Diário de bordo de vip

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 12 mai 2014, 19:05

Não, vitormcpinto, não me consegues convencer. Então fazes uma viagem a 35 km/h e só dava para fazer 170 km ?????? Segundo as minhas contas, num Leaf com 18% de degradação, o que seria de esperar era entre 205 a 210. A não ser que tenha sido muito para/arranca, não compreendo esses consumos.

O consumo de um Leaf, a velocidade estável de 55 km/h é muito próximo de 100 W/h. A 35 km/h terá de ser claramente menos.

A não ser que tenha sido muito para/arranca, quer parado, quer a andar, gasta demasiado.

A 35 km/h eu tenha a certeza que faço mais de 170 km (no plano). Se ainda em agosto passado fez 200 e a dizer-me que tinha mais de 22% de SoC, mesmo amputado de 0,8 kW/h eu conseguiria mais de 170 km.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Apr » 12 mai 2014, 19:09

Talvez tenha a ver com o numero de arranques necessários em cada trajeto? Esse gráfico é muito interessante, mas falta a velocidade média de cada viagem. Como mostrou atrás, uma viagem longa a velocidade superior vai gastar o mesmo que as viagens curtas que apresenta.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Apr » 12 mai 2014, 19:12

Malm, reparei que no meu carro o contador de tempo de viagem está sempre a... andar. Mesmo quando ligo o carro naquele modo de não condução. Será por causa disso que as velocidades médias são tão baixas?

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 12 mai 2014, 19:14

Malm Escreveu:Não, vitormcpinto, não me consegues convencer. Então fazes uma viagem a 35 km/h e só dava para fazer 170 km ?????? Segundo as minhas contas, num Leaf com 18% de degradação, o que seria de esperar era entre 205 a 210. A não ser que tenha sido muito para/arranca, não compreendo esses consumos.
A viagem de ida, 106,6km a menos de 35 km/h não teve paragem nenhuma. Foi sempre a andar e se os primeiros 40 km foram em terreno acidentado, os restantes foi a descer até ao rio Douro e segui-lo até ao Porto em terreno plano.
Erro, só se for do Spy mas, não acredito.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 12 mai 2014, 19:20

Apr Escreveu:Talvez tenha a ver com o numero de arranques necessários em cada trajeto? Esse gráfico é muito interessante, mas falta a velocidade média de cada viagem. Como mostrou atrás, uma viagem longa a velocidade superior vai gastar o mesmo que as viagens curtas que apresenta.
Exactamente. Tenho estes dados todos registados diariamente, início e final do dia.
Hoje fiz 36 km, consumi 161 wh/km.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Malm » 12 mai 2014, 19:28

Apr Escreveu:Malm, reparei que no meu carro o contador de tempo de viagem está sempre a... andar. Mesmo quando ligo o carro naquele modo de não condução. Será por causa disso que as velocidades médias são tão baixas?
Se estás a falar do meu caso, as minhas velocidades médias são mesmo assim, baixas. Não adianta culpar o contador. Agora no teu caso, se é isso que me perguntas, é bem possível que seja como tu dizes, utiliza o tempo total que está ligado para calcular a velocidade média. Com o Canion também era assim no passado, mas agora ele faz duas contagens, uma utilizando o tempo total e outra só tempo em que está a andar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

pauloguerreiro
Proprietário Leaf
Mensagens: 269
Registado: 26 abr 2011, 18:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por pauloguerreiro » 12 mai 2014, 22:04

Ontem fiz Espinho-Estoril no Tesla. 325km a 120km/h até 150 km/h (nas descidas) Consumo 229w/km.
Nissan Leaf e Tesla Model S

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 12 mai 2014, 22:11

pauloguerreiro Escreveu:Ontem fiz Espinho-Estoril no Tesla. 325km a 120km/h até 150 km/h (nas descidas) Consumo 229w/km.
Por curiosidade e em termos comparativos, seria interessante também comparar consumos em percursos curtos e com vários pára arranca.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por victormcpinto » 13 mai 2014, 10:13

rdias Escreveu:O tesla é um carro para estrada... para cruzar longas distâncias...
Significa que não podemos ter um Tesla. Mas eu, até parado com ele me divertia. Não faltam lá motivos para "perder" tempo.
Quando coloquei a questão do consumo noutro tipo de utilização, comecei " Por curiosidade...." É que o que aqui se escreve, para mim, tem mais valor do que o que é dito nas revistas de especialidade ou dito pelas próprias marcas. Apenas isso.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário de bordo de vip

Mensagem por Fil » 13 mai 2014, 16:46

Segundo li, se forem sempre a fundo num Tesla model S gasta cerca de 900w/km, logo fazem cerca de 160 km, sempre a 213 kms/h.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”