Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 03 jun 2014, 10:24

mjr Escreveu:215km com 56Ah é Malmonástico ;)

Que tipo de trajeto fizeste antes de carregar? Descer a Serra da Estrela? 8-)
Está na altura de começar a associar o termo malmonástico a temperaturas baixas e não a velocidades baixas ou a autonomias estimadas altas. Isso já é mais domínio do passado.

O que eu quero ver escrito é: temperaturas no pack de 15º C, isso é malmonástico. Degradação de apenas 2% num ano, isso é malmonástico. 8-)
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 12:04

Pois bem!
Eu comecei pelo fim.
As imagens resultam do final de uma viagem de 181Km sem cargas intermédias.
Foi no domingo passado.
Tínhamos como objectivo levar a filhota ao parque infantil.
E foi por aí que começamos. Só que depois: "E se fossemos ali?", "E se fossemos acolá?" "É pá, já que estamos aqui íamos tirar uma foto daquele lado, não?"
E foi assim, sempre a andar e a parar nesta zona:
[IMG]https://upimagens.com/di/13SN/Mapa.jpg[/IMG]

Pelo caminho, o gajo ainda me fintou e quando viu isto, virou logo para lá :P :P :
[IMG]https://upimagens.com/di/O8P6/IMG_20140601_180118.jpg[/IMG]

[IMG]https://upimagens.com/di/3IYN/IMG_20140601_180321.jpg[/IMG]

E assim foi, parando e andando até chegar a casa, depois de 164Km percorridos, neste estado:
[IMG]https://upimagens.com/di/3XL6/IMG_20140601_201849.jpg[/IMG]

[IMG]https://upimagens.com/di/KEV5/screensho ... 727350.png[/IMG]

Nesta altura não desliguei o carro. Deixei os passageiros em casa e disse: "Vou colocar o carro a carregar - Venho já".
Só que depois daqueles Km e havendo energia, o bichinho foi mais forte e o Mobi.e que até é bem perto ficou muito longe e tive que dar uma volta maior até lá chegar.
Pelo caminho, 2.º aviso "Bateria muito fraca" - saia sreenshot:
[IMG]https://upimagens.com/di/OVDG/screensho ... 255007.png[/IMG]

Cheguei ao Mobi.e a primeira vez mas não parei, embora dar mais uma volta, e mais outra... Até que a paciência acabou e parei neste estado:
[IMG]https://upimagens.com/di/QC59/IMG_20140601_211256_1.jpg[/IMG]

[IMG]https://upimagens.com/di/PPT5/screensho ... 562620.png[/IMG] [IMG]https://upimagens.com/di/78IA/Screensho ... -06-50.png[/IMG]

Não tive paciência para esperar pela tartaruga. Mais uma vez fica para a próxima.
Mais alguns minutos e estava assim:
[IMG]https://upimagens.com/di/KC5Q/Screensho ... -13-54.png[/IMG]

A única preocupação que tive na viagem foi andar acima de 55Km/h no odómetro (+/- 50Km reais). Claro que as condicionantes da estrada e do trânsito não permitiram sempre mas foi essa a única preocupação. Posso dizer no entanto que não me lembro de passar dos 65Km/h.
Já não me restam quaisquer dúvidas que se tivesse planeado o percurso ideal sem paragens e sem ocupantes faria com toda a certeza bem mais do que 200Km sem carregar. Mas como eu não sou o Malm, talvez isso nunca venha a acontecer.

Depois, pronto, meti à carga e lá ficou:
[IMG]https://upimagens.com/di/M4EZ/Screensho ... -18-39.png[/IMG]

Até acabar assim:
[IMG]https://upimagens.com/di/CMOA/Screensho ... -46-37.png[/IMG]

[IMG]https://upimagens.com/di/YXG0/Screensho ... -47-09.png[/IMG]

A carga demorou 05h45m e o Mobi.e acusou 21,21Kw consumidos da rede.
E foi assim que, quando pego no carro, ele me mostra aquelas autonomias.
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 00:07, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 12:48

A evolução da degradação reportada é esta:
Ah.JPG
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 00:09, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 03 jun 2014, 14:35

Estás a perguntar dos Leaf, claro. Do fórum é 0,0%. Dos Leaf não sei. Quanto aos estragos, creio que o carro para com as células acima dos 3,00 V exatamente para que não haja estragos. Muito bom VETL. Mas não te esqueças que os meus 200 km foi com apenas 77% de SoC. E que eu saiba os Leaf têm mais autonomia que os i-MiEV, pelo que até já seria mais que altura de alguém aqui me ter destronado do título de viagem mais longa com uma carga. Quem tem a desvantagem sou eu.

VETL, tentaste um segundo carregamento?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 14:43

Malm Escreveu:Estás a perguntar dos Leaf, claro. Do fórum é 0,0%. Dos Leaf não sei. Quanto aos estragos, creio que o carro para com as células acima dos 3,00 V exatamente para que não haja estragos. Muito bom VETL. Mas não te esqueças que os meus 200 km foi com apenas 77% de SoC. E que eu saiba os Leaf têm mais autonomia que os i-MiEV, pelo que até já seria mais que altura de alguém aqui me ter destronado do título de viagem mais longa com uma carga. Quem tem a desvantagem sou eu.
Malm só há um. ;)
E eu não quero destronar ninguém.
A viagem foi em percurso plano e não sempre a descer.
Mas pode ser que algum Leafiano queira ir consigo a Mangualde, carregar lá bem carregadinho e fazer aquele percurso malmonástico sempre a descer até à Figueira a ver quem chega mais longe.
Claro que o Malm tinha que ser a lebre pois já conhece o caminho...

:lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 14:46

Malm Escreveu:VETL, tentaste um segundo carregamento?
Sim, Malm. Sempre atento.
Nos screenshots finais do LeafSpy ele estava a carregar depois de ter terminado o primeiro.
Mas não adiantou nada. Tinha passado pouco tempo desde que o primeiro tinha acabado.
Aliás pelo contrário: Começou o segundo com 95,5% de SOC e acabou com 95,3% de SOC.
:P
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 03 jun 2014, 14:47

Agora estou mais em entrar apenas em desafios em que tenha vantagem. Espelho meu, espelho meu, existe alguém com as baterias mais frias do que eu?

Eu também teria tentado um segundo carregamento, que não resistiria à tentação de ver até onde ele conseguiria carregar. É esse o espírito.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 15:07

Malm Escreveu:Agora estou mais em entrar apenas em desafios em que tenha vantagem...
Isso não são desafios, Malm!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por mjr » 03 jun 2014, 15:26

Cerca de 22kW.h de 0 a 100%. Nada mau. Praticamente 10% de degradação, menos do que é estimado pelo carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 15:59

Como tenho aproveitado o Mobi.e, não tenho consumido grande electricidade em casa.
Desde que tenho o carro (Jul/13) já fiz mais de 24.000Km, sendo que o consumo caseiro é este:
IMG_20140603_155351.jpg
IMG_20140603_155351.jpg (74.55 KiB) Visto 2153 vezes
Última edição por VETL em 05 jun 2017, 00:11, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”