Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
-
dgalv
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Mensagem
por dgalv » 17 jun 2014, 09:12
E hoje de manhã está assim, após uma noite mais fresca...
Desde o último screenshot que não mexi no carro...baixou à volta de 6º desde ontem pelas 21h até hoje às 8h30m.

Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Mensagem
por mjr » 17 jun 2014, 10:19
Suponho que tenha voltado às 5 barras de temperatura. Menos mal. Parece que a tendência de temperatura nos próximos dias é de abaixamento. Infelizmente ainda falta Julho e Agosto que costumam ser meses muito quentes por esses lados.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt
-
dgalv
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Mensagem
por dgalv » 17 jun 2014, 10:29
mjr Escreveu:Suponho que tenha voltado às 5 barras de temperatura. Menos mal. Parece que a tendência de temperatura nos próximos dias é de abaixamento. Infelizmente ainda falta Julho e Agosto que costumam ser meses muito quentes por esses lados.
Hoje "acordou" com as 5 barras novamente...hoje a previsão é de 33º...mas mínimas mais baixas. De qualquer forma tem estado encoberto e até está fresco, pelo que deverá manter a temperatura da manhã até pelo menos ao almoço. Mesmo que venha sol está à sombra. Vamos ver de tarde como corre...
Mas aqui, mesmo que as mínimas sejam de 15 a 17º, o pior mesmo são as temperaturas do dia. Hoje por exemplo prevêem 26º em Lisboa e 33º para cá...são mais 7º! É que aquece bem durante o dia e depois à noite custa a arrefecer...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
cromero
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 514
- Registado: 10 mai 2014, 20:14
- Data de fabrico: 09 mai 2014
- Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
Mensagem
por cromero » 17 jun 2014, 12:00
rdias Escreveu:De facto acho extraordinário dizerem para não usar um carro que custou uns bons milhares de euros...
A nissan de facto fez um trabalho extraordinário....ate produz carros e deixa usar ferramentas e assim as pessoas não usam os carros e a Nissan fica bem vista... De facto nunca tinha visto isto na industria automóvel...
As vezes à coisas que é melhor não saber...
Mas já que sabemos porque continuar a comprar leaf ?
Quando isto começou de facto era o mais logico , mas o Malm tem razão..
Melhor o imiev... Pena só ter 4 lugares....
Ainda vou mais longe... Olhem para o i3 .... B classe.... Com controlo da temperatura do pack.. Obviamente isto é para quem passe por aqui para obter informação....
A não ser que o pack venha a ser vendido a um preço muito aceitável.... Assim nem me chateava muito com temperaturas....
Pois... Ler estas coisas uma semana depois de ter comprado um Leaf, é... demolidor.
-
RJSC
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3495
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Mensagem
por RJSC » 17 jun 2014, 12:06
rdias Escreveu:
Mas já que sabemos porque continuar a comprar leaf ?
Quando isto começou de facto era o mais logico , mas o Malm tem razão..
Melhor o imiev... Pena só ter 4 lugares....
Ainda vou mais longe... Olhem para o i3 .... B classe.... Com controlo da temperatura do pack.. Obviamente isto é para quem passe por aqui para obter informação....
A não ser que o pack venha a ser vendido a um preço muito aceitável.... Assim nem me chateava muito com temperaturas....
Eu comprei porque foi usado com 1 ano por 19610€ (preço depois de toda a burocracia, transportes, etc): abaixo de um novo sem bateria...
Pelo preço de novo nunca compraria sabendo o que sei hoje... E então i3 e Classe B que ficam ainda mais caros, não teria sequer hipótese pelo preço bem mais elevado.
Última edição por
RJSC em 17 jun 2014, 12:08, editado 1 vez no total.
-
mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Mensagem
por mjr » 17 jun 2014, 12:07
Acho que devemos ter alguma calma com estas situações. Há Leafs com 3 anos com quase 100000km e perfeitamente funcionais, embora com menos capacidade. A velocidade da degradação também tem vindo a diminuir. No MNL há um gráfico interessante de um Leaf onde mostra claramente esse abrandar da degradação:
Em Outubro já dará para ter uma ideia mais precisa de como é esse abrandamento, após o Verão.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt
-
Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Mensagem
por Malm » 17 jun 2014, 13:18
O que eu tenho lido é que no primeiro ano a degradação acontece muito mais rapidamente que nos anos seguintes. Depois a taxa varia mais ou menos em linha e de forma regular com o tempo, poderá abrandar um pouco, mas uma coisa ligeira. Até que começa a cair a pique. Esse momento é que ainda ninguém viu e é a minha maior curiosidade, o momento em que elas se entregam definitivamente à degradação. É possível que nos Leaf com 8 anos possamos ver isso a acontecer.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
-
victormcpinto
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Mensagem
por victormcpinto » 17 jun 2014, 15:42
mjr Escreveu:Acho que devemos ter alguma calma com estas situações. Há Leafs com 3 anos com quase 100000km e perfeitamente funcionais, embora com menos capacidade. A velocidade da degradação também tem vindo a diminuir. No MNL há um gráfico interessante de um Leaf onde mostra claramente esse abrandar da degradação:
Em Outubro já dará para ter uma ideia mais precisa de como é esse abrandamento, após o Verão.
Confesso que gosto mais da minha curva.

Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
-
mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Mensagem
por mjr » 17 jun 2014, 15:45
Se na curva anterior começarmos em Agosto de 2013 dá algo semelhante à que o Victor Pinto obteve.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt
-
victormcpinto
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Mensagem
por victormcpinto » 17 jun 2014, 16:01
mjr Escreveu:Se na curva anterior começarmos em Agosto de 2013 dá algo semelhante à que o Victor Pinto obteve.
Referia-me apenas ao aspecto gráfico. Ele o que deve ter é bem mais km do que eu para além de faltar o confronto das temperaturas.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras