Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 21 abr 2014, 19:05

100% é tão relativo como os 0%. Tudo depende da tensão que consideramos para os 100%. Parece que os senhores da Mitsubishi acham que devem ser os 4,1V. Ótimo. Mas a célula se fosse carregada até aos 4,17V iria absorver mais energia. Poderia assim chegar aos 105% de capacidade, que são os 100% da Nissan. Da mesma forma que se o carro do Malm deixasse, ele poderia ver SOC negativos, pois o ponto de 0% é mais uma vez arbitrário. Claro que seriam ambos os casos ridículos do ponto de vista da engenharia, mas possível.

Os 80% da Nissan são os 80% de uma célula carregada até 4,17V, que são os 100% de SOC para a Nissan. Mas mesmo estes 80% são uma treta, pois eu já vi 80% com 4,015V por célula e também com 4,031V/célula...

O facto é que com tensões mais elevadas a degradação é acelerada, e a Nissan achou que acima dos 4,11V se iria tornar incomportável.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 21 abr 2014, 20:27

E os Srs da Mitsubishi também (consideraram que carregar acima dos 4,1 V seria prejudicial). Por isso é que eu até nem me martirizo muito em carregá-lo sempre a 100%. Não são 100% reais. Estão previstas novidades no meu diário de bordo para breve, relativamente aos meus 0%.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 23 abr 2014, 13:39

Vocês podem nem acreditar...
Mas, tal como o mjr, também tenho o carro furado hoje (FR DIR)! :evil:
Vi à hora do almoço. Tenho umas bombas perto e deu para ir almoçar.
No entanto, tem um "lanho" de lado e está a "bufar". :evil:
Nem sei se vou ter carro para ir logo para casa.
Se calhar vai ter que levar novo (neste caso 2 novos pois já vão a meio desgaste).
Se tiver mesmo que levar novos, quais recomendam?

EDIT: É o direito. Não sei onde estava com a cabeça quando escrevi esquerdo. :oops:
Última edição por VETL em 23 abr 2014, 14:37, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 23 abr 2014, 14:06

WTF :o

Aconselho aos proprietários Leaf a não andarem na estrada hoje 8-)

Eu aconselho os Michelin Energy Saver+. Agarram significativamente melhor que os "Ecrapia", duram certamente mais (Michelin), e a diferença em consumo deve ser insignificante (classe A vs classe B).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 23 abr 2014, 14:13

Aproveitem as campanhas da roady
http://roady.pt/campanhas
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por RJSC » 23 abr 2014, 14:43

VETL Escreveu:Vocês podem nem acreditar...
Mas, tal como o mjr, também tenho o carro furado hoje (FR DIR)! :evil:
Vi à hora do almoço. Tenho umas bombas perto e deu para ir almoçar.
No entanto, tem um "lanho" de lado e está a "bufar". :evil:
Nem sei se vou ter carro para ir logo para casa.
Para teres ar logo à saída do emprego tens sempre o compressor de 12V na mala...
E a tal espuma de tapar furos... Experimenta lá e diz se vale alguma coisa. :lol:

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 23 abr 2014, 14:51

RJSC Escreveu:Para teres ar logo à saída do emprego tens sempre o compressor de 12V na mala...
E a tal espuma de tapar furos... Experimenta lá e diz se vale alguma coisa. :lol:
Pois tenho, mas o lanho é de lado.
A espuma também faz efeito em furos laterais?
Tenho cerca de 50Km para fazer até chegar a Aveiro...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por RJSC » 23 abr 2014, 14:54

VETL Escreveu:
RJSC Escreveu:Para teres ar logo à saída do emprego tens sempre o compressor de 12V na mala...
E a tal espuma de tapar furos... Experimenta lá e diz se vale alguma coisa. :lol:
Pois tenho, mas o lanho é de lado.
A espuma também faz efeito em furos laterais?
Tenho cerca de 50Km para fazer até chegar a Aveiro...
Eu ainda não conheço ninguém que tenha experimentado a espuma por cá, por isso é que estava curioso.
Talvez ajude rodar o pneu até o furo estar do lado debaixo. Se ele não for muito para o centro do pneu a espuma deve lá chegar.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 23 abr 2014, 15:05

Guarda o pneu velho e põe mas é 2...pode ser que alguem fure hoje e lhe possa servir!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Orlando » 23 abr 2014, 15:32

E Continental? Eles são cá feitos...podia-se gastar português!!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”