Manual de serviço.
Há um tópico no MNL onde a mensagem CAN que indica a regeneração disponivel foi descoberta.

Quero o meu gerador de volta
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Re: Quero o meu gerador de volta
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Correndo o risco de ofender alguém deixem-me dizer que esta questão da regeneração/corrente disponível já tem décadas. O Prius está mais que estudado e descodificado e é a centralina do pack de bateria que manda em tudo! Aposto que no Leaf também anda informação a circular no CAN-BUS de qual o limite de corrente que a bateria pode dar e pode receber, limitando assim a aceleração e regeneração em cada momento em função do próprio SOC, temperatura e outros factores.
Não faz sentido que seja de outra forma.
Os updates de software podem tornar estes limites mais ou menos dinâmicos.
A questão da regeneração poder degradar o pack não me parece relevante para veículos com carga rápida.
Se o ChaDeMo permite carregar a 50kW que degradação fazem os 30kW de pico da regeneração ?
É pior vir a descer a Serra da Estrela num dia com 35graus ou carregar num posto de carga rápida no mesmo dia?
Não faz sentido que seja de outra forma.
Os updates de software podem tornar estes limites mais ou menos dinâmicos.
A questão da regeneração poder degradar o pack não me parece relevante para veículos com carga rápida.
Se o ChaDeMo permite carregar a 50kW que degradação fazem os 30kW de pico da regeneração ?
É pior vir a descer a Serra da Estrela num dia com 35graus ou carregar num posto de carga rápida no mesmo dia?
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
A questão é que os 50kW ou 125A de carga da bateria só estão disponíveis em condições específicas. A atualização que retirou capacidade de regeneração, especialmente com temperaturas baixas, também provocou que as cargas rápidas ficassem (ainda) mais lentas a temperaturas baixas.
A regeneração é MAIOR a temperaturas altas e menor a temperaturas baixas. A preocupação dos engenheiros da Nissan foi certamente a deposição de lítio, quando a temperatura baixa não permite que ele se combine com o ánodo.
Eu agora noto que quando faço uma CR com temperaturas baixas, o pico de 125A dura alguns segundos, mesmo com SOC baixos. Rapidamente estabiliza em 60-70A e depois diminui progressivamente ao chegar aos 4,1V por célula.
Noto perfeitamente no aquecimento do pack quando a temperatura é baixa ou alta. Uma carga iniciada a 15C eleva a temperatura do pack para 18-19C, enquanto que se começar a 25C facilmente chega aos 35C no fim da carga.
A regeneração é MAIOR a temperaturas altas e menor a temperaturas baixas. A preocupação dos engenheiros da Nissan foi certamente a deposição de lítio, quando a temperatura baixa não permite que ele se combine com o ánodo.
Eu agora noto que quando faço uma CR com temperaturas baixas, o pico de 125A dura alguns segundos, mesmo com SOC baixos. Rapidamente estabiliza em 60-70A e depois diminui progressivamente ao chegar aos 4,1V por célula.
Noto perfeitamente no aquecimento do pack quando a temperatura é baixa ou alta. Uma carga iniciada a 15C eleva a temperatura do pack para 18-19C, enquanto que se começar a 25C facilmente chega aos 35C no fim da carga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 26 nov 2014, 11:03
- Data de fabrico: 01 set 2014
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
O facto do Leaf não activar a regeneração quando a bateria está com a carga máxima, ou próxima disso, provoca ou pode provocar alguns dissabores para os mais distraídos, devido à alteração do comportamento do carro.
Tentando explicar melhor, usualmente ando com o carro no modo B, onde a regeneração é maior. Ora, normalmente estou a contar que o carro trave quando levanto o pé do acelerador, o que de facto não acontece se a carga estiver no máximo ou próximo disso. Ou seja, estou a contar que ele trave, mas isso pode não acontecer. Acaba por ser um comportamento um pouco errático.
Do meu ponto de vista, seria preferível que a travagem regenerativa estivesse sempre activa, e quando a energia não pudesse ser direccionada para carregar as baterias, fosse canalizada para os equipamentos de maior consumo, ou mesmo para um dissipador.
Tentando explicar melhor, usualmente ando com o carro no modo B, onde a regeneração é maior. Ora, normalmente estou a contar que o carro trave quando levanto o pé do acelerador, o que de facto não acontece se a carga estiver no máximo ou próximo disso. Ou seja, estou a contar que ele trave, mas isso pode não acontecer. Acaba por ser um comportamento um pouco errático.
Do meu ponto de vista, seria preferível que a travagem regenerativa estivesse sempre activa, e quando a energia não pudesse ser direccionada para carregar as baterias, fosse canalizada para os equipamentos de maior consumo, ou mesmo para um dissipador.