Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Orlando » 13 mai 2014, 11:54

imievlover Escreveu:Boa tarde malm, como pode reparar sou novato nesta materia, assim como neste forum. Comprei o meu imiev ha pouco tempo e, ate agora, ja aprendi mais com as suas publicacoes do que com o manual de instrucoes :lol:
Ui vem aí Malm parte II.....venham eles om estórias e histórias! :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Mensagem por Malm » 13 mai 2014, 13:07

imievlover Escreveu:Boa tarde malm, como pode reparar sou novato nesta materia, assim como neste forum. Comprei o meu imiev ha pouco tempo e, ate agora, ja aprendi mais com as suas publicacoes do que com o manual de instrucoes :lol:
Passamos a ser 5. A seguir aos Leaf, somos os mais numerosos aqui. Nem model S, nem Fluence, nem i3, apenas os Leaf existem aqui em maior número. Enfim, quem me dera a mim, ter existido para mim um Malm, porque muita coisa teria sido diferente nestes 3 anos se tivesse tido acesso ao manual de instruções alternativo. Podes perguntar, eu sou aquele que sabe quanto vale cada barra, quanto deve carregar um i-MiEV, conhece os sinais de degradação, os consumos, em que circunstâncias para,...
Para já, gostava de saber se ele é novo. Se é novo, há-de carregar pouco mais de 18 kWh desde 0 aos 100%, parar aos 4% de SoC, dará para fazer 8 km com a tartaruga, a 16ª barra será aquela quer permite percorrer maiores distâncias, o mRR máximo rondará os 165 km.
Se é usado, aí temos de o estudar muito bem. Se ganhar ou perder 1 barra, parado, ao longo do dia, isso quer dizer que tem mais de 5% de degradação. O meu pode ganhar até 3 barras, pelo que cerca de 15% já se foram.
Eu vou com frequência a Aveiro, no dia 25 vou lá passar a manhã, e vou sempre no meu i-MiEV. Se quiseres podemos combinar e podemos ver com auxílio da canion se está tudo bem com a voltagem das células.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 13 mai 2014, 19:49

:shock: . Já há muito tempo que as minhas células não andavam tão desequilibradas com SoC de 40%. Mais de 20 mV de diferença. A última vez que vi tal coisa foi num dia em que havia grandes diferenças entre sensores de temperatura. Talvez seja resultado de ter feito o último carregamento a 100% de sexta para sábado. Desde esse dia só levou carregamentos parciais. Eu usualmente faço carregamentos de 100%, pelo que não estou nada habituado a ver estas diferenças. Dá-me a impressão que se terá de fazer, de vez em quando, um carregamento a 100%, ou então isto começa a ficar cada uma por si. Um por semana, pelo menos.

Para quem está a começar, relembro que os i-MiEV fazem pausas de alguns minutos durante os carregamentos lentos. Estas podem acontecer aos 30 ou aos 70% de SoC (mais coisa, menos coisa), e nos postos mobi-e isso interrompe definitivamente o carregamento. Em casa ou nos postos Magnum Cap, passados esses minutos os carregamentos continuam normalmente.

Hoje fui abordado aqui em Tábua por alguém desconhecido que perguntou se era dono do i-MiEV :shock:. A seguir perguntou-me sobre as baterias. Disse-lhe que notava alguma degradação. Depois disse-me que costuma andar de Twizy, na Madeira e no Porto Santo. Pelos visto faz parte do trabalho dele, andar com eles de um lado para o outro na Madeira. São 25 no total. Disse-me também que as "bateria dos Twizy não viciam", mas o patrão que anda de i-MiEV, pelos vistos já se queixou que o carro já não tem a mesma autonomia. Já me arrependi de não lhe ter pedido o nº de telefone do patrão, mas apanhou-me de surpresa. Mas não vai ser difícil arranjá-lo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

imievlover
Registado: 29 jan 2014, 14:03
Data de fabrico: 06 nov 2013

Mensagem por imievlover » 14 mai 2014, 12:14

Boas, pelo que percebi tenho mesmo muito a aprender, malm :D
O meu imiev e novo e tambem ja tinha reparado que ainda consigo andar um tempinho com a tartaruga, mas nunca pensaria que podia chegar aos 8km. Desde ja obrigado pelas dicas dadas em relacao ao carregamento, pois eu sei que uns carregamentos mal feitos dao mesmo cabo da bateria. Outra coisa que eu gostaria que voce me pode se facultar era uma maneira de aceder a informacoes mais concretas, a informacao dada primariamente e mesmo muito pouco, ate parece que eles nao querem que nos conhecamos o carro! :ugeek:
I-Mievlover

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 14 mai 2014, 13:02

imievlover Escreveu:Boas, pelo que percebi tenho mesmo muito a aprender, malm :D
O meu imiev e novo e tambem ja tinha reparado que ainda consigo andar um tempinho com a tartaruga, mas nunca pensaria que podia chegar aos 8km. Desde ja obrigado pelas dicas dadas em relacao ao carregamento, pois eu sei que uns carregamentos mal feitos dao mesmo cabo da bateria. Outra coisa que eu gostaria que voce me pode se facultar era uma maneira de aceder a informacoes mais concretas, a informacao dada primariamente e mesmo muito pouco, ate parece que eles nao querem que nos conhecamos o carro! :ugeek:
Bem vindo imievlover.

Se o teu iMiEV é novo, recomendo que quanto antes faças uma descarga completa seguida de uma carga até 100%, medindo a energia colocada. Isto para depois poderes medir com maior precisão a degradação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 14 mai 2014, 14:17

imievlover Escreveu:Boas, pelo que percebi tenho mesmo muito a aprender, malm :D
1º - A dica que eu dei sobre o carregamento é só para não pensar que chegamos junto ao carregador e já temos 100% e afinal só temos 30%. Não estava a falar de carregamentos mal feitos. Para mim, um carregamento mal feito é começar a carregar aos 85%, ou fazer dos 0 aos 100%. Eu faço muitos carregamentos mal feitos.

2º - Eles dão poucas informações concretas porque simplesmente sabem muito pouco sobre o carro. Eu quando falo com alguém da Mitsubishi, normalmente ensino-lhes eu mais do que eles a mim. Eles não se importam que conheçamos o carro, o problema e que eles não o conhecem.

3º - O sítio onde existe informação mais concreta é aqui. Não existe outro sítio, na internet, nem outro lugar qualquer, onde haja mais informação concreta. Existe o myimiev.com, mas tudo o que lá aparece de novidade e fiável é repetido aqui. E muitas coisas aparecem primeiro aqui e passam-se meses até serem reconhecidas com corretas no myimiev.com. Tipo, para sempre que uma célula atinge os 2,75V. Isso foi descrito, pela 1ª vez aqui, foi engraçado quando o mjr observou um screenshot do meu carro "morto" e disse, para quando atinge os 2,75V. Não há um único seguidor do fórum nissanleafpt que duvide agora disso. Mas há 2 anos desconhecíamos tal facto, e se formos perguntar à Mitsubishi duvido que saibam responder. No myimiev.com, ainda haverá muita gente que não reconhecesse que para quando uma célula atinge os 2,75 V, e a prova mais clara disso é que o limite inferior da voltagem por célula, nos gráficos do canion, ainda hoje é 3,2 V. Eu sei que nas 150 páginas há de tudo, desde negócios nos mercados financeiros a mistérios de desaparecimento de aviões. Das duas uma, ou lês tudo de uma ponta a outra ou simplesmente perguntas. Eu terei resposta para quase tudo, não com base num qualquer manual, mas sim pela minha experiência.

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 14 mai 2014, 14:22

mjr Escreveu:
Bem vindo imievlover.

Se o teu iMiEV é novo, recomendo que quanto antes faças uma descarga completa seguida de uma carga até 100%, medindo a energia colocada. Isto para depois poderes medir com maior precisão a degradação.
Algo que eu faria, e que eu apostaria que irá consumir 18,4 kWh da rede. Mas isso é só para fazer de vez em quando, tipo uma vez por ano. Procura mantê-lo sempre com 3 barras, no mínimo, que isso garante voltagens superiores a 3,7 V nas células. Mas ir mais abaixo, uma vez por outra, não provocará nenhum mal mensurável.

imievlover
Registado: 29 jan 2014, 14:03
Data de fabrico: 06 nov 2013

Mensagem por imievlover » 14 mai 2014, 17:53

Desde ja, obrigado mais uma vez pela informacao sempre bem vinda. Reparei que alguem me respondeu de algo parecido com "canon" nao me recordo bem, gostaria que me pudessem falar mais acerca disso, mas pelo que pesquisei e algo que me permite aceder as entranhas do imiev, certo?
Gostaria mesmo de uma resposta rapida pois vou tentar ir ate a serra da estrela passear, mas com este calor acho que seria imprudente ir viajar assim sem qualquer "controlo" com o que se passa dentro do meu carro
I-Mievlover

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 14 mai 2014, 21:42

O Canion é uma aplicação para dispositivos android que trabalha com dados obtidos a partir do carro a partir da Canbus. Para obter esses dados é preciso ter um dispositivo OBD. Eu comprei-o aqui (os OBD mais baratos, como aqueles usados pelos proprietários dos Leaf, não funcionam com o Canion):
http://batman.homelinux.com/blog/stn117
No total paguei uns 120€, incluindo alfândega.
A aplicação é gratuita e descarreguei-a aqui:
https://play.google.com/store/apps/deta ... nion&hl=en
Neste momento, uso um Samsung note 3 como dispositivo android. Anteriomente utiliza um tablet com um processador de 1,2 Ghz, mas estava sempre a parar.
Não é de um dia para o outro que se põe tudo a funcionar. Mas o Canion também não nos dá a experiência que é necessária para ter a noção exata das potencialidades/limitações do carro. Eu nos primeiros 6 meses não me afastei muito de Tábua. Depois, depois é o que se sabe...

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 16 mai 2014, 00:23

Malm Escreveu:Sábado - Tábua/Viseu/Tábua

Tábua (Choupal) / Viseu (Palácio do Gelo)
Tempo gasto - 0:55:16
Distância - 51 km
Energia utilizada - 7.233 Wh
Energia produzida - 773 Wh
Energia efetivamente gasta - 6.460 Wh
Percentagem de energia produzida - 11%
Velocidade média - 55,4 km/h
Consumo - 127 Wh/km
Variação na altitude - +244 metros
Variação de SoC - 53%
(Parece-me que a variação de SoC dada pelo carro deveria ser de 50,5%, pois 6.46/12.75 = 50.6%)

Viseu (Palácio do Gelo) /Tábua (Choupal)
Tempo gasto - 0:55:04
Distância - 51,1 km
Energia utilizada - 5.539 Wh
Energia produzida - 998 Wh
Energia efetivamente gasta - 4.541 Wh
Percentagem de energia produzida - 18%
Velocidade média - 55,7 km/h
Consumo - 89 Wh/km
Variação na altitude - -244 metros
Variação de SoC - 35,5%
(Em percursos menos exigentes parece ser mais eficaz a calcular o SoC, pois 4,541/12,75 = 35,6%)

A 55 km/h de media dá para ir e voltar = 4.541+6.460 = 11 kWh (a 100% tenho 12,75 kWh).
Hoje:
Viseu (Palácio do Gelo) /Tábua (Choupal)
Tempo gasto - 0:49:51
Distância - 48,8 km
Energia utilizada - 4.572 Wh
Energia produzida - 582 Wh
Energia efetivamente gasta - 3.990 Wh
Percentagem de energia produzida - 13%
Velocidade média - 58,7 km/h
Consumo - 82 Wh/km
Variação na altitude - -244 metros
Variação de SoC - 28,5%

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”