
Diário de bordo de vip
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de bordo de vip
Pode ser que apareçam soluções de terceiros.
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo de vip
O RJSC também tem sido muito realista. Se calhar é uma coisa própria dos Ricardos.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo de vip
victormcpinto Escreveu:Com carregamento a 100%
Dá para ver o comportamento das células 72 e 73 que forma substituídas
SOC baixo
Dá para ver que, qualquer dia, a solução não será substituir células. Venha um pack novo.
Não vejo nada de anormal no pack, a não ser que as células 71 e 72 são as mais fortes. Não terão sido essas as substituídas?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Diário de bordo de vip
Lembro-me do Malm ter encontrado na net um pack extra para o imiev, que se colocava na bagageira. Se fazem para o imiev e seus irmãos, também pode ser que apareçam soluções para outros.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3495
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Diário de bordo de vip
Se aparecerem células com dimensões e gama de tensões compatíveis, consegue-se substituir as células do pack original e com um Consult 3+ (há uns clones no ebay por 200€) fazer reset da capacidade ao LBC como vem no manual de serviço.
Substituir pelas comuns LiFePO4 que colocam nos VE antigos da PSA e nas motos que não tinham BMS não serve, porque o perfil de tensão é diferente (3.3v vs 3.7v) e o LBC vai logo considerá-las descarregadas.
LiPO arranjavam-se em formato compatível mas o risco de incêndio e o preço são muito elevados e a durabilidade reduzida (500 ciclos).
E depois é preciso arranjar uma oficina que se possa alugar/pedir emprestada "fora de horas" para usar o elevador e ferramentas, já que os mecânicos CI do costume ficariam "a nadar" ...
Substituir pelas comuns LiFePO4 que colocam nos VE antigos da PSA e nas motos que não tinham BMS não serve, porque o perfil de tensão é diferente (3.3v vs 3.7v) e o LBC vai logo considerá-las descarregadas.
LiPO arranjavam-se em formato compatível mas o risco de incêndio e o preço são muito elevados e a durabilidade reduzida (500 ciclos).
E depois é preciso arranjar uma oficina que se possa alugar/pedir emprestada "fora de horas" para usar o elevador e ferramentas, já que os mecânicos CI do costume ficariam "a nadar" ...
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Diário de bordo de vip
Pretendia todas como a 71 e a 72.
O que penso é que este diferencial para SOC baixos se vai acentuando, conduzindo a perda de autonomia gradual mas efectiva. Se para mim até pode não ser muito grave, para quem precisa de andar e faz do carro instrumento de trabalho, isto pode colocar questões para as quais ainda ninguém tem resposta. E é aqui que reside o mais lamentável. As marcas fecham-se num silêncio absurdo e reprovável.
Não sei se Ocasal chegou a colocar por escrito à Nissan a sua pretensão em repor alguma autonomia. Obteve alguma resposta?
O que penso é que este diferencial para SOC baixos se vai acentuando, conduzindo a perda de autonomia gradual mas efectiva. Se para mim até pode não ser muito grave, para quem precisa de andar e faz do carro instrumento de trabalho, isto pode colocar questões para as quais ainda ninguém tem resposta. E é aqui que reside o mais lamentável. As marcas fecham-se num silêncio absurdo e reprovável.
Não sei se Ocasal chegou a colocar por escrito à Nissan a sua pretensão em repor alguma autonomia. Obteve alguma resposta?
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Diário de bordo de vip
Revisão do terceiro ano. 81 € e, como habitual, saímos de lá cheio de estrelas.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: Diário de bordo de vip
Parabéns
.

Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo de vip
Segunda-feira é a minha vez...
Quando carregas a 100% não ficam as células todas a vermelho menos a 71 e 72? Era suposto isso acontecer para equilibrar o pack.
Quando carregas a 100% não ficam as células todas a vermelho menos a 71 e 72? Era suposto isso acontecer para equilibrar o pack.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Diário de bordo de vip
Exatamente.mjr Escreveu:Quando carregas a 100% não ficam as células todas a vermelho menos a 71 e 72? Era suposto isso acontecer para equilibrar o pack.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras