super carregadores tesla

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
Malm
Proprietário i-MiEV
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Malm » 18 jun 2014, 11:14

Para mim é uma grande treta. Isto porque o seu cálculo é afetado pela forma como o carro é utilizado. Se o carro andar muito pouco, não fizer carregamentos rápidos, estiver com o pack sistematicamente frio, vai dia após dia mostrar valores cada vez mais baixos, dando a ideia que está a degradar rapidamente, o que é falso. Ele está na realidade a manter a capacidade. Pelo contrário, se eu pegar num Leaf que esteve parado durante uns meses e durante uma semana andar a altas velocidade e fizer vários carregamentos rápidos, estou a degradá-lo como nunca mas a capacidade sobe a olhos visto.

Agora digam-me lá quem tem razão, eu o VETL. Neste aspeto discordo do VETL, a melhor forma de ver a degradação é determinar o que ele carrega dos 0 aos 100%. Se nalguns casos, o valor que o carro apresenta até nem deve fugir muito da realidade, noutros casos não revela a verdadeira degradação.

A informação que o Leaf dá também não é nada de especial, 12 barras. Só com o Leaf Spy conseguem ter um valor concreto. Isso também é possível no i-MiEV, pois o carro calcula esse valor e com dispositivos próprios nós conseguimos obtê-lo. Ser apresentado no Canion é uma questão de tempo.
Última edição por Malm em 18 jun 2014, 11:31, editado 1 vez no total.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

cromero
Proprietário Leaf
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Mensagem por cromero » 18 jun 2014, 11:30

Malm Escreveu:Para mim é uma grande treta. Isto porque o seu cálculo é afetado pela forma como o carro é utilizado. Se o carro andar muito pouco, não fizer carregamentos rápidos, estiver com o pack sistematicamente frio, vai dia após dia mostrar valores cada vez mais baixos, dando a ideia que está a degradar rapidamente, o que é falso. Ele está na realidade a manter a capacidade. Pelo contrário, se eu pegar num Leaf que esteve parado durante uns meses e durante uma semana andar a altas velocidade e fizer vários carregamentos rápidos, estou a degradá-lo como nunca mas a capacidade sobe a olhos visto.

Agora digam-me lá quem tem razão, eu o VETL. Neste aspeto discordo totalmente do VETL, a melhor forma de ver a degradação é determinar o que ele carrega dos 0 aos 100%. Se nalguns casos, o valor que o carro apresenta até nem deve fugir muito da realidade, noutros casos não revela a verdadeira degradação.
Acho que entendi. Foi por isso que, quando o mjr mediu a capacidade do pack do meu LEAF, acabado de sair do stand, e a medição deu valores de 62,5...AHr, o Malm aconselhou que não forçasse o carro a revelar a sua verdadeira capacidade, com cargas e descargas profundas e carregamentos rápidos. É isso? Porque a verdadeira capacidade está lá, e o que se possa fazer para ele se "revelar" só diminui a capacidade real. É assim?

mjr
Administrador do site
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras

Mensagem por mjr » 18 jun 2014, 11:35

Se for com cargas lentas não vejo que possa causar qualquer tipo de degradação extra. A carga rápida só provoca degradação extra pelo calor gerado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 18 jun 2014, 11:41

"Acho que entendi. Foi por isso que, quando o mjr mediu a capacidade do pack do meu LEAF, acabado de sair do stand, e a medição deu valores de 62,5...AHr, o Malm aconselhou que não forçasse o carro a revelar a sua verdadeira capacidade, com cargas e descargas profundas e carregamentos rápidos. É isso? Porque a verdadeira capacidade está lá, e o que se possa fazer para ele se "revelar" só diminui a capacidade real. É assim?"

Sim, foi isso exatamente que quis dizer. Ter comportamentos que aquecem o pack fazem-lhe aumentar artificialmente a capacidade (cargas rápidas, subidas longas, grandes acelerações e desacelerações, conduzir a altas velocidades). A longo prazo paga-se caro. Foi isso a que decidimos chamar exercitar o pack.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 18 jun 2014, 11:58

Malm Escreveu:...Se o carro andar muito pouco, não fizer carregamentos rápidos, estiver com o pack sistematicamente frio, vai dia após dia mostrar valores cada vez mais baixos, dando a ideia que está a degradar rapidamente, o que é falso. Ele está na realidade a manter a capacidade.
Nada disso. Pode haver algum desajuste pelo facto dele não conhecer ou andar longe dos limites. Só isso. É óbvio que não estará a degradar nada. E ainda está por demonstrar que ele vai baixando sempre, sempre, sempre...
Um carregamento de vez em quando a 100% e uma descarga até 20% ou 30% dá para ele se recompor naturalmente na capacidade que apresenta.
Isso não é problema nenhum. Considero uma coisa perfeitamente natural.
Malm Escreveu:Pelo contrário, se eu pegar num Leaf que esteve parado durante uns meses e durante uma semana andar a altas velocidade e fizer vários carregamentos rápidos, estou a degradá-lo como nunca mas a capacidade sobe a olhos visto.
É claro que está a estragar com comportamentos desses.
Pode até nem subir muito. Ou nada. Depende se ele antes "conhecia" ou não os seus limites.
Vou poder demonstrar isso assim que actualizar o meu DB com a viagem ao encontro em Ourém onde tive um carregamento rápido e temperaturas altíssimas.
O carro só ajustará alguma coisa se andar algo baralhado por não conhecer os limites. Nessa altura que se lhe vai mostrando a sua verdadeira capacidade ele apenas faz o adequado ajustamento.
Isso não provoca no entanto divergências excessivamente relevantes como podem aferir no meu gráfico da degradação.

Acho aqueles saltos de 5% de SOC no i-MiEV muito mais "anormais" do ponto de vista da engenharia...
Malm Escreveu:Agora digam-me lá quem tem razão, eu o VETL. Neste aspeto discordo do VETL, a melhor forma de ver a degradação é determinar o que ele carrega dos 0 aos 100%. Se nalguns casos, o valor que o carro apresenta até nem deve fugir muito da realidade, noutros casos não revela a verdadeira degradação.
A melhor forma de ver a degradação também estou convencido de que é essa.
E também já pensei o mesmo que o Malm a propósito do resto.
Hoje, com a experiência que tenho, sei muito rapidamente como se encontra o pack de um Leaf.
Uma conversa com o utilizador que nos permita conhecer o modo como o carro é tratado no dia-a-dia ou nos últimos dias vai servir para "afinar" apenas essa análise e a diferença nunca será nada de extraordinário.
Malm Escreveu:A informação que o Leaf dá também não é nada de especial, 12 barras. Só com o Leaf Spy conseguem ter um valor concreto. Isso também é possível no i-MiEV, pois o carro calcula esse valor e com dispositivos próprios nós conseguimos obtê-lo. Ser apresentado no Canion é uma questão de tempo.
Hoje sem LeafSpy, o carro tem as 12 barras. Não é especial mas é qualquer coisa.
Os outros não têm nada. Zero...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

VETL
Proprietário Leaf
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)

Mensagem por VETL » 18 jun 2014, 12:02

Acho que estamos aqui num enorme "off-topic".
Sugeria que a administração movesse estes posts para um tópico mais adequado.
E perdoem por ter contribuído para o alimentar aqui...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets

Malm
Proprietário i-MiEV

Mensagem por Malm » 18 jun 2014, 13:02

Eu sou intrinsecamente "off-topic". O que o VETL disse é revelador da grande experiência que já tem do carro. Ele é dos melhores no que se refere a conhecer a dinâmica dos Leaf. Não há nenhum ponto em que discorde no que ele indica. A diferença entre o que eu digo e o que ele diz é que para o VETL, quem conhece bem o carro consegue saber com rigor como ele está, e é verdade. Mas o que eu digo é que há poucos como o VETL. A grande maioria ainda têm muito que aprender, pelo que podem ser facilmente enganados por valores de capacidade restante descontextualizados. Muito simplesmente se me trouxerem dois Leaf, um tiver 58 de Ahr pelo Leaf Spy e outro 60, se eu não tiver mais informação nenhuma, apenas essa, eu não apostaria como o primeiro está mais degradado.

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 18 jun 2014, 17:15

Continuo a achar que a nissan é que gera a confusão.
Tinha 1 SW que dizia uma coisa, depois sai um P qualquer coisa e todos vão atrás....qual a cena do próximo episódio?
Deve ser no inferno, pois o Inferna está repleto de boas intenções.
Keep Calm...andem de carro e não se ralem!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

FilipeSantos
Registado: 10 mar 2014, 22:23

Mensagem por FilipeSantos » 18 jun 2014, 21:31

Rui Dias...o VIN é o 19075.

pauloguerreiro
Proprietário Leaf