Diário de Bordo Leaf - VETL

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 17:48

Essiemme Escreveu:Eu confesso que ando sempre a oscilar entre o D e o ECO...

Gosto de saber que aproveito e minha energia cinética nas travagens... até acho que o LEAF é inferior ao I3, neste aspeto.
Gostei muito do I3, em respeito à capacidade de aproveitar a energia nas travagens, é bem superior ao LEAF.

sm
:geek:
O carregamento através da regenerativa não é eficiente.
Por isso só me preocupo em não gastar pastilhas desnecessariamente.
Se tenho que travar muito é sinal que acelerei demais.
Se eu carregar pouco no travão ele também regenera como em ECO. Aproveita-se a energia cinética na mesma.
Por isso uso sempre o D.
O ECO só por preguiça de mudar o pé para o travão.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 03 jun 2014, 17:54

VETL Escreveu:Lá em casa temos dois carros que andam todos os dias.
A ideia que fazíamos na altura era ter o eléctrico para fazer os percursos que coubessem no seu raio e o outro para o resto.
A prática veio a revelar-se completamente contrária.
Na verdade é o Leaf que vai sempre para mais longe. Sempre.
A minha carrinha Toyota anda apenas nas voltinhas.
Nunca imaginei isto antes de ter o Leaf.
Para quem tem que ter dois carros, como é o meu caso, estou hoje em condições de afirmar que um deles sendo eléctrico é uma vantagem brutal.
Aqui em casa, passa-se exactamente o mesmo. :roll:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 18:31

galt Escreveu:Quantos quilómetros tem o teu carro?
galt Escreveu:...Quantos amperes tem a bateria do teu carro? e já agora quilómetros actualizados.

Estás quase a alcançar os quilómetros do meu. ;)
Estamos com medo de ser apanhados, é?
:lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 03 jun 2014, 19:01

VETL Escreveu:
galt Escreveu:Quantos quilómetros tem o teu carro?
galt Escreveu:...Quantos amperes tem a bateria do teu carro? e já agora quilómetros actualizados.

Estás quase a alcançar os quilómetros do meu. ;)
Estamos com medo de ser apanhados, é?
:lol: :lol:
eheheheh

Está a chegar a época de mais e maiores viagens. ;)
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 19:18

O mês de Maio também me trouxe um dissabor.
Num dia de chuva, circulava eu numa localidade onde habitualmente estão carros mal estacionados ocupando a via. Eu circulava na faixa livre.
Vem uma senhora já com bastante idade do outro lado circulando completamente na minha faixa mas seguindo sempre como se a estrada fosse toda dela.
Estava a chover bastante e parei todo encostadinho à direita, completamente na valeta e ela sempre a seguir.
Apesar da chuva, ainda consegui vislumbrar no espelho que ela me tocou no carro.
Saí para fora, olhei para o carro, passei a mão e não vi nada.
Como chovia bastante entrei novamente no carro a correr e fiquei ali uns momentos ainda a ver se acreditava no que me tinha sucedido.
Entretanto já aguardavam que eu seguisse outros carros que estavam no sentido contrário e que pararam antes do congestionamento de carros mal estacionados.
Nem tive tempo nem possibilidade de tirar a matrícula à velhota.
Segui o meu caminho e quando cheguei ao destino, nem queria acreditar.
Já sem chuva via-se que tinha o carro todo riscado e pensei: "Como é que eu não vi isto..."
Não tenho aqui foto neste momento.
Agora tenho um problema para resolver... :evil: :evil: :cry: :evil: :evil:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por Malm » 03 jun 2014, 19:23

"Continuo no entanto a afirmar que isso não são desafios.
O i-MiEV cabe no vaivém que vai ao Planeta Malm e o Leaf não. Este tem que andar na terra e isso é ponto assente pelo menos até terminar a garantia."

Ia deixando passar esta. Está bem, está bem :) , percebo o teu ponto de vista. Fiquemo-nos então apenas pelo registo da variação diária das temperaturas e no resultado que isso vai dar.
Última edição por Malm em 03 jun 2014, 20:35, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 03 jun 2014, 19:27

VETL Escreveu:O mês de Maio também me trouxe um dissabor.
Num dia de chuva, circulava eu numa localidade onde habitualmente estão carros mal estacionados ocupando a via. Eu circulava na faixa livre.
Vem uma senhora já com bastante idade do outro lado circulando completamente na minha faixa mas seguindo sempre como se a estrada fosse toda dela.
Estava a chover bastante e parei todo encostadinho à direita, completamente na valeta e ela sempre a seguir.
Apesar da chuva, ainda consegui vislumbrar no espelho que ela me tocou no carro.
Saí para fora, olhei para o carro, passei a mão e não vi nada.
Como chovia bastante entrei novamente no carro a correr e fiquei ali uns momentos ainda a ver se acreditava no que me tinha sucedido.
Entretanto já aguardavam que eu seguisse outros carros que estavam no sentido contrário e que pararam antes do congestionamento de carros mal estacionados.
Nem tive tempo nem possibilidade de tirar a matrícula à velhota.
Segui o meu caminho e quando cheguei ao destino, nem queria acreditar.
Já sem chuva via-se que tinha o carro todo riscado e pensei: "Como é que eu não vi isto..."
Não tenho aqui foto neste momento.
Agora tenho um problema para resolver... :evil: :evil: :cry: :evil: :evil:
Situações que só acontecem a quem anda na estrada.
É uma situação injusta.
:roll:
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por VETL » 03 jun 2014, 20:58

rdias Escreveu:Sem duvida... Tal como chegar ao pé do carro e estar batido e não foi ninguém... Seguros existem para alguma coisa....
Pois vai ter que ser por ai.
Mais dias a pagar combustível.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3494
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por RJSC » 03 jun 2014, 21:47

rdias Escreveu:Sem duvida... Tal como chegar ao pé do carro e estar batido e não foi ninguém... Seguros existem para alguma coisa....
Neste caso sem apanhar a culpada só com seguro de danos próprios, que custam o dobro de um bom seguro contra terceiros...
Eu ainda ando bem indeciso...
177€ contra terceiros, 289€ contra todos franquia de 5000€. Com franquias de 1000€ é quase 500€, absorvia um pouco menos de 70% da poupança relativamente ao CI que tinha.

Avatar do Utilizador
galt
Proprietário Leaf
Mensagens: 1244
Registado: 12 mar 2013, 19:16
Data de fabrico: 26 mar 2012
Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Localização: Odivelas

Re: Diário de Bordo Leaf - VETL

Mensagem por galt » 03 jun 2014, 21:58

RJSC Escreveu:
rdias Escreveu:Sem duvida... Tal como chegar ao pé do carro e estar batido e não foi ninguém... Seguros existem para alguma coisa....
Neste caso sem apanhar a culpada só com seguro de danos próprios, que custam o dobro de um bom seguro contra terceiros...
Eu ainda ando bem indeciso...
177€ contra terceiros, 289€ contra todos franquia de 5000€. Com franquias de 1000€ é quase 500€, absorvia um pouco menos de 70% da poupança relativamente ao CI que tinha.
Vê OkTeleseguros e Zurich. Seguros tem de ser sem franquias caso contrario pagam o que a seguradora devia pagar.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”