Diário de bordo de vip

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 07 mai 2014, 11:33

mjr Escreveu:Demora imenso tempo a equilibrar! Mas está melhor, sem dúvida. Na prática não tem efeito pois a SOC baixos os papeis invertem-se.
Verifico que os valores de capacidade devem estar perto do real e já estabilizados.
Ontem terminei o dia com uma temp média do pack 21,5, garagem a 18ºC, carregamento a 80% e, de manhã, pack a 19,5ºC.
Os últimos carregamentos a 80% deixam-me o pack com 15,2 Kw.h
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 07 mai 2014, 12:23

Praticamente como o meu: 15,12kWh na última carga a 80%. De manha o pack anda pelos 18-19 graus e ao fim do dia nos 22-23C
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 07 mai 2014, 13:33

Sabendo que raramente carrega a 100%, deve ser muito boa notícia o facto de nos aparecerem mais equilibradas, digo eu. Provavelmente, com carregamentos frequentes a 100%, já nem se notaria a diferença.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por mjr » 07 mai 2014, 16:39

Pelo que me tenho apercebido ele só altera o padrão de equlibragem (células a vermelho) para SOC acima de 65%-70%. Com isso tenho conseguido paulatinamente que as células 2 e 4 se equilibrem melhor, impedindo o término da carga entre os 65% e os 90% de SOC. Ainda ontem fiz 96km, com alguma AE a 100-110km/h, e tinha 20% de SOC com todas as células acima de 3,74V.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 11 mai 2014, 20:06

Experiência irrepetível. 3 horas e 6 minutos para fazer 106,6 km
Veloc méd: 34,4 km/h
Contei com a companhia e a colaboração do meu neto para estes registos.

Partida: 8h 46 minutos - 12 barras 92,8% Soc 17,8 kw.h 54 AHr - temp. méd pack 19,9 ºC

Imagem Imagem Imagem

Imagem Imagem

Chegada ao NorteShopping: 3 barras 36,4% SOC 6,5 Kw.h - temp. méd pack 20,8 ºC

Imagem

Imagem Imagem

A 1ª barra desapareceu com 12,8 km percorridos, a 2ª 17,5 km, a 3ª 22 km, a 4ª 28 km, a 5ª 35 km, a 6ª 60 km, a 7ª 72 km a 8ª 91 km e a 9ª aos 98 km.

Carreguei novamente no NS a 100%.
Última edição por victormcpinto em 11 mai 2014, 21:14, editado 1 vez no total.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 11 mai 2014, 20:40

Ou seja, utilizando toda a energia disponível não faria 175 km. Essas são as velocidades a que se consegue maior autonomia. Esperaria mais de um Leaf, mesmo com 17/18% de degradação. Mas já sei que o teu é o Leaf mais gastador do fórum. Se o meu não me tivesse amputado em março de quase 1 kWh, eu conseguiria fazer mais.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 11 mai 2014, 21:06

O regresso, sempre em AE.

Imagem

Imagem

 chegada, SOC 41% e pack a 26 ªC com 22ºC como temp ambiente.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por dgalv » 11 mai 2014, 22:25

victormcpinto Escreveu:O regresso, sempre em AE.

Imagem

Imagem

 chegada, SOC 41% e pack a 26 ªC com 22ºC como temp ambiente.
Qual a aplicação que faz esses gráficos engracados?
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 11 mai 2014, 22:38

MotionX-GPS HD

http://gps.motionx.com
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 12 mai 2014, 18:26

Ontem consegui estes valores:

IDA em EN: 106,6 km ; 34,4 km/h ; consumo 11,3 kw.h ; consumo médio 0,106 kw.h/km ; veloc. máx 67km/h ;

REGRESSO em AE: 60,5 km ; 70,5 km/h ; consumo 10,6 kw.h ; consumo médio 0,175 kw.h/km ; veloc. máx 120,5 km/h (descida) ;

Penso que são consumos dentro do que outros proprietários Leaf vão relatando. Consultando os registos dos últimos meses verifico isto:

https://www.dropbox.com/s/uzkkqs2zcfdjb ... nsumos.png

Isto é. Como grande parte dos meus percursos diários são inferiores a 25 km, os consumos são elevadíssimos. Porquê estas diferenças? Não altera o modo de condução nem o tipo de percurso. Perdas, digo eu.
Acresce que também verifico isto sempre, um abaixamento de SOC durante a noite de 0,1/0,2/0,3%.
Como ontem exagerou :oops: , no próximo fim de semana vai ficar 2 dias em repouso. Vai dar mais uma indicação. Com que SOC deve ficar?
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”