Quero o meu gerador de volta

Discussão sobre o que pensam que a Nissan deve saber ou considerar.
Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por pafi » 22 mar 2014, 00:43

Na descida de Trancoso consigo recuperar quase 2% de soc. Isto porque, pela manhã, ao descer da Guarda, tenho o pack cheio e frio, e por isso a regenerativa pouco regenera.
Mas ao fim do dia, após Trancoso, e já com 50% de soc, entro no ip2, meto o cc a 110 e mesmo a esta velocidade a regenerativa situa-se entre os 10 e os 20kW durante a descida toda.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por Orlando » 22 mar 2014, 08:50

10kw é menos de 0,5C....aceitável...o meu receio são os picos e essa infornação é dada?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por VETL » 22 mar 2014, 09:23

Orlando Escreveu:10kw é menos de 0,5C....aceitável...o meu receio são os picos e essa infornação é dada?
Não há picos Orlando. Quase que aposto pois não domino aspectos técnicos nestas matérias.
Se a máquina disser que não é para regenerar, a máquina não regenera.
Se a máquina disser que só regenera xxx, ela só regenera xxx.
Isso sente-se a conduzir. É claríssimo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por mjr » 22 mar 2014, 10:45

Da minha experiência sob condição alguma a tensão em qualquer célula sobe acima dos 4,11V. O próprio algoritmo de geração é muito conservador, pois geralmente começa a regenerar a pouca corrente e depois vai progressivamente aumentando esse valor conforme o LBC se apercebe que há margem. O problema é que desde a ultima atualização ele ficou demasiado conservador, ao ponto de numa bateria com 50% de SOC só permitir 10kW de regeneração.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por VETL » 22 mar 2014, 11:49

mjr Escreveu:Da minha experiência sob condição alguma a tensão em qualquer célula sobe acima dos 4,11V. O próprio algoritmo de geração é muito conservador, pois geralmente começa a regenerar a pouca corrente e depois vai progressivamente aumentando esse valor conforme o LBC se apercebe que há margem. O problema é que desde a ultima atualização ele ficou demasiado conservador, ao ponto de numa bateria com 50% de SOC só permitir 10kW de regeneração.
10Kw se estiver frio.
Ainda hoje vinha a reparar que o índice de regeneração permitida varia também consoante a velocidade a que andamos.
Se o carro estiver a andar muito depressa a regeneração possível é inferior àquela que temos a velocidades mais baixas.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por mjr » 22 mar 2014, 11:54

Ainda não percebi se essa perda de regeneração a velocidades altas é devido à regeneração se seguir a potências de descarga elevadas ou se tem mesmo a ver com a velocidade. Isto porque após acelerar forte até aos 80-100km/h tb perco regeneração, que progressivamente é recuperada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por VETL » 22 mar 2014, 16:20

mjr Escreveu:Ainda não percebi se essa perda de regeneração a velocidades altas é devido à regeneração se seguir a potências de descarga elevadas ou se tem mesmo a ver com a velocidade. Isto porque após acelerar forte até aos 80-100km/h tb perco regeneração, que progressivamente é recuperada.
Isso é outra coisa que também noto.
Aposto nas duas portanto...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por Orlando » 22 mar 2014, 20:19

Então isto quer dizer que a potência passa pelo bms?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9900
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por mjr » 22 mar 2014, 20:32

O LBC (BMS) indica aos outros sistemas (inversor, carregador, Chademo) que corrente podem colocar ou retirar da bateria. Se os limites não forem respeitados o contactor da bateria é aberto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Quero o meu gerador de volta

Mensagem por Orlando » 22 mar 2014, 23:24

Podes dizer-me onde leste essa informação?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Sugestões para a Nissan”