Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por lmlr » 12 dez 2013, 19:18

Penso que hoje passei por ti na Av. Elísio de Moura. Eras tu? Ia de CI e não buzinei porque andam por aqui mais Leaf cinzas.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 14 dez 2013, 00:22

Nope.

O meu acaba em 81. Devia ser o que foi vendido logo depois do meu. Acho que termina em 80.
O Leaf continua por terras altas, mas ainda sem ponto de carga... Pouco tem andado :( .

Hoje fui dar mais uma volta com ele para desentorpecer um pouco as baterias. Já consegui instalar uma app para capturar screenshots - "Screenshot". Funciona bem. Aconselho.
Imagem
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 14 dez 2013, 18:51

Há momentos, na cidade mais alta.
Apesar da tomada mennekes estar cheia de sujidade (nada que não passasse com umas sopradelas), à segunda tentativa lá ficou à carga durante uns minutos.

Imagem

Imagem
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 13 jan 2014, 23:40

Enquanto as "negociações" do ponto de carga continuam, lá se vão dando umas voltas para que a preguiça não se instale a bordo do folha...
Tenho mantido o carro "ligado à máquina", mas apenas para o manter nos 80%. Basicamente, vai carregando 5 ou 10 minutos diariamente. Mas hoje deu uma volta e antes de o parar estiquei-o para testar a % do pack. Chegou aos 11,6% e ainda tinha uma barra, com 5km de autonomia. Alguns minutos depois, liguei-o e já tinha os "---" no mostrador. No turtle yet.
Imagem

Imagem

Entretanto, pus-lhe umas pantufas novas. Agora rola em modo TT, pois estes pneus de inverno têm um relevo bem diferente dos originais. (As fotos ficam para amanhã). Com o gelo e chuva que tem caído, mais vale prevenir.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 17 jan 2014, 00:42

Hoje a subida do ip5 revelou-se mais puxada que o normal. Cheguei ao topo nas lonas. Desliguei o ac, abrandei o ritmo para os 70km/h e fui controlando a percentagem com o leaf spy. Cheguei com 7%!!!
Imagem

Fiquei bastante admirado com os duzentos e tal milivolts de diferença nas células. Mas, mais uma vez não apareceu a tartaruga. Uff...

Já agora, quando esse dia surgir... quantos km se podem percorrer?

(Vi um prius preto com o tocolante do fórum prius no vivaci. Estava bem rente a uma coluna perto da entrada do piso -1)
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Malm » 17 jan 2014, 00:56

Se for a subir, nem 1 km. Tartarugas de um Leaf significam encostar de imediato. Não me lembro de ter visto um perfil de um Leaf tão baixo de ninguém aqui do fórum. Com a bateria dessa maneira, a 70 km/h em plano acho que esses 7% nem para mais 5 km chegavam. Muito próximo do limite, com células a aproximarem-se perigosamente dos 3 V. Essa subida proporciona-nos emoções fortes, sem dúvida :| . Experiência a não repetir.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por mjr » 17 jan 2014, 11:38

Eu diria que como estava a bateria o carro fazia mais 2-3kms no máximo. A tartaruga já estava à porta e de certeza que a potência já estava limitada. Já notei que inicialmente ele limita a potência sem retirar as bolinhas de potência disponível.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
ruimegas
Gestor do Forum
Mensagens: 5076
Registado: 04 jan 2011, 23:39
Data de fabrico: 09 jun 2011
Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
Localização: Oeiras
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por ruimegas » 17 jan 2014, 11:50

mjr Escreveu:Eu diria que como estava a bateria o carro fazia mais 2-3kms no máximo. A tartaruga já estava à porta e de certeza que a potência já estava limitada. Já notei que inicialmente ele limita a potência sem retirar as bolinhas de potência disponível.
Também só agora é que reparei nisso...no outro dia quando atingi o VLBW (Very Low Battery Warning) senti que havia um ponto no acelerador a partir do qual já não acelerava.
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 20 jan 2014, 21:54

Há pouco fui verificar duas coisas - o estado da maquina apos um fds em que realizou apenas uma viagem de uns 70-80 km de desce-sobe-desce-sobe (com uma carga intermedia), vigiando a potencia pelos 20kW; e de que modo ligar o ac interfere com o carregamento, e respetivo soc.
Dois registos - um pelas 19h (3 barras e 40,8% de soc) e outro cerca de quinze minutos depois ( já com quatro barras e 41,3% de soc).
Imagem

Imagem

E quinze minutos mais tarde...
Imagem
(10mV de diferencial!!! Ate parece brincadeira...)

Amanha, vai ligar 20 minutos antes da saída para evitar o consumo de energia durante a viagem. Estava desconfiado que este procedimento baixava o soc matinal, pois experimentei uma vez, e passado poucos km, puff, la foi a primeira. Como estive quinze minutos a monitorizar, e vi sempre o soc a aumentar, pode ser que corra melhor.
A tarde, vou subir o ip5 um pouco mais devagar. Veremos...
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 20 jan 2014, 22:00

Reparei agora no tópico do pré aquecimento.
Suponho que o sistema ligue o aquecimento ate atingir o ultimo valor que o condutor usou. No meu caso, coloquei 17°C.
No teste de há pouco reparei que no final, quando já o habitáculo estava confortável, o carro diminuiu a potencia do aquecimento.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”