Diário de Bordo - dgalv

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Malm
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 24 jun 2014, 23:04

Uma das coisas que eu experimentaria seria fazer cargas dos 70% aos 100% uma série de vezes seguidas. Talvez seja a melhor forma de equilibrar as células no topo. E pô-lo a carga mesmo depois de ele ter terminado, para ver se ele carregava mais um bocadito e nesse momento talvez passe a maioria do tempo a reequilibra-las. No meu i-MiEV, acima de 20% de SoC, tudo equilibradinho, por enquanto.
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mjr
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por mjr » 24 jun 2014, 23:13

O segredo é muita paciência, pois a corrente de descarga é minúscula. Deve ser de poucos mA. Demora meses! E, no meu caso, não fazer cargas acima de 65% que não sejam de 100%. Se carregar a 80% as células que queria equilibrar já estavam com mais tensão que as outras e ele iria descarrega-las. Por isso cada caso é um caso.

No Leaf ele está sempre a desacarregar alguma célula (seja a conduzir ou a carregar), mas só recalcula quais é que devem ser descarregadas mais de 10 a 20 minutos com o carro desligado e SOC acima dos 65%.

Foram as cargas a 80% durante mais de 2 anos que desequilibraram o meu pack. Não porque cargas a 80% façam sempre isso, mas porque tenho duas células com um comportamento atípico da tensão. E sem abrir o pack não há maneira de saber se o problema é nas células ou no LBC (alguma não linearidade no ADC). Eu desconfio da segunda.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por dgalv » 24 jun 2014, 23:23

Mas eu noto que quando carrego a 80% o pack fica mais desequilibrado e que depois leva tempo para equilibrar e voltar a carregar o mesmo que carregava.

E noto que após as viagens a Lisboa em que descarrega 2x por inteiro até ao primeiro aviso pelo menos, ele reporta mais capacidade. E até costuma reportar cheio mais kw na vinda que na ida...
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Orlando » 25 jun 2014, 11:19

Ok, não percebi nada na mesma....
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por victormcpinto » 25 jun 2014, 11:53

Orlando Escreveu:Ok, não percebi nada na mesma....
Eu percebi alguma coisa. Tenho que ter paciência (mjr) e experimentar muito (malm). :oops:
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Orlando » 25 jun 2014, 12:19

Há 2 coisas que faço que podem ajudar.
NUNCA carrego de imediato o carro...nem arranco com ele depois de ter carregado (qdo posso claro).
Espero sempre 1h antes e depois.
Antes, porque as celulas, naturalmente, tendem para a tensão nominal....e depois, pela mesma razão.

Só não sei, ainda, como forçar balanceamento.
Na minha mota sei...é deixá-la trabalhar...que mesmo depois de carregada, qdo a tensão desce ela volta a carregar até a diferença entre + carregada e - carregada ser mínima.
No carro já tentei a dica de, depois de carregado ou não, carregar só no botão da ignição....mas não sei se as celulas estão a ser balanceadas ou apenas estão a puxar para a tensão nominal.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 25 jun 2014, 12:57

Eu provavelmente também não percebi nada. Por incrível que pareça, não me causa qualquer confusão não ter percebido. Porque só o mjr pode saber e compreender verdadeiramente o que fez. É preciso juntar muita observação, conhecimentos e muito raciocínio ao que ele fez. Eu não conseguirei perceber porque não posso replicar as suas observações. Mas quando falamos de i-MiEV, tudo muda de figura.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Orlando » 25 jun 2014, 14:13

Mas será que o carro elétrico + vendido do mundo não tem seguidores suficientes para descobrir tal coisa!
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por mjr » 25 jun 2014, 14:17

Depois eu descrevo no meu DB o processo. Mas fica a ideia de que é extremamente lento, demorou mais de meio ano a ter um balanceamento aceitável, mas não perfeito. Só para terem uma ideia, recordo-me ter mais de 30mV de diferença entre as células numa carga a 100%. Recentemente obtive 17mV.

E não confundir questões de balanceamento com perda do seguimento do SOC e capacidade quando não se faz cargas a 100%. Não tem nada a ver. A "recuperação" da capacidade reportada quando se faz cargas e descargas profundas não acontece porque a bateria fica mais balanceada. É apenas porque o LBC só nessas condições consegue medir corretamente a capacidade da bateria, e porque nas outras situações ele tende a ser pessimista.
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Re: Diário de Bordo - dgalv

Mensagem por Malm » 25 jun 2014, 14:41

Orlando Escreveu:Mas será que o carro elétrico + vendido do mundo não tem seguidores suficientes para descobrir tal coisa!
Não. Só um número muito restrito de proprietários de um carro destes tem interesse, conhecimentos, capacidade, curiosidade suficientes para ir reparando no que vai acontecendo, tentar encontrar lógicas/padrões que expliquem o que acontece e caso se justifique aplicar soluções que vá imaginando. E depois, o mjr só conseguiu o que conseguiu porque tem o Spy Leaf.

Existem muitas pessoas no mundo com o i-MiEV. Agora vou fazer uma pergunta que, por incrível que pareça, em 1000 proprietários de i-MiEV escolhidos ao acaso, não deve haver um único que acerte:

Quais os valores de SoC a que aparece a 12ª barra quando o carro está a carregar a 16A, a que aparece essa mesma 12ª barra com o carro em andamento (quando o carro adquire por regeneração) e a que SoC é que a 12ª barra desaparece quando a descarregar?

Se quiserem tentar, eu ofereço um presunto a quem acertar. Dou-vos até às 12:00 de amanhã para responderem à pergunta. Não acredito que alguém acerte, mas se mais que um acertar, o prémio é para o 1º que acertar.

Eu já expliquei isto recentemente (algures), e o que mais me impressionou foi constatar saber algo que para mim é tão óbvio (porque o vi acontecer tantas e tantas vezes) que nunca me tinha dado ao trabalho de antes explicar. E no entanto, estava toda a gente a dar o 1º passo para o saber. Ainda no 1º passo e eu já com a caminhada toda feita. É como a estória das barras a desaparecer e a aparecer, que só eu conheço bem.
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