
Diário de Bordo Leaf - VETL
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Acerca do D vs ECO, eu uso mais o ECO pois gosto de ter mais controlo no acelerador. Para mim o D comprime em pouco movimento do pé a disponibilidade de potência, e no ECO consigo controlar melhor a aceleração especialmente em cidade. Além disso como o ECO tem mais regen que o D, evito usar o pedal do travão algumas vezes.
Sobre a diferença de eficiência entre os dois, de facto será mínima para as mesmas condições de velocidade. No entanto em modo D é mais fácil cometer alguns excessos, pelo que um condutor menos concentrado certamente que consome mais em D.
O facto de se usar mais aceleração (seja em D ou ECO) para chegar a uma determinada velocidade pode até nem chegar a gastar mais energia pois o facto do powertrain ser mais eficiente em cargas elevadas compensa as maiores perdas na bateria nessas condições. No entanto, como se demora mais tempo a chegar a essa velocidade com menor aceleração, a velocidade média será menor e por isso gastará um pouco menos de energia para a mesma distância percorrida. Isto é especialmente verdade em cidade, pois é preferível uma velocidade mais constante do que andar a acelerar e regenerar sucessivamente.
Sobre a diferença de eficiência entre os dois, de facto será mínima para as mesmas condições de velocidade. No entanto em modo D é mais fácil cometer alguns excessos, pelo que um condutor menos concentrado certamente que consome mais em D.
O facto de se usar mais aceleração (seja em D ou ECO) para chegar a uma determinada velocidade pode até nem chegar a gastar mais energia pois o facto do powertrain ser mais eficiente em cargas elevadas compensa as maiores perdas na bateria nessas condições. No entanto, como se demora mais tempo a chegar a essa velocidade com menor aceleração, a velocidade média será menor e por isso gastará um pouco menos de energia para a mesma distância percorrida. Isto é especialmente verdade em cidade, pois é preferível uma velocidade mais constante do que andar a acelerar e regenerar sucessivamente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Concordo a 110% na questão da eficiência.
Lá está, se temos que travar a seguir, é sinal que acelerámos demais.
Só a questão psicológica do ECO nos fará consumir menos e andar mais devagar.
O mesmo para a condução em D onde uma condução distraída nos poderá levar a cometer excessos.
Para quem não tem noção ou não tem um correcto subconsciente da energia instantânea que está a ser consumida em cada arranque recomendo claramente a condução em ECO para poupar.
Mas a prova é que fiz os 180Km sempre em D e em condições especiais até faria bem mais.
Não se gasta mais por isso. É um mito. É psicológico.
Para além de uma regenerativa mais presente, o modo ECO não tem nada que tire atrito ao carro ou que faça milagrosamente gastar menos energia.
Nada disso.
Cria é condições físicas (pedal mais fundo e mais duro) e psicológicas (sensação de estar a carregar muito no pedal) ao condutor de forma a que ele instintivamente utilize a aceleração de forma mais racional.
Só isso
É apenas a minha opinião...
Edit: E não sinto qualquer insuficiência de controlo no acelerador em modo D.
Pelo contrário. É muito mais confortável, mais leve...
No modo ECO tem que se fazer mais força. Não é nada de especial mas para quem faz muitos minutos seguidos ao volante, o ECO é claramente desconfortável ao pé.
Lá está, se temos que travar a seguir, é sinal que acelerámos demais.
Só a questão psicológica do ECO nos fará consumir menos e andar mais devagar.
O mesmo para a condução em D onde uma condução distraída nos poderá levar a cometer excessos.
Para quem não tem noção ou não tem um correcto subconsciente da energia instantânea que está a ser consumida em cada arranque recomendo claramente a condução em ECO para poupar.
Mas a prova é que fiz os 180Km sempre em D e em condições especiais até faria bem mais.
Não se gasta mais por isso. É um mito. É psicológico.
Para além de uma regenerativa mais presente, o modo ECO não tem nada que tire atrito ao carro ou que faça milagrosamente gastar menos energia.
Nada disso.
Cria é condições físicas (pedal mais fundo e mais duro) e psicológicas (sensação de estar a carregar muito no pedal) ao condutor de forma a que ele instintivamente utilize a aceleração de forma mais racional.
Só isso
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Edit: E não sinto qualquer insuficiência de controlo no acelerador em modo D.
Pelo contrário. É muito mais confortável, mais leve...
No modo ECO tem que se fazer mais força. Não é nada de especial mas para quem faz muitos minutos seguidos ao volante, o ECO é claramente desconfortável ao pé.
Última edição por VETL em 04 jun 2014, 12:42, editado 1 vez no total.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Concordo contigo mjr, quando quis dizer que se gasta mais em modo D não era em relação à eficiencia do motor, é em relação à sensibilidade entre o pé e o pedal. Se com um toque ligeiro o carro responde ou estamos muito concentrado para não carregar demais ou geramos acelerações desnecessárias que gastam muita energia. Isto para mim, claro porque o VETL não precisa de nada disto, tem um pé hipersensivel 
edit: já consigo ver as fotos todas

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Sim, sim...Apr Escreveu:...Isto para mim, claro porque o VETL não precisa de nada disto, tem um pé hipersensivel
Nem a jogar à bola, quanto mais a acelerar.


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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Estás a exagerar um pouco. Não é necessária nenhuma concentração especial para não gastar demais.Apr Escreveu:...Se com um toque ligeiro o carro responde ou estamos muito concentrado para não carregar demais ou geramos acelerações desnecessárias que gastam muita energia...
Desde que eu te vi de bicicleta eléctrica e da forma que aquele canhão anda, não te posso permitir dizer uma coisa dessas do Leaf.
Aquilo é que é preciso ter cuidado com o disparo.

O Leaf não... É tão confortável. Aliás, ando em montes de carros diferentes habitualmente e não conheço nenhum pedal do acelerador tão interessante como nos eléctricos, especialmente o Leaf.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Eu acho que é uma questão de hábito. Eu ao início também sentia isso e quando colocava em D sentia-me mais "livre". Mas depois com o tempo fui-me habituando e agora acho que o D solta o carro demais. A razão pela qual fiz algum esforço para andar em ECO foi mesmo o facto de ter mais regen. Penso que no Leaf de 2013 o modo B também pode ser acionado em D, e se o meu Leaf fosse assim provavelmente nunca me teria dado ao trabalho de insistir andar em ECO. É tudo uma questão de gosto pessoal e isso não levanta discussão.VETL Escreveu: Edit: E não sinto qualquer insuficiência de controlo no acelerador em modo D.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Em modo ECO o carro reduz o consumo do ar condicionado se for ligado.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
100% de acordo.mjr Escreveu:Eu acho que é uma questão de hábito ... É tudo uma questão de gosto pessoal e isso não levanta discussão.
No entanto, já ouvi dizer que o Leaf de 2013 tem um pouco menos de "pica" no arranque do que os nossos.
Ainda assim eu, como não acelero para depois ter que travar, vejo as coisas de outro prisma:
"Não tendo que parar, para que é que eu hei-de andar a regenerar se depois tenho que voltar a acelerar? A regenerativa até é mais ineficiente e por isso não aproveita o que gastei."
Admito e compreendo no entanto que andar aqui em Aveiro, não é a mesma coisa que andar no Porto ou em Coimbra.
Em Coimbra especialmente, com aqueles declives todos, não sei se não andaria sempre em ECO. Nem tinha pensado nesta questão e isto é relevante...

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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Mais um ponto a favor do ECO.galt Escreveu:Em modo ECO o carro reduz o consumo do ar condicionado se for ligado.
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Re: Diário de Bordo Leaf - VETL
Digamos que o ECO reduz o consumo máximo do AC, especialmente em aquecimento. Na prática nunca vi isso a acontecer pois no nosso clima é raro haver extremos que obriguem o AC a estar sempre no máximo continuamente.
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