
12. Barra
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: 12. Barra
E afinal qts barras tem ele?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: 12. Barra
Pois é precisamente o "tempo meteorológico", e mais precisamente a temperatura, que me está a preocupar. Na minha garagem, onde repousará durante largos períodos o LEAF, a amplitude térmica é pequena: varia entre os 16/17 graus centígrados, no Inverno, e os 21/22 no Verão. Ora, eu sei que estas temperaturas são quase as ideais para conservar vinhos (que, de resto, descansam mesmo ao lado do LEAF...), mas serão as convenientes para preservar o pack de baterias de uma degradação acelerada? O que dizem?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: 12. Barra
No Verão os 21-22ºC da garagem garantem que o pack andará sempre acima dos 26ºC, a não ser que fique mesmo em repouso na garagem. Assim ficou o meu carro nos dois primeiros anos. Só quando ficava mais de 24 horas guardado na garagem é que as barras de temperatura desciam para 5, de resto sempre 6.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: 12. Barra
Posso, portanto, dormir descansado. Obrigadordias Escreveu:essas temperaturas em portugal sao excelentes.....
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: 12. Barra
E como resolveu a coisa? Passou a deixá-lo apanhar o fresco da madrugada?mjr Escreveu:No Verão os 21-22ºC da garagem garantem que o pack andará sempre acima dos 26ºC, a não ser que fique mesmo em repouso na garagem. Assim ficou o meu carro nos dois primeiros anos. Só quando ficava mais de 24 horas guardado na garagem é que as barras de temperatura desciam para 5, de resto sempre 6.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: 12. Barra
Desde que me mudei para o Porto que tenho deixado ficar à porta de casa, e carrega no trabalho ou em casa durante a tarde (energia grátis do Sol). Mesmo quando esteve a semana quente em Maio, ficou sempre com 5 barras de temperatura, embora se tenha aproximado das 6, agora que é possível ver a temperatura real do pack. A vantagem disto é que ele agora fica em garagem quando a temperatura exterior é superior à da garagem, e vice-versa. Antes era ao contrário.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: 12. Barra
Pois, é o ideal. No meu caso, nos meses de Verão a temperatura da garagem será quase sempre inferior à de cá de fora; e nos de Inverno, valerá a pena deixar o carro na garagem estrela, para passar dos 16 ou 17 graus da garagem para os 8 ou 10 do exterior? O que acha?mjr Escreveu:Desde que me mudei para o Porto que tenho deixado ficar à porta de casa, e carrega no trabalho ou em casa durante a tarde (energia grátis do Sol). Mesmo quando esteve a semana quente em Maio, ficou sempre com 5 barras de temperatura, embora se tenha aproximado das 6, agora que é possível ver a temperatura real do pack. A vantagem disto é que ele agora fica em garagem quando a temperatura exterior é superior à da garagem, e vice-versa. Antes era ao contrário.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: 12. Barra
No Verão, exceto no Algarve, são raras as noites tropicais onde a temperatura mínima é de 20C ou mais. Por isso deverá ser mais vantajoso mesmo no Verão deixar o carro no exterior à noite. O ideal deverá ser por volta das 22:00 retirar o carro da garagem e colocar no exterior.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Re: 12. Barra
Sempre que possível, farei isso. Mas tenho intenção de o carregar entre a meia noite e as sete da manhã, para aproveitar o bi-horário semanal, e nessa altura terá de ficar na garagem. Vou fazer o melhor possível para tratar bem do carrinho, mas, definitivamente, recuso-me a ser seu escravo... Muito obrigado pelas dicas e conselhos.mjr Escreveu:No Verão, exceto no Algarve, são raras as noites tropicais onde a temperatura mínima é de 20C ou mais. Por isso deverá ser mais vantajoso mesmo no Verão deixar o carro no exterior à noite. O ideal deverá ser por volta das 22:00 retirar o carro da garagem e colocar no exterior.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: 12. Barra
Eu também o deixava na garagem quando tinha de carregar durante a noite para aproveitar o bi-horário. No seu caso, sempre que não precisar de o carregar durante a noite é aconselhado deixar lá fora. E aproveitar os postos de carga grátis durante o dia
No Porto há muitas soluções. Se não precisar da carga toda, provavelmente 15 minutos de carga rápida ao fim do dia serão suficientes (e gratuitos!), e mais benéficos para a bateria se ela puder arrefecer ao relento durante a noite.

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt