Diário de bordo - Malm

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 18 mai 2014, 09:11

rdias Escreveu:truques malmonasticos e misterios do universo de temperaturas Malm :lol: o bronze é só mesmo do carro ??? :lol:
Se não fosse o emoticon nunca seria :? , mas sim :shock: ou 8-) .
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9931
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 18 mai 2014, 09:30

Boa :twisted:

Fenómenos diabólicos só nos km, esperemos que a temperatura dos packs se afaste de valores diabólicos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 21 mai 2014, 13:09

E depois dos valores diabólicos, eis que entramos numa micro-era-glaciar. Maio e fazem-se sentir temperaturas invernais, tendo o meu pack ficado a 12,4º C pela manhã. Fiz a minha estreia no fórum das i-MiEV australianos, pensando que por lá já seria conhecido por alguns, bem como as minhas ideias. Enganei-me. Tem sido como se tivesse rebobinado a cassete atrás, por lá, o sítio do mundo que conjuga calor com i-MiEV, continua tudo muito convencido que degradam 2 ou 3% ao ano. Mas tem valido a pena, porque logo após a minha adesão, mais alguém também se inscreveu (na minha convencida opinião, tal não foi por acaso). Esse alguém é um dos criadores do canion e deu para trocar algumas ideias sobre o carro. Acho que ele estava muito interessado em saber as temperaturas máximas que se registaram no meu carro, para associar isso à minha degradação. Mas não teve sorte nenhuma, porque no período canioniano, eu faço das tripas coração para que elas não passem dos 30º C, e o registo máximo foi 38º C num sensor ao fim de um 1º carregamento rápido, que desceu logo após o 2º.

O carro dele, pelas imagens do Canion, está fantástico ao fim de 2 anos e 40.000 km. É da Austria. Segundo as ideias dele, degradam 10% ao fim de 120.000 km. Segundo a minha ideia, sim, se estiver no Canadá ou na Sibéria.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9931
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 21 mai 2014, 14:11

Acho fantástico continuarem a insistir nos km como a variável que provoca a degradação. Pode até haver pessoas que erradamente evitem andar com o carro para não degradar a bateria, sem saber que o fator mais importante é o tempo (associado à temperatura, claro) e não o uso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 21 mai 2014, 14:39

mjr Escreveu:Acho fantástico continuarem a insistir nos km como a variável que provoca a degradação. Pode até haver pessoas que erradamente evitem andar com o carro para não degradar a bateria, sem saber que o fator mais importante é o tempo (associado à temperatura, claro) e não o uso.
Fantástico é uma forma de dizer, claro. O que achei mais interessante foi questionarem-me pelo valor mais alto de temperatura que eu já registei, como se andassem à procura de um valor a partir do qual a degradação se iniciasse :shock: . Tipo, a partir dessa temperatura o carro começa a degradar. O que eu costumo dizer é que acima dos 31º C a degradação acelera (uso este valor porque não há de ser por acaso que o carro liga o ar condicionado a essa temperatura). Mas a 16ºC degrada mais que a 15ºC, diferenças residuais, mas a verdade é que degrada mais.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9931
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 21 mai 2014, 15:11

Em Portugal diria que 3 anos até aos 70% de capacidade restante. Atenção que isto daria muitos km, 220x365x3=240000km. A carga rápida todos os dias no Verão ao meio do dia seria péssimo, pois iria aumentar a temperatura média diária em quase 5 graus. Todos os dias chegaria às 7 barras de temperatura, no Verão.

Se uma bateria nova custar menos de 10k€, penso que compensaria.

Neste caso o ideal seria um carregador semi-rápido, tipo 20kW. Uma hora era suficiente para carregar o carro, e o aquecimento provocado seria muito menor do que a carga a 50kW (360W de potência de aquecimento para os 20kW vs 1500W para os 50kW).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 21 mai 2014, 15:15

rdias Escreveu:Os kms também tem alguma influencia porque se tiver muitos kms indica muitos periodos de carregamento. Lento ou rápido... Implica muitas horas de condução horas de calor etc... Que no fundo vai dar temperatura...
Exatamente o que eu penso e aplica-se muito bem ao i-MiEV. No Leaf, andar pode significar arrefecer, quando o ar exterior se encontra abaixo da temperatura das baterias e não se anda a grandes velocidades.
rdias Escreveu:Já agora aproveito aqui para colocar um cenário.... Imaginem um taxi leaf... Carregar 8 horas... Trabalhar 4 horas... Carga rápida... Trabalhar mais 6 horas... Carregamento lento... Mais ou menos um dia normal de 220 kms dia... Trabalhar todos os dias... Basicamente não para... Qual a vossa teoria expectativa duração em tempo e kms do pack ? .... Pior cenário possível...
Em Portugal, 3 barras a menos ao fim de 2 anos. 25% de degradação.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por Malm » 21 mai 2014, 16:09

Os Leaf têm o grande defeito de não terem uma versão equipada com refrigeração das baterias. Cada vez há mais opções no mercado, claro que mais caras, mas o preço desce significativamente se tiverem 1 ano de utilização. O que se está a passar com os Leaf não se vai verificar com os i3.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9931
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por mjr » 21 mai 2014, 17:28

rdias Escreveu:Basicamente as duas respostas entram na minha linha de pensamento ... E mesmo gastar 10.000 euros de três em três anos não é compatível... Nem financeiramente , nem por tempos de paragem... Alem de que no dia a dia eu iria ter de recusar serviços....no fundo só o model S deve aguentar tudo como taxi... Mas o investimento é brutal... Alem de todos problemas associados a não existência tesla em Portugal...
Tens de contactar o taxista do Porto que tem um Leaf para avaliar a utilização.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de bordo - Malm

Mensagem por santanamos » 22 mai 2014, 01:02

rdias Escreveu:O de lisboa não é exemplo para ninguem :lol: ... como já expliquei... mas anda feliz e contente...

os do porto devem ter metade do trabalho dos de Lisboa.. de certeza...

como eu disse , eu não me considero um taxista padrao... já tive dias de fazer 60 km´s e dias de fazer 800 km´s... mas para mim um carro com 300 kms em condicoes normais com uma carga dava para 99.9 % das vezes ....

talvez o B até dê... mas por mim era o S :lol:... cada vez estou mais confuso...
O "peixe" que costumo vender aos meus colegas é resumidamente este: quando ficar sem autonomía vou para casa porque já ganhei o dia :mrgreen: claro que devo ter, em média, o km mais bem pago da região.
A minha opinião muda quando houver mais carregadores e mais rápidos.

rdias, deposito a minha esperança no classe B, principalmente pelo preço mais em conta, em termos de trabalho é habituar-nos ao que o carro der.

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”