Possível forma de arrefecer a bateria

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Filipe
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Filipe » 11 abr 2014, 01:03

victormcpinto Escreveu:Início do teste às 19.10 h
Temperatura ambiente: 18 oC
Temperatura do pack : 22,7 22,5 22,6 oC

Final do teste às 20.50 h
Temperatura ambiente: 18 oC
Temperatura do pack : 21,1 20,3 20,7 oC

https://www.dropbox.com/s/krd3qx19rohgt ... 8%2012.jpg
https://www.dropbox.com/s/hdfzmut5x85qp ... 7%2059.jpg

Custo do teste: 1 hora de entretenimento.
Energia: potência do extractor 45w
Belo CHUPÃO. :mrgreen:
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

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Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 11 abr 2014, 12:56

Deixo aqui os dados desta noite com o "sistema de arrefecimento" ligado, são muito idênticos ao do dia anterior.

Hora 20:45 dia 10-04-2014:
Temperatura exterior(na garagem) 14º
Temperatura de entrada ar no Pack +/-10º
Sensores: 20.8º | 21.2º | 19.9º
https://www.dropbox.com/s/27ywlqfxum5yv ... -45-45.png

Hora 07:49 dia 11-04-2014:
Temperatura exterior(na garagem) 14º
Temperatura de entrada ar no Pack +/-10º
Sensores: 16.2º | 15.2º | 13.4º
https://www.dropbox.com/s/ub30uzptty7yx ... -49-04.png

Acho que para conseguir valores mais baixos vou ter que fazer melhorias no dito "tubo".
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014

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Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por pafi » 11 abr 2014, 13:24

Uau!!!... Parece inverno.

-4,6 | -5,9 | -6,5 = média de -5,7 ºC

Acho que é um ensaio com muito valor. A Nissan devia começar a produzir mais um acessório.
Bem, é melhor não... senão ainda o vendiam mais caro que um EVSE!!!
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 11 abr 2014, 13:32

A Nissan pode não o produzir, mas eu vou tentar fazer-lo o mais pratico e barato possível.. Já estou a "engenhocar" a versão 0.02 do dito "tubo". :mrgreen:
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Malm » 11 abr 2014, 13:33

Esses valores são bons. A taxa de degradação aumenta exponencialmente com a temperatura. Reduzir de 15º para 10º não tem tanto interesse como reduzir de 25º para 20º. Se o meu pack andar a 19º C eu já ando feliz da vida. 31º C é que me deixam angustiado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

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Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 11 abr 2014, 14:01

São quase 13.ºC a bombar frio...os meus andam em média 2 a 3.ºC acima dos teus!
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 11 abr 2014, 14:59

Orlando Escreveu:São quase 13.ºC a bombar frio...os meus andam em média 2 a 3.ºC acima dos teus!
Mas deixas toda a noite a arrefecer? Tenta isolar o tubo, pode ser que consigas descer um pouco mais a temperatura..
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 11 abr 2014, 15:16

mrr Escreveu:
Orlando Escreveu:São quase 13.ºC a bombar frio...os meus andam em média 2 a 3.ºC acima dos teus!
Mas deixas toda a noite a arrefecer? Tenta isolar o tubo, pode ser que consigas descer um pouco mais a temperatura..
Não, deixei apenas 2 horas...
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por mrr » 11 abr 2014, 18:44

Orlando Escreveu:
mrr Escreveu:
Orlando Escreveu:São quase 13.ºC a bombar frio...os meus andam em média 2 a 3.ºC acima dos teus!
Mas deixas toda a noite a arrefecer? Tenta isolar o tubo, pode ser que consigas descer um pouco mais a temperatura..
Não, deixei apenas 2 horas...
Pois, eu devo ter valores mais baixos mas deixo toda a noite, ao mesmo tempo também está a carregar.
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Re: Possível forma de arrefecer a bateria

Mensagem por Orlando » 17 abr 2014, 19:38

mjr Escreveu:Interessante. Que terá algum efeito não duvido. Ligando o A/C com os vidros todos fechados e a tampa do compartimento do fusível de emergência aberta, o caminho mais fácil para o ar sair é por aí. Do mesmo modo que os tubos de aquecimento aquecem o pack, também o ar ao passar por aí o deverá arrefecer. Na altura em que fiz essas experiências não tinha o Leaf Spy, mas que o compartimento da bateria ficava mais frio não tenho dúvidas. No Verão vou experimentar novamente :)
Não é por nada, mas às vezes parece-me até que qto + o habitaculo estiver quente, mais aquecem as baterias e vice-versa.....é uma impressão...
Outra coisa, e se pusermos 3 mini ventoinhas nas 3 saídas traseiras?...não forçará o ar a passar pelo pack...é que mesmo com estas noites frescas, o pack poderia arrefecer mais....? Isso claro para quem não tem AC e quer arrefecer de uma maneira simples o pack de noite.
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