermelhas) a bateria tem quase 50% de carga.
Na minha opinião é muito, muito.

Já alguém disse que o Leaf tem 14 barras e eu confirmo que é verdade. Na versão 2013 penso que é diferente (por isso o aumento da autonomia).
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: 12. Barra

Mensagem por VETL » 17 dez 2013, 18:53

Acho que é interessante verem a Nissan Leaf Wiki acerca da matéria:
http://www.mynissanleaf.com/wiki/index. ... acity_Loss

Pode ser que com esta informação fiquem mais confundidos :lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: 12. Barra

Mensagem por Malm » 17 dez 2013, 19:46

Já li isso várias vezes e sinceramente, acho que o cenário previsto para Porto e Lisboa é um pouco otimista. Na minha opinião, estamos a ver que a degradação avança no nosso país de forma mais rápida do que eles indicam. Pelo que tenho verificado, é de esperar que ao fim de 5 anos a maioria terá chegado aos 30% de degradação. Mas só o futuro irá confirmá-lo, até porque a P3227 pode estar a dar-nos uma degradação maior e corrigir algo no verão. Nestes dias as temperaturas subiram um pouco, acham que isso se refletiu na taxa de degradação ou não dá para concluir nada?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: 12. Barra

Mensagem por VETL » 17 dez 2013, 19:57

Malm Escreveu:... Nestes dias as temperaturas subiram um pouco, acham que isso se refletiu na taxa de degradação ou não dá para concluir nada?
Neste momento não estou em condições de tirar grandes conclusões.
Necessito de mais tempo...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”