
Diário de Bordo Leaf - VETL
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
100% é tão relativo como os 0%. Tudo depende da tensão que consideramos para os 100%. Parece que os senhores da Mitsubishi acham que devem ser os 4,1V. Ótimo. Mas a célula se fosse carregada até aos 4,17V iria absorver mais energia. Poderia assim chegar aos 105% de capacidade, que são os 100% da Nissan. Da mesma forma que se o carro do Malm deixasse, ele poderia ver SOC negativos, pois o ponto de 0% é mais uma vez arbitrário. Claro que seriam ambos os casos ridículos do ponto de vista da engenharia, mas possível.
Os 80% da Nissan são os 80% de uma célula carregada até 4,17V, que são os 100% de SOC para a Nissan. Mas mesmo estes 80% são uma treta, pois eu já vi 80% com 4,015V por célula e também com 4,031V/célula...
O facto é que com tensões mais elevadas a degradação é acelerada, e a Nissan achou que acima dos 4,11V se iria tornar incomportável.
Os 80% da Nissan são os 80% de uma célula carregada até 4,17V, que são os 100% de SOC para a Nissan. Mas mesmo estes 80% são uma treta, pois eu já vi 80% com 4,015V por célula e também com 4,031V/célula...
O facto é que com tensões mais elevadas a degradação é acelerada, e a Nissan achou que acima dos 4,11V se iria tornar incomportável.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
E os Srs da Mitsubishi também (consideraram que carregar acima dos 4,1 V seria prejudicial). Por isso é que eu até nem me martirizo muito em carregá-lo sempre a 100%. Não são 100% reais. Estão previstas novidades no meu diário de bordo para breve, relativamente aos meus 0%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Vocês podem nem acreditar...
Mas, tal como o mjr, também tenho o carro furado hoje (FR DIR)!
Vi à hora do almoço. Tenho umas bombas perto e deu para ir almoçar.
No entanto, tem um "lanho" de lado e está a "bufar".
Nem sei se vou ter carro para ir logo para casa.
Se calhar vai ter que levar novo (neste caso 2 novos pois já vão a meio desgaste).
Se tiver mesmo que levar novos, quais recomendam?
EDIT: É o direito. Não sei onde estava com a cabeça quando escrevi esquerdo.
Mas, tal como o mjr, também tenho o carro furado hoje (FR DIR)!

Vi à hora do almoço. Tenho umas bombas perto e deu para ir almoçar.
No entanto, tem um "lanho" de lado e está a "bufar".

Nem sei se vou ter carro para ir logo para casa.
Se calhar vai ter que levar novo (neste caso 2 novos pois já vão a meio desgaste).
Se tiver mesmo que levar novos, quais recomendam?
EDIT: É o direito. Não sei onde estava com a cabeça quando escrevi esquerdo.

Última edição por VETL em 23 abr 2014, 14:37, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
WTF
Aconselho aos proprietários Leaf a não andarem na estrada hoje
Eu aconselho os Michelin Energy Saver+. Agarram significativamente melhor que os "Ecrapia", duram certamente mais (Michelin), e a diferença em consumo deve ser insignificante (classe A vs classe B).

Aconselho aos proprietários Leaf a não andarem na estrada hoje

Eu aconselho os Michelin Energy Saver+. Agarram significativamente melhor que os "Ecrapia", duram certamente mais (Michelin), e a diferença em consumo deve ser insignificante (classe A vs classe B).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Aproveitem as campanhas da roady
http://roady.pt/campanhas
http://roady.pt/campanhas
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3494
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Para teres ar logo à saída do emprego tens sempre o compressor de 12V na mala...VETL Escreveu:Vocês podem nem acreditar...
Mas, tal como o mjr, também tenho o carro furado hoje (FR DIR)!![]()
Vi à hora do almoço. Tenho umas bombas perto e deu para ir almoçar.
No entanto, tem um "lanho" de lado e está a "bufar".![]()
Nem sei se vou ter carro para ir logo para casa.
E a tal espuma de tapar furos... Experimenta lá e diz se vale alguma coisa.

- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Pois tenho, mas o lanho é de lado.RJSC Escreveu:Para teres ar logo à saída do emprego tens sempre o compressor de 12V na mala...
E a tal espuma de tapar furos... Experimenta lá e diz se vale alguma coisa.
A espuma também faz efeito em furos laterais?
Tenho cerca de 50Km para fazer até chegar a Aveiro...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3494
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Eu ainda não conheço ninguém que tenha experimentado a espuma por cá, por isso é que estava curioso.VETL Escreveu:Pois tenho, mas o lanho é de lado.RJSC Escreveu:Para teres ar logo à saída do emprego tens sempre o compressor de 12V na mala...
E a tal espuma de tapar furos... Experimenta lá e diz se vale alguma coisa.
A espuma também faz efeito em furos laterais?
Tenho cerca de 50Km para fazer até chegar a Aveiro...
Talvez ajude rodar o pneu até o furo estar do lado debaixo. Se ele não for muito para o centro do pneu a espuma deve lá chegar.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Guarda o pneu velho e põe mas é 2...pode ser que alguem fure hoje e lhe possa servir!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
E Continental? Eles são cá feitos...podia-se gastar português!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh