
velocidades e autonomia
velocidades e autonomia
deixo aqui a ideia para cada um colocar aqui a velocidade que costuma andar e que autonomias fazem com essa mesma velocidade. Obrigado
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: velocidades e autonomia
Até podia ser interessante a ideia...ledve Escreveu:deixo aqui a ideia para cada um colocar aqui a velocidade que costuma andar e que autonomias fazem com essa mesma velocidade. Obrigado
Mas há tantos factores que interferem no resultado.
E sem o perfil do utilizador preenchido, de pouco adianta...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Re: velocidades e autonomia
Eu já editei o meu perfil.
Obrigado.
Obrigado.
Última edição por ledve em 24 jan 2014, 13:21, editado 1 vez no total.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: velocidades e autonomia
Atualmente calculo que faça, a velocidade estabilizada e sem Controlo do clima:
60km/h - 160km
70km/h - 140km
80km/h - 125km
90km/h - 110km
100km/h - 100km
120km/h - 80km
A velocidades Malmonásticas, 40-50km/h, fará perto de 200km.
60km/h - 160km
70km/h - 140km
80km/h - 125km
90km/h - 110km
100km/h - 100km
120km/h - 80km
A velocidades Malmonásticas, 40-50km/h, fará perto de 200km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: velocidades e autonomia
Ainda hei-de fazer algumas experiências mas, com a topografia do litoral (centro e norte) em detrimento de velocidade estabilizada, acho que conseguia estas autonomias apresentadas pelo mjr descontadas de um valor inferior a 10%.mjr Escreveu:Atualmente calculo que faça, a velocidade estabilizada e sem Controlo do clima:
60km/h - 160km
70km/h - 140km
80km/h - 125km
90km/h - 110km
100km/h - 100km
120km/h - 80km
A velocidades Malmonásticas, 40-50km/h, fará perto de 200km.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Re: velocidades e autonomia
VETL Escreveu:Ainda hei-de fazer algumas experiências mas, com a topografia do litoral (centro e norte) em detrimento de velocidade estabilizada, acho que conseguia estas autonomias apresentadas pelo mjr descontadas de um valor inferior a 10%.mjr Escreveu:Atualmente calculo que faça, a velocidade estabilizada e sem Controlo do clima:
60km/h - 160km
70km/h - 140km
80km/h - 125km
90km/h - 110km
100km/h - 100km
120km/h - 80km
A velocidades Malmonásticas, 40-50km/h, fará perto de 200km.
também tenho de fazer mais experiencias mas pensso que mesmo a 60 kmh será dificil fazer 160km mesmo em estrada plana, talvez menos 10% ou 15% como disse o amigo VETL seja uma autonomia mais realista para um nissan leaf ( primeira versão).
Última edição por ledve em 26 jan 2014, 12:24, editado 1 vez no total.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: velocidades e autonomia
É completamente diferente velocidade estabilizada em AE e velocidade média em estrada com paragens para semáforos, etc. Os valores que dei são para velocidade estabilizada em AE. Recordo-me de há meio ano ter feito 120km entre Gaia e Coimbra, tendo partido com 90% de SOC e chegado com mais de 20%. Isto a 70km/h com CC. Se tivesse os 95% de SOC e fosse até à tartaruga teria feito bem mais de 140km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: velocidades e autonomia
O i-MiEV não tem cruise control. Sou eu próprio que estabilizo a velocidade com a pressão que faço no acelerador e a sensação que tenho sobre o que o carro está a consumir. Não preciso de olhar para o velocímetro ou para o canion para saber se estou a consumir mais do que quero. Isso permite-me controlar muito melhor os gastos nas subidas e usar as descidas com o melhor compromisso velocidade/regeneração. O cruise control não consegue fazer nada disto. Isto só se consegue com muita prática - os 58.000 km são todos comigo ao volante e correspondem a muitas, muitas horas de condução.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: velocidades e autonomia
Sim, o malm junior. Mas ainda assim às vezes tenho que lhe dar uma ajuda com o volante.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Re: velocidades e autonomia
O máximo de distância com carga completa que consegui foi ir do Fórum Montijo a Beja sem pisar auto-estradas, ou seja cerca de 155km. Comecei, sempre com cruise control, nos 80km/h, tendo reduzido para 70, 60, 50 e finalmente 40km/h já à passagem por Ferreira do Alentejo, com a autonomia inferior à distância e um nó no estômago a partir de Alcácer do Sal. Nem eu nem o calculador de autonomia do Leaf contávamos com o efeito brutal do relevo.
Seja como for, cheguei a casa com 10km para gastar, 0 barras, mas sem sinal da tartaruga.
Seja como for, cheguei a casa com 10km para gastar, 0 barras, mas sem sinal da tartaruga.