Perda de barras de capacidade

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por victormcpinto » 07 mai 2014, 20:06

OCasal Escreveu:Se calhar mesmo a informação das barras e dos AhR poderá não corresponder à verdadeira degradação das baterias...
Tudo é possível. A química e o software baralham muito as contas e nós, os proprietários, também não somos todos iguais.
Eu, por exemplo, já não fico stressado porque, como não tenho necessidade, não arrisco nada. Chegar a casa com segundo aviso de bateria fraca, já é muito.
Vou-lhe pedir ajuda para poder avaliar melhor o que ando/posso fazer.
Tenho o próximo domingo por minha conta e pretendo sair com 100% de Amarante rumo ao Porto. Deve conhecer bem este percurso. Quantos kms poderei eu arriscar a 90 km/h em AE? Depois saio e continuo viagem pela EN. Registarei tudo e publicarei aqui os resultados para continuarmos com a nossa saudável especulação. Como tenho referido várias vezes, dificilmente consigo consumos inferiores a 150 wh/km e não conduzo com botas...
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por OCasal » 13 mai 2014, 09:24

Mas é para regressar sem carregar?

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por victormcpinto » 13 mai 2014, 10:05

OCasal Escreveu:Mas é para regressar sem carregar?
Ocasal, já não vou testar mais nada. Este é o meu Leaf.

IDA em EN: 106,6 km ; 34,4 km/h ; consumo 11,3 kw.h ; consumo médio 0,106 kw.h/km ; veloc. máx 67km/h ;

REGRESSO em AE: 60,5 km ; 70,5 km/h ; consumo 10,6 kw.h ; consumo médio 0,175 kw.h/km ; veloc. máx 120,5 km/h (descida) ;

Carrego 100% 17,8kw.h. 80% 15300 kW.h

Ontem 36 km, que corresponderam a 8 viagens, gastei 5,8 kW - 161 wh/km
Por isso o meu LeafSpy está sempre nos @162wh/km
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por OCasal » 13 mai 2014, 17:34

Ora bem, não tenho a coisa tão controlada ao número como me conta... Mas para fazer os 60km na A4 a 90km/h dá de certeza! Se não dá, então enganava-me bem, porque era capaz de me mandar sem medo para esse percurso com o meu Leaf que me mostra 10 barras de capacidade da bateria...

Das duas uma, ou ficava mesmo a pé, ou perto do fim desligava o CC para conseguir chegar de corda ao pescoço ao fim! Ou será que o que nos reporta o leafspy e as barras de capacidade é só para nos entreter e afinal o meu pack ainda está melhor que o seu que tem as 12?

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por Malm » 14 mai 2014, 07:22

OCasal Escreveu:Ora bem, não tenho a coisa tão controlada ao número como me conta... Mas para fazer os 60km na A4 a 90km/h dá de certeza! Se não dá, então enganava-me bem, porque era capaz de me mandar sem medo para esse percurso com o meu Leaf que me mostra 10 barras de capacidade da bateria...

Das duas uma, ou ficava mesmo a pé, ou perto do fim desligava o CC para conseguir chegar de corda ao pescoço ao fim! Ou será que o que nos reporta o leafspy e as barras de capacidade é só para nos entreter e afinal o meu pack ainda está melhor que o seu que tem as 12?
60 km a 90km/h? Claro que dá, com folga. A 90 km/h estamos numa fase em que faremos entre 80 a 100 km. O Leaf do vitormcpinto é um caso à parte e não deve ser uado nas comparações. Mostra 12 barras mas, arrisco-me a dizer, anda o mesmo que um de 10. Até gasta parado :roll: .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por victormcpinto » 14 mai 2014, 09:25

Malm Escreveu:Até gasta parado :roll: .
Daí o dizer que tenho o depósito furado. Se alguém do fórum tivesse um centro de assistência, já lá tinha ido.
Aguardo a concretização da sugestão do mjr quanto a uma concentração de Leaf's para que, de depósito cheio, se faça um percurso comum e se consigam valores comparativos.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por Orlando » 14 mai 2014, 10:16

victormcpinto Escreveu:
Malm Escreveu:Até gasta parado :roll: .
Daí o dizer que tenho o depósito furado. Se alguém do fórum tivesse um centro de assistência, já lá tinha ido.
Aguardo a concretização da sugestão do mjr quanto a uma concentração de Leaf's para que, de depósito cheio, se faça um percurso comum e se consigam valores comparativos.
Like
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por Malm » 14 mai 2014, 12:05

Se acharem interessante, eu também gostaria de participar no ensaio, para podermos comparar com rigor o consumo dos dois modelos. Eu farei-o com todo o prazer, porque sou viciado em informação fiável. Seja para subir rampas, comer leitão, ou experimentar um PCR que fica logo avariado, já sabem que comigo podem contar.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por mjr » 14 mai 2014, 13:05

OK, vamos começar a estudar hípoteses para o trajeto. Cheguei a pensar em andar às voltas na VCI, mas a variação de nível ainda é considerável. A vantagem é que dá para ir em segurança quase até 0% pois há vários PCL e alguns PCRs na área.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

victormcpinto
Proprietário Leaf
Mensagens: 958
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Re: Perda de barras de capacidade

Mensagem por victormcpinto » 14 mai 2014, 13:40

mjr Escreveu:OK, vamos começar a estudar hípoteses para o trajeto.
Ok, eu não penso, apareço. :D
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”