
Possível forma de arrefecer a bateria
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Só que o AC do carro no mínimo dá 16.º...e o mrr fala em 8.º da câmara....mas todo o ganho é bom.
Além disso ele usou uma ventoinha.
Ainda quero experimentar com o AC do carro, que por si força a ventilação.
Qual é o diâmetro da entrada para a bateria?
Além disso ele usou uma ventoinha.
Ainda quero experimentar com o AC do carro, que por si força a ventilação.
Qual é o diâmetro da entrada para a bateria?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
O AC tambem deve ter valores mais baixo que 16c° porque o objectivo é arrefecer o habitáculo até 16c° logo o AC consegue fazer mais frio... claro que se estiver muito calor fora do carro o AC vai ter mais dificuldade em ir a temperaturas mais baixas.
Logo ate vou ligar o AC e ver a temperatura de saida. Ontem ate o liguei e meti a mão a frente e era bem frio.
Acho que atraves do AC também se deve conseguir arrefecer alguma coisa, agora não sei se compensa.
O tubo para ligar ao AC que eu acho mais indicado é o de 90mm, 120mm e mutio largo e pouco flexível para se usar no carro.
Logo ate vou ligar o AC e ver a temperatura de saida. Ontem ate o liguei e meti a mão a frente e era bem frio.
Acho que atraves do AC também se deve conseguir arrefecer alguma coisa, agora não sei se compensa.
O tubo para ligar ao AC que eu acho mais indicado é o de 90mm, 120mm e mutio largo e pouco flexível para se usar no carro.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Então se tens dúvidas vê o meu DB!!!
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=160
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... &start=160
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
No fim de uma viagem em que cheguem a casa com a bateria muito quente, este procedimento vai ajudar bastante a que o pack desça as temperaturas bem mais rapidamente. Mesmo utilizando o AC do carro. A meu ver isto já é uma boa ajuda no objetivo de diminuir a taxa de degradação. É que o pack pode demorar mais de 12 horas para igualar a temperatura exterior. Nos I-MiEV, como o ar fresco entra em contato com as células, é muito mais eficiente. O americano coloca sensores a 13C em 10 minutos, partindo de 18.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3088
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
mrr Escreveu:Deixo aqui algumas fotos.
Não tenho fotos do tubo ligado ao carro, mas mais logo posso tirar.
Foi tudo feito a pressa e com muita fita cola e agrafos, mas penso que dá para fazer uns bons testes, considero a versão v0.01![]()
Tubo v0.01:
https://www.dropbox.com/s/4s2r1fx79gu8e ... 124151.jpg
Entrada de ar no carro:
https://www.dropbox.com/s/jc6h2hvg81qsw ... 223953.jpg
Ligação ao carro:
https://www.dropbox.com/s/6qagubw35auo6 ... 124207.jpg
Saída de ar câmara frigorífico:
https://www.dropbox.com/s/zcx3f7oor5t1a ... 131011.jpg
Ligação a câmara frigorífico c/ ventilador:
https://www.dropbox.com/s/gf1am22a18s61 ... 124200.jpg
Até parece que estamos na Apolo 13 ; Se vier a ter um Disco Voador, estás convidado para Eng. de Manutenção.

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Nice, fico a espera desse "Disco Voador"Filipe Escreveu:mrr Escreveu:Deixo aqui algumas fotos.
Não tenho fotos do tubo ligado ao carro, mas mais logo posso tirar.
Foi tudo feito a pressa e com muita fita cola e agrafos, mas penso que dá para fazer uns bons testes, considero a versão v0.01![]()
Tubo v0.01:
https://www.dropbox.com/s/4s2r1fx79gu8e ... 124151.jpg
Entrada de ar no carro:
https://www.dropbox.com/s/jc6h2hvg81qsw ... 223953.jpg
Ligação ao carro:
https://www.dropbox.com/s/6qagubw35auo6 ... 124207.jpg
Saída de ar câmara frigorífico:
https://www.dropbox.com/s/zcx3f7oor5t1a ... 131011.jpg
Ligação a câmara frigorífico c/ ventilador:
https://www.dropbox.com/s/gf1am22a18s61 ... 124200.jpg
Até parece que estamos na Apolo 13 ; Se vier a ter um Disco Voador, estás convidado para Eng. de Manutenção.

Acabei de fazer um pequeno teste, medi os valores de temperatura na saída de AC do carro, em 4 minutos tive minimo de 4,2Cº e depois foi subindo até aos 6,8Cº. Isto tudo com o ar em circulação no interior do carro. Temperatura exterior de 20Cº
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Espetáculo! Esta malta não facilita! Ja estou a ver daqui a uns meses todos os donos de leafs com tubos destes dentro do carro.
RJSC, tens que patentear isto!
RJSC, tens que patentear isto!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3495
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
Eu sou "Open-Source".Apr Escreveu: RJSC, tens que patentear isto!

Só um gajo que se preocupa com o preço dos pneus para se lembrar de tirar uns graus à bateria...

- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
RJSC Escreveu:Eu sou "Open-Source".Apr Escreveu: RJSC, tens que patentear isto!![]()
Só um gajo que se preocupa com o preço dos pneus para se lembrar de tirar uns graus à bateria...



=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2484
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Possível forma de arrefecer a bateria
RJSC Escreveu:Eu sou "Open-Source".Apr Escreveu: RJSC, tens que patentear isto!![]()
Só um gajo que se preocupa com o preço dos pneus para se lembrar de tirar uns graus à bateria...
Like
