
diário de bordo - prgc
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Re: diário de bordo - prgc
Na minha opinião, não é por esse SOH que se avalia a degradação. Mas pelo que vejo sim, a degradação anda por volta dos 9%. Os primeiros seis meses são os piores. É nesta altura que a degradação avança mais rápido. Os 10.000 km também ajudam essa degradação, está a andar bastante mais que a maioria dos Leaf aqui presentes. E a P3227 está, talvez, a sobreavaliar a degradação um pouco, sendo que no verão talvez corrija.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- galt
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Re: diário de bordo - prgc
O meu também não passa dos 93% +/-.
Parece-me normal.
Parece-me normal.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
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Re: diário de bordo - prgc
Este período festivo será passado no norte, mais propriamente em Melgaço. Pena não ser muito prático fazer a viagem no Leaf... são mais de 400Km de viagem... Quem sabe um dia faça essa aventura:)
Deixei o carro na rua, para ver o resultado quando voltar. Pelo menos deve ficar com as baterias fresquinhas por uns dias
Aproveito a oportunidade para desejar a todos um santo natal, com muita saúde!
Cumprimentos elétricos
Deixei o carro na rua, para ver o resultado quando voltar. Pelo menos deve ficar com as baterias fresquinhas por uns dias

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Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
- galt
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Re: diário de bordo - prgc
Hoje o meu fez 190kms.
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Re: diário de bordo - prgc
Hoje aconteceu algo inesperado...
Como já foi dito e reforçado várias vezes, o maior fator de degradação das baterias é a temperatura.
Nos últimos tempos (2/3 meses) tenho tido alguns cuidados para tentar que as baterias apresentem a temperatura mais baixa possível. Ainda assim, a degradação é inevitável. Tenho constatado isso mesmo graças à aplicação que nos permite ver esses dados.
Contudo, essa tendência inverteu-se hoje...
De manhã saí de casa com carga a 80%; 205 GIDS/59.62Ahr; Temp 17.2-18.5ºC. Fui a T. Vedras e carreguei no posto mobie da Física, até 80%. De seguida fui para Lisboa, e foi a vez que andei mais ligeiro: CC a 100Km/h durante cerca de 20 Kms. Voltei a carregar a partir da hora do almoço. E às 17H registei estes valores: 80%; 207 GIDS/60.12Ahr; Temp 18.3-20.3ºC.
É certo que a variação é mínima, mas não esperava ver hoje o valor dos GIDS mais alto do que ontem (203 GIDS - o valor mais baixo até agora).
Veremos o que acontece nos próximos dias
Como já foi dito e reforçado várias vezes, o maior fator de degradação das baterias é a temperatura.
Nos últimos tempos (2/3 meses) tenho tido alguns cuidados para tentar que as baterias apresentem a temperatura mais baixa possível. Ainda assim, a degradação é inevitável. Tenho constatado isso mesmo graças à aplicação que nos permite ver esses dados.
Contudo, essa tendência inverteu-se hoje...

De manhã saí de casa com carga a 80%; 205 GIDS/59.62Ahr; Temp 17.2-18.5ºC. Fui a T. Vedras e carreguei no posto mobie da Física, até 80%. De seguida fui para Lisboa, e foi a vez que andei mais ligeiro: CC a 100Km/h durante cerca de 20 Kms. Voltei a carregar a partir da hora do almoço. E às 17H registei estes valores: 80%; 207 GIDS/60.12Ahr; Temp 18.3-20.3ºC.
É certo que a variação é mínima, mas não esperava ver hoje o valor dos GIDS mais alto do que ontem (203 GIDS - o valor mais baixo até agora).
Veremos o que acontece nos próximos dias

Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
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Re: diário de bordo - prgc
É normal.
No meu a capacidade ultimamente varia em função da temp.ª do pack.
Quando tiver tempo actualizo a evolução da degradação do pack lá no meu DB onde isso é visível.
No meu a capacidade ultimamente varia em função da temp.ª do pack.
Quando tiver tempo actualizo a evolução da degradação do pack lá no meu DB onde isso é visível.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: diário de bordo - prgc
Há algum tempo que não faço uma atualização...
Fiz duas descargas mais acentuadas nos últimos tempos e registei estes valores:
Em 10/2/2014 https://www.dropbox.com/sc/hqke2e5dy8gak9y/9BoJtefyW7
Um carregamento a 100% no dia 11/3/2014:
https://www.dropbox.com/sc/s3lqoybsglfffou/0Ekzp7uvKj
https://www.dropbox.com/sc/08t7j0iobas4p0b/PjhJVYUaFV
Como tirei este screenshot à pressa, só depois reparei que está um pouco diferente do que tinha feito em FEV, a 14% SOC. A diferença de voltagem é maior neste último... Parece-vos preocupante? Nomeadamente o módulo 36?
Em relação às temperaturas tenho feito bastante cuidado para evitar que cheguem aos 25ºC... Ate agora tenho conseguido, mas reparei que com as temperaturas que se têm sentido, é muito fácil ultrapassar essa temperatura.
Isto faz-me pensar que talvez no verão passado, por falta do Leafspy, por falta do cabo mennekes, por falta de experiência e por falta dos conhecimentos que aqui se partilham, talvez eu tenha levado o carro a atingir temperaturas comprometedoras... mas com aquelas condicionantes todas, só se deixasse o carro em casa... Emfim...
Quem puder, que adquira a aplicação e evite carregamentos rápidos!

Fiz duas descargas mais acentuadas nos últimos tempos e registei estes valores:
Em 10/2/2014 https://www.dropbox.com/sc/hqke2e5dy8gak9y/9BoJtefyW7
Um carregamento a 100% no dia 11/3/2014:
https://www.dropbox.com/sc/s3lqoybsglfffou/0Ekzp7uvKj
https://www.dropbox.com/sc/08t7j0iobas4p0b/PjhJVYUaFV
Como tirei este screenshot à pressa, só depois reparei que está um pouco diferente do que tinha feito em FEV, a 14% SOC. A diferença de voltagem é maior neste último... Parece-vos preocupante? Nomeadamente o módulo 36?
Em relação às temperaturas tenho feito bastante cuidado para evitar que cheguem aos 25ºC... Ate agora tenho conseguido, mas reparei que com as temperaturas que se têm sentido, é muito fácil ultrapassar essa temperatura.
Isto faz-me pensar que talvez no verão passado, por falta do Leafspy, por falta do cabo mennekes, por falta de experiência e por falta dos conhecimentos que aqui se partilham, talvez eu tenha levado o carro a atingir temperaturas comprometedoras... mas com aquelas condicionantes todas, só se deixasse o carro em casa... Emfim...
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Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
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Re: diário de bordo - prgc
Falta de mennekes porquê?
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Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
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Vectrix Li+nimh
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Re: diário de bordo - prgc
O carro foi-me entregue apenas como o EVSE de 10A.
Tive que pressionar bastante para que me dessem o cabo mennekes!
Por isso é que tive que recorrer ao CR do estádio da Luz 3 ou 4 vezes para poder seguir viagem...
Só o consegui quase dois meses depois da compra do carro
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 6&start=70
Tive que pressionar bastante para que me dessem o cabo mennekes!
Por isso é que tive que recorrer ao CR do estádio da Luz 3 ou 4 vezes para poder seguir viagem...
Só o consegui quase dois meses depois da compra do carro
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Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
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Re: diário de bordo - prgc
Parece estar tudo bem. A diferença de tensão para os 14% de SOC não é significativa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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